Como visualizar vídeos e fotos em HEVC ou HEIF de graça no Windows 10

tf4fhufahdrx94rnzojm
Os novos formatos HEVC ocupam metade do espaço, mas ainda dão dor de cabeça para quem transfere os arquivos para o PC

Desde o iOS 11 (do iPhones 5 ao X), os donos de iPhone que também possuem um PC encontraram alguns problemas, já que o sistema operacional abandonou o tradicional formato .JPG (JPEG) para a adoção do novo HEIF, ou HEVC, que ocupa menos espaço e consegue manter a boa qualidade.

Esse HEIF (High Efficiency Image File, ou Arquivo de Imagem de Alta Eficiência, em tradução livre) foi baseado na mesma compressão de vídeos que também veio junto do iOS 11, chamada HEVC (High Efficiency Video Coding ou “Codificação de Vídeo de Alta Eficiência”), que podem pesar até metade de seus antecessores. A tecnologia ficou popular e também chegou no Galaxy S10.

Acontece que, por padrão, você não consegue abrir o codec em aplicativos nativos, como o Fotos do Windows 10. Por isso, nós preparamos um guia para te ajudar, com extensões gratuitas. Além disso, também te ensinamos a ativá-lo no dispositivo da Samsung ou voltar ao .JPG clássico no seu dispositivo da Apple.

Como instalar as extensões no PC

Há um aplicativo gratuito da própria loja da Microsoft, com um nome que vai bem direto ao ponto: Extensões de Imagem HEIF.

HEVC é a tecnologia que permite o arquivos visuais de ocuparem menos espaço no dispositivo

Como descrito pela própria Microsoft, na página da extensão:

“As imagens armazenadas em arquivos HEIF com a extensão de arquivo .heic são compactadas usando o formato HEVC. Tais arquivos exigem que o pacote de Extensões de Vídeo HEVC também seja instalado. Se o pacote Extensões de Vídeo HEVC não estiver instalado, a Extensão de Imagem HEIF não poderá ler ou gravar arquivos .heic”.

Para arquivos de vídeo (como o HEVC citado acima), a Microsoft ainda disponibiliza uma extensão gratuita.

Curiosamente, caso você simplesmente pesquise por “HEVC” na loja, você encontrará uma versão paga do mesmo aplicativo (parece o tipo de coisa que eles não querem que você encontre). Então nós te poupamos de gastar R$3,45 – só não vale contar pro Bill Gates.

Vale lembrar que, com o nosso guia, será possível abrir os tais arquivos nos apps nativos da sua máquina, porém ele não abrirá automaticamente em qualquer outro software que não suporte o codec – logo, se você for editá-los no Photoshop, por exemplo, ainda precisará fazer a conversão.

Como ocupar menos espaço no Galaxy S10

Abra o aplicativo de Câmera em seu dispositivo e selecione “Configurações”, no canto superior esquerdo. Desça a tela até encontrar “Opções de salvamento” ou “Salvar opções”. Nesta tela, habilite “Fotos HEIF”.

Salvar fotos no formato HEIF ou HEVC

Como utilizar JPEG ou H.264 no iOS 11 ou superior

Se você gostaria de voltar aos codecs clássicos, priorizando esta facilidade ao invés do quanto uma imagem ocupa no seu smartphone, é bastante simples.

Vá à aba de “Câmera”, em Ajustes. Em seguida, selecione “Formatos” e depois “Mais Compatível”.

formato .jpg e h.264 no iOS 11 ou superior

Os arquivos serão salvos em JPEG (imagem) ou H.264 (vídeo). Caso queira voltar a HEIF/HEVC, basta ir à mesma seção e selecionar “Alta Eficiência”.

Este tutorial de HEVC codec e HEIF codec ajudou a resolver seu problema? Deixe nos comentários e compartilhe com seus amigos!

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

2 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter