Índice
- O que é o Gemini do Google?
- Como usar o Deep Research
- Como criar um bom prompt para o Deep Research
- 10 finalidades e exemplos para você usar o Deep Research do Gemini
- 1 – Análise de mercado e tendências
- 2 – Análise de impacto socioeconômico
- 3 – Pesquisa acadêmica
- 4 – Entender questões políticas e geopolíticas
- 5 – Desenvolvimento de conteúdo educativo
- 6 – Estratégias de marketing digital
- 7 – Análise de questões jurídicas
- 8 – Criação de planos
- 9 – Entendendo a viabilidade de novas tecnologias
- 10 – Finanças pessoais
- Vale a pena usar o Deep Research do Gemini?
Já pensou em receber um relatório completo sobre determinado assunto com apenas um comando? Essa é a grande vantagens do Deep Research do Gemini, inteligência artificial do Google. Na última semana, a função foi liberada de graça para os usuários como parte de um pacotão de atualizações no modelo de IA da empresa, que também aprimorou o modelo Gemini 2.0 Flash, adicionou o Personalization (Personalização), que permite ao Gemini adaptar suas respostas com base em informações dos aplicativos e serviços Google do usuário, e liberou a ferramenta Gems. Neste texto, você vai entender como usar a nova ferramenta gratuita do Google Gemini.
O que é o Gemini do Google?
O Gemini é o modelo de inteligência artificial do Google, anteriormente conhecido como Bard, desenvolvido para compreender e processar a linguagem natural de maneira avançada, permitindo interações mais fluidas e naturais com os usuários – comparável ao ChatGPT, da OpenAI. Com o tempo, além de um simples chatbot, a ferramenta evoluiu para se tornar um assistente pessoal de IA que auxilia em tarefas cotidianas e se integra aos aplicativos do Google.
A IA foi atualizada na última semana, trazendo o modelo Gemini 2.0 Flash Thinking Experimental, que inclui suporte para upload de arquivos, maior eficiência e velocidade e uma capacidade maior de contextualização. Agora, deve ter a capacidade de lidar com tarefas complexas aprimorada e maior integração da IA com outros aplicativos, incluindo o Google Agenda, Notas, Tarefas e Fotos, complementando as integrações existentes com Gmail, Documentos, Drive, YouTube e YouTube Music.
Na nova atualização, o Google também adicionou uma versão experimental do modelo Personalization, em que o usuário terá suas respostas adaptadas ao histórico de pesquisa do Google. A funcionalidade, também alimentada pelo modelo Gemini 2.0 Flash Thinking Experimental, utilizará o histórico de pesquisa apenas quando determinar que essa informação pode ser útil, segundo a empresa. Inicialmente, está disponível para usuários do Gemini e Gemini Advanced apenas no navegador.
Outra novidade importante é a liberação dos Gems para todos gratuitamente, permitindo que os usuários criem seus próprios modelos de IA personalizados para qualquer tarefa, como tradução, planejamento de refeições ou tutoria de matérias escolares. Os Gems personalizados também podem ser vinculados a arquivos específicos do Google Drive (Documentos e Planilhas).
Junto ao novo modelo do Gemini, a empresa, por fim, também liberou a função Deep Research para todos os usuários gratuitamente, limitado a dez usos a cada 30 dias – para acesso ilimitado, é necessário assinar o Gemini Advanced, por R$ 96,99. Veja como funciona a seguir.
Como usar o Deep Research
O Deep Search foi projetado para lidar com tarefas de pesquisa complexas, quebrando-as em partes menores, explorando a internet em busca de respostas e sintetizando as descobertas em respostas bem mais complexas, em comparação com as respostas do chatbot padrão. Por enquanto, o modelo está disponível apenas na versão web do Gemini. Saiba como usar o Deep Research seguindo o passo-a-passo:
Passo 1: Acesse o site do Gemini;

Passo 2: Abaixo da caixa de texto, clique em Deep Research;

Passo 3: Digite sua pergunta ou prompt na caixa de texto. Após a solicitação inicial, o Gemini criará um plano de pesquisa organizando o que foi pedido. Leia atentamente e clique em “editar plano” para atualizá-lo, caso haja algum comando mal-entendido;

Passo 4: Acompanhe o desenvolvimento do texto. A plataforma representará na tela informações como a etapa do processo em que ela está no momento (por exemplo, pesquisando, analisando ou desenvolvendo a conclusão) e as fontes que estão sendo checadas.

Passo 5: Quando o relatório estiver pronto, ficará disponibilizado em um espaço separado do chat. Clique em Abrir.

Passo 6: Você pode exportar o relatório gerado para o Google Docs, clicando em Exportar para os Documentos Google no canto superior direito do relatório.
Como criar um bom prompt para o Deep Research

Para obter bons resultados com o Deep Research do Gemini, você deve ser explícito e específico ao definir o escopo da pesquisa, detalhar o tipo de informação desejada e sempre mencionar aspectos particulares do tema.
Fornecer contexto e informações de fundo, definir palavras-chave e resumir o estado atual do conhecimento sobre o assunto ajuda o Gemini a compreender melhor a questão proposta. Além disso, vale mencionar se houver interesse em incluir perspectivas ou pontos de vista específicas.
Lembre-se também de definir qual o tipo de resposta desejado – como um ensaio, resumos, uma lista de principais resultados ou uma tabela com formatação específica para citação, citando marcadores, listas numeradas, títulos, subtítulos ou tabelas para a elaboração de projetos mais complexos.
Incentive análises críticas e sínteses de informações, orientando o Deep Research do Gemini a comparar fontes, identificar padrões, tirar conclusões e avaliar criticamente os dados apresentados.
Por fim, vale considerar restrições específicas, como períodos, limitações geográficas e fontes de dados preferenciais. Ainda assim, a ferramenta faz uso do seu próprio julgamento para apresentar suas respostas, portanto, sempre leia o conteúdo gerado e peça correções, se necessário.
10 finalidades e exemplos para você usar o Deep Research do Gemini
Além de se aprofundar em pesquisas cotidianas, trazendo resultados volumosos com análise de diversas fontes, o Deep Research pode ser usado para finalidades mais específicas, como:
1 – Análise de mercado e tendências

Empresas e investidores podem usar o Deep Research para entender detalhes sobre mercados e pensar em estratégias contra a concorrência. O importante é direcionar a IA a focar em dados concretos, períodos definidos e fontes confiáveis, evitando generalizações. Como:
Analise a evolução do mercado de [setor/segmento] entre [ano] e [ano]. Compare como [elemento A] e [elemento B] estão incorporando [tendência/tecnologia], destacando fatores que influenciam [variável-chave (ex: aceitação do consumidor, ROI)]. Formate a resposta em [tabela/ensaio] com dados de [fontes específicas]
Exemplos de prompts:
Exemplo de prompt 1:
Examine a evolução do mercado de produtos sustentáveis no setor de vestuário. Como marcas de luxo e fast fashion estão incorporando materiais biodegradáveis e quais fatores influenciam a aceitação do consumidor?.
Exemplo de prompt 2:
Analise o mercado global de energia renovável entre 2020 e 2024, destacando o crescimento da energia solar em comparação a eólica. Inclua dados de investimento por região (Américas, Europa, Ásia), impacto de políticas governamentais, projeções para 2030, considerando avanços tecnológicos e barreiras regulatórias. Formate a resposta em uma tabela comparativa com fontes atualizadas.
Resposta:

2 – Análise de impacto socioeconômico

Ferramentas de busca aprofundada podem ser muito úteis para investigar transformações sociais, ambientais e econômicas. Define parâmetros claros para análise crítica e incentiva a contextualização global, como no modelo:
"Avalie o impacto de [fenômeno (ex: política pública/tecnologia)] em [região/país] entre [ano] e [ano], considerando [variáveis (ex: efeitos econômicos, desafios sociais)]. Compare com [outro contexto geográfico] e apresente os resultados em [formato] com dados de [fontes]"
Você pode pedir para que o Deep Research:
Exemplo de prompt 1:
Analise o impacto da expansão do 5G no Brasil entre 2021 e 2024, considerando os efeitos na economia (ex: criação de empregos, aumento do PIB) e os desafios de infraestrutura e inclusão digital em áreas rurais. Compare com outros países (ex: Coreia do Sul, EUA). Apresente os resultados em um ensaio crítico com gráficos e dados de fontes como o IBGE ou GSMA.
Exemplo de prompt 2:
Analise o impacto das novas regulamentações sobre emissões de carbono na indústria automotiva global até 2040. Compare os efeitos em economias emergentes e desenvolvidas, considerando incentivos governamentais, avanços tecnológicos e mudanças no comportamento do consumidor.
Resposta:

3 – Pesquisa acadêmica

Exemplo: Você também pode usar o Deep Research para sintetizar estudos científicos e identificar lacunas de pesquisa na sua área. Organize a pesquisa em etapas lógicas (dados históricos → análise → projeções) e exija rigor metodológico, seguindo normas como da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Utilize um prompt como:
Realize uma revisão sistemática sobre os efeitos das mudanças climáticas na biodiversidade da Amazônia. Inclua:
1. Dados sobre extinção de espécies e perda de habitat (2000-2023).
2. Impacto de políticas de conservação e desmatamento ilegal.
3. Projeções para 2050 com base em modelos climáticos atuais.
4. Utilize linguagem e termos técnicos da área.
5. Formate a resposta em um artigo científico seguindo as normas para trabalhos acadêmicos da [instituição] e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), com citações.
Resposta:

4 – Entender questões políticas e geopolíticas

A ferramenta também pode ser utilizada para compreender dinâmicas políticas e geopolíticas, focando em relações de causa-efeito e incentive comparações entre atores globais. Como em:
Avalie o impacto de [fenômeno político/geopolítico] em [região/contexto]. Analise como [fatores (ex: acordos comerciais, conflitos)] moldaram essa situação e suas implicações para [atores relevantes]. Inclua exemplos específicos de [casos/países]
Por exemplo:
Exemplo de prompt 1:
Avalie o impacto da ascensão da China como potência tecnológica global. Como políticas de inovação e acordos comerciais moldaram essa transformação e quais são as implicações para os EUA e a União Europeia?".
Exemplo de prompt 2:
Examine o papel da inteligência artificial na formulação de políticas públicas em países desenvolvidos versus economias emergentes. Quais casos demonstram maior impacto na eficiência governamental?
Resposta:

5 – Desenvolvimento de conteúdo educativo

Se você é professor, também pode aproveitar do Deep Research para criar materiais didáticos, acelerando o processo de pesquisa. Aqui, você pode combinar teoria e prática, garantindo que o material seja acessível e engajador, por exemplo:
Desenvolva um módulo educativo sobre inteligência artificial para alunos do ensino médio. Inclua explicações didáticas sobre conceitos básicos (ex: machine learning, redes neurais), cite exemplos práticos de aplicações e sugira atividades interativas (ex: programação de um modelo simples em Python) e formate a resposta em um plano de aula completo com recursos multimídia sugeridos.
Resposta:

6 – Estratégias de marketing digital

É possível, também, desenvolver campanhas com base em dados de engajamento e comportamento do consumidor, como no modelo:
Compare as estratégias de marketing digital de [grupo A] e [grupo B]... em [ano]. Analise [métricas], uso de [ferramentas/táticas] e tendências como [exemplo]. Formate a resposta em [relatório/apresentação] com recomendações práticas.
Veja exemplos:
Exemplo de prompt 1:
Compare estratégias de marketing digital usadas por startups e grandes empresas do setor de tecnologia. Identifique abordagens de alto desempenho e tendências emergentes. Inclua exemplos específicos e um plano de ação baseado nos dados levantados.
Exemplo de prompt 2:
Compare as estratégias de marketing digital de marcas de luxo (ex: Gucci, Louis Vuitton) com marcas de fast fashion em 2023. Análise de métricas de engajamento (taxa de cliques, conversões) em redes sociais, uso de influenciadores e conteúdo gerado por usuários (UGC) Inclua um relatório sobre tendências emergentes na área. A resposta deve ser formatada como uma apresentação de slides.
Resposta:

7 – Análise de questões jurídicas

Advogados e consultores podem se aproveitar da tecnologia para apoio na interpretação de leis e regulamentações. Veja um modelo:
Analise o impacto da [lei/regulamentação] no [setor], considerando [casos específicos] e comparando com [outro marco legal]. Sintetize as principais recomendações para [público-alvo] e formate a saída em [relatório].
Exemplo de prompt:
Analise o impacto da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no setor de saúde brasileiro, considerando casos de multas aplicadas desde 2021 e suas justificativas. Compare com o GDPR europeu em termos de rigor e aplicação. Faça uma síntese com as principais recomendações para hospitais e clínicas melhorarem sua conformidade com a LGPD. Apresente os resultados em um relatório executivo com checklists
Resposta:

8 – Criação de planos

Atividades de planejamento também podem ser feitas com o uso do Deep Research, que pode gerar um relatório completo para otimizar o trabalho de pesquisa e estruturação do plano. Um exemplo de prompt é o seguinte:
Exemplo de prompt:
Desenvolva um plano de urbanização para uma área de [tamanho] em [uma cidade] com [características da região e do município], considerando fatores como integração de transporte público e mobilidade ativa (ciclovias, calçadas) e o uso de tecnologias verdes (ex: telhados verdes, energia solar e outros). Inclua na resposta tabelas: 1 - demonstrando detalhes das redes de transporte público propostas, constando o modo de transporte, frequência estimada, capacidade diária estimada e viabilidade; 2 - Integração das tecnologias verdes da proposta, com a tecnologia, escala de implementação, benefícios ambientais e custo estimado.
Resposta:

9 – Entendendo a viabilidade de novas tecnologias

Empresários e agentes públicos podem considerar o Deep Research para elaborar relatórios sobre o uso de novas tecnologias, como:
Exemplo de prompt:
Investigue o uso de drones e sensores IoT na agricultura de precisão no Brasil. Inclua: Estudos de caso de fazendas que adotaram essas tecnologias. Comparação de tecnologias disponíveis (ex: drones multiespectrais vs. sensores de solo). Impacto na produtividade de culturas como soja e milho. Adicione ao relatórios uma análise de ROI e recomendações para pequenos produtores.
Resposta:
10 – Finanças pessoais

Use o Deep Research para compreender melhor questões financeiras e fazer planejamentos pessoais, como nos exemplos:
Exemplo de prompt 1:
Quais são os principais tipos de investimentos para iniciantes e como escolher entre renda fixa e variável? Apresente exemplos de aplicações financeiras seguras para quem quer começar a investir.
Exemplo de prompt 2:
Compare as vantagens e desvantagens de investir em ações, ETFs e fundos imobiliários para um investidor de perfil moderado. Inclua métricas para avaliar a performance desses ativos ao longo do tempo.
Exemplo de prompt 3:
Explique como criar um orçamento pessoal eficiente para quem está começando a organizar suas finanças. Inclua dicas práticas para controle de gastos, definição de metas e uso de aplicativos financeiros.
Resposta:

Vale a pena usar o Deep Research do Gemini?

Com a atualização do Gemini 2.0 Flash Thinking Experimental, a ferramenta ficou ainda mais otimizada para auxiliar os usuários em tarefas cotidianas, entrando de vez na batalha contra o Deep Research do ChatGPT, mas com a vantagem de oferecer o serviço gratuitamente, mesmo que por tentativas limitadas.
As possibilidades de pesquisa são muitas, desde objetivos profissionais até pesquisas comuns, que poderiam ser feitas no Google, mas com a vantagem da IA acessar os portais e sintetizar as informações para você. Aqui no Showmetech, você pode conferir nossa matéria completa com dicas de prompts para usar no trabalho.
Em todo caso, lembre-se sempre de analisar as respostas e refinar possíveis erros. A ferramenta é para uso auxiliar, ela vai reduzir o seu tempo de pesquisa, mas evite reproduzir o conteúdo integral sem uma revisão detalhada. Além disso, ainda é comum encontrar pequenos erros, especialmente gramaticais.
Conta para a gente nos comentários para qual finalidade você pretende usar o Deep Research do Gemini.
Veja mais sobre inteligência artificial:
Texto revisado por Alexandre Marques em 17/03/2025.
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.