Bloqueador de rastreio de apps no ios 14. 5

Como usar o bloqueador de rastreio de apps no iOS 14.5

Avatar of lucas gomes
Gerencie sua privacidade ao conceder ou não permissão a aplicativos no iPhone utilizando o bloqueador de rastreio de apps no iOS 14.5

Ontem a Apple divulgou uma nota informando sobre a disponibilização do iOS 14.5, nova atualização para iPhones e iPads. Nela vimos várias novidades bem interessantes e dentre elas, destacamos o bloqueador de rastreio de apps no iOS 14.5. O recurso é conhecido como Transparência do Rastreamento de Apps e ele funciona dando ao usuário mais autonomia para gerenciar melhor sua privacidade, concedendo ou não permissão à aplicativos que precisam ou apenas querem acessar suas informações para o melhor funcionamento, divulgação de promoções ou coisas semelhantes.

Como ativar o bloqueador de rastreio de apps no iOS 14.5?

Bloqueador de rastreio de apps no ios 14. 5
Conceda ou não permissão aos aplicativos que querem e/ou precisam acessar suas informações. Reprodução autoral

Bom, não há segredo. Antes de mais nada, você deve atualizar o seu sistema atual para o iOS 14.5, para tal, vá em Ajustes, Geral, Atualização de Software e o atualize. Após finalizar, vá novamente em Ajustes, mas agora acesse a opção Privacidade, Rastreamento e ligue a opção “Permitir Solicitações“, dessa maneira, sempre que você instalar um novo aplicativo, o sistema perguntará se você permite que este aplicativo acesse algumas de suas informações. Ao ligar essa opção, também é perguntado se você quer que as atuais opções de rastreio sejam mantidas ou se você quer alterá-las.

Além disso, você também pode mudar as configurações de acesso às suas informações de forma mais específica, concedendo ou não este acesso aos aplicativos que estiverem listados nesta tela de configuração.

Erro no momento de ativar este recurso

Após a atualização, o bloqueador de rastreio de apps no iOS 14.5 aparentemente acabou não ficando disponível para todos os usuários. Há quem tenha conseguido ativar o recurso assim que atualizou seu sistema e há quem ficou impossibilitado, com os botões para ativar indisponíveis. Ainda não se sabe a origem deste bug, que foi visto inclusive durante a fase de testes desta atualização.

Bloqueador de rastreio de apps no ios 14. 5
Bug sobre o novo recurso de rastreamento no iOS 14.5. Reprodução: 9to5mac

Uma alternativa que ajudou alguns usuários do iOS é sair da sua conta do iCloud, ao Finalizar Sessão, reiniciar o aparelho, logar novamente e tentar alterar as configurações de privacidade como orientado no tópico anterior. Isso pode funcionar ou não, como se trata de um bug desconhecido, nem todos podem ser contemplados. Ou você pode simplesmente aguardar que a Apple resolva o bug, como se trata de um erro numa atualização grande, com certeza eles realização essa manutenção assim que possível.

Confira o vídeo em que a Apple deixa claro sua intenção em proteger a privacidade de seus usuários:

Fonte: The Next Web, The Verge e 9to5mac.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados