Como usar o WhatsApp em mais de um aparelho ao mesmo tempo

Como usar o whatsapp em mais de um aparelho ao mesmo tempo
Nova atualização possibilita que usuários usem o aplicativo em vários dispositivos sem precisar conectar à internet

Os dias de luta dos usuários com o WhatsApp parecem estar chegando a um fim. A empresa de Mark Zuckerberg anunciou que agora será possível usar o WhatsApp em mais de um aparelho ao mesmo tempo. A nova atualização faz parte da versão Beta do aplicativo de mensagens instantâneas, que foi liberada por tempo limitado. Se você é um dos integrantes sortudos que receberam o teste, veja a seguir o nosso tutorial de como utilizar a novidade.

O que é o WhatsApp Beta?

Como os usuários assíduos devem saber, para usar o aplicativo no navegador é necessário conectá-lo à versão Web através de um QR Code e manter o smartphone ativado durante todo a utilização, caso contrário o sinal cai. A grande novidade, que foi detalhada em um longo documento publicado pela própria rede social, mostra que agora é possível usar o WhatsApp sem conectar à internet simultaneamente em 4 dispositivos.

Com mais de dois bilhões de usuários globais ativos, a atualização se mostrou necessária, uma vez que a falha na conexão tem sido constantemente apontada por aqueles que acessam o aplicativo diariamente. Além disso, a empresa está em um momento de aprimorar não só o WhatsApp, mas também o Instagram e o Facebook.

Como usar o whatsapp em mais de um aparelho ao mesmo tempo
Sistema SRTP é responsável por garantir a segurança do tráfego de mensagens em dispositivos distintos. (Imagem: WhatsApp/Divulgação)

A tecnologia usada pelo WhatsApp permite que todas as mensagens sejam sincronizadas, mantendo a criptografia de ponta a ponta, um de seus diferenciais, o que tem suas dificuldades para garantir sua execução. Segundo a empresa, cada mensagem é criptografada individualmente e usada em pares em cada dispositivo. Dessa forma, as mensagens não são armazenadas no servidor depois de serem recebidas em outro aparelho. Tudo isso é feito através do Secure Real-time Transport Protocol (SRTP), um programa que tem função de intermediário na troca de mensagens. A nova atualização não afeta o sistema de backup do aplicativo.

Por enquanto, como citamos anteriormente, o teste se restringe aos escolhidos para usarem a versão Beta, mas a empresa pretende disponibilizar o recurso para mais usuários nos próximos meses antes do lançamento oficial da atualização.

Como usar o WhatsApp em aparelhos simultâneos?

A partir de imagens registradas pelo WABetaInfo, detalharemos a seguir as funcionalidades do WhatsApp Beta para você testar desde já, caso esteja com acesso liberado em seu Android ou iOS. Por enquanto, como ainda é um recurso primário, a atualização não está em sua potência máxima, mas isso deve mudar em breve.

No momento, é possível conectar até quatro dispositivos. As chamadas de voz e vídeo funcionam após a vinculação, mas apenas para contas de outros usuários que estejam devidamente atualizadas. Primeiro de tudo, para descobrir se você é um dos participantes do teste:

Como usar o whatsapp em mais de um aparelho ao mesmo tempo
Acesso à versão Beta é simples e feito dentro do aplicativo para Android e iOS. (Imagem: WABetaInfo/Divulgação)

1. Acesse “WhatsApp Web” nos três pontos do seu aplicativo, no canto superior direito. Com uma atualização recente, o nome pode ter sido alterado para “Aparelhos conectados“, mas isso não garante o teste.
2. Uma vez que você tenha clicado, o tópico “Multi-device Beta” (ou “Beta Multidispositivo“) deve aparecer. Caso positivo, você pode acessar o beta e testar as funcionalidades.

Ao confirmar e ingressar manualmente na versão Beta, uma notificação ficará disponível no seu navegador quando reiniciar o seu smartphone e abrir o WhatsApp Web novamente. Dessa forma, você estará apto para executar as novidades do sistema.

Como usar o whatsapp em mais de um aparelho ao mesmo tempo
Aviso do Beta fica disponível no WhatsApp Web uma vez que o usuário confirma o acesso. (Imagem: WABetaInfo/Divulgação)

Lembrando que, ao entrar na versão Beta, todas as suas conexões anteriores são removidas e você precisará conectá-las novamente. Como não utiliza a conexão pela internet, o método de logout de dispositivos é feito automaticamente após 14 dias de inatividade no aplicativo no telefone por fins de segurança. Você pode ainda presenciar bugs, possíveis falhas de chats ou chamadas. Para isso, a empresa está aberta para receber todos os feedbacks da comunidade durante esse período de teste. Não deixe de reportar sua experiência nas redes sociais!

Veja também

Confira outros conteúdos similares no Showmetech, como as nossas dicas de como liberar espaço em celulares Android.

Fontes: WhatsApp | Facebook Engineering | WABetaInfo

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário