Vai trabalhar em casa? Veja como uma VPN pode te ajudar

Vai trabalhar em casa? Veja como uma VPN pode te ajudar
Utilizar uma VPN pode ser a melhor opção para garantir a segurança de sua conexão de Internet

Se você decidiu (ou precisou) trabalhar em casa, existem alguns detalhes que são básicos na manutenção do bom funcionamento das suas atividades. Um deles é a instalação de uma boa rede virtual privada (VPN) no seu computador ou dispositivo móvel. Apenas com esse tipo de ferramenta você poderá garantir a segurança da transmissão das suas tarefas do home office até a sua empresa, então é importante ficar ligado.

Mas o que é uma VPN?

Quando você usa a internet, você cria um fluxo de dados entre o seu dispositivo e a rede. Esse tráfego é geralmente aberto e acessível, o que permite que qualquer um, com certa habilidade, consiga interceptá-lo. Exemplos de pessoas que provavelmente podem fazer isso incluem seu empregador, seu provedor de internet, o governo ou até mesmo um hacker. 

Esquema mostrando o funcionamento de uma VPN ao proteger os dados da conexão de Internet do usuário
Ao utilizar uma VPN você cria uma conexão segura entre sua máquina e a Internet

Essa vulnerabilidade é um grande problema se você estiver transferindo arquivos confidenciais do trabalho ou mantendo comunicações que devam permanecer privadas. E os riscos são ainda maiores se você estiver usando uma rede Wi-Fi pública, como as disponíveis em hotéis, cafeterias e aeroportos, uma vez que, nesses espaços, você não tem nenhum controle sobre quem está conectado à rede e com quais intenções.  

Uma das melhores respostas contra essa adversidade são as VPNs (do inglês Virtual Private Network) – programas que atuam como “túneis” de criptografia entre a sua navegação e o ponto de destino dos seus dados. Com elas, você pode proteger todas as informações da sua conexão à internet, evitando que essas sejam interceptadas por usuários não autorizados.

Por que isso é importante para o home office?

1) Segurança

Como mencionado acima, manter uma conexão sem a proteção de uma VPN pode acarretar em alguns riscos. Por vezes, as ameaças serão de menor importância: você terá de arcar com inconvenientes como anúncios direcionados e a venda do seu histórico de buscas no Google, por exemplo.

Mas, em outros momentos, você pode estar sujeito também a problemas potencialmente mais graves. É o caso de quando seu tráfego cai nas mãos de partes mal-intencionadas, em especial quando informações confidenciais estão em jogo, como senhas, dados bancários, arquivos sensíveis, entre outros. 

Imagem de cadeados simbolizando dados sendo protegidos graças ao uso de VPN
O VPN fornece uma camada extra de proteção para sua conexão de internet

Cabe a você decidir até que ponto você pode arriscar a exposição dos seus dados na rede. Mas se você desejar (ou necessitar) ter uma garantia maior de segurança nas suas atividades online, possuir uma VPN instalada em seu computador pode ser indispensável. 

E, caso opte por adquirir um serviço de VPN, é crucial ser cuidadoso em sua escolha – afinal as opções não são todas iguais. Segundo o site especializado vpnConfiável, as melhores VPNs são aquelas que oferecem uma combinação de excelência em quesitos como velocidade, privacidade e confiabilidade. O periódico sugere os serviços da Express VPN como os mais completos da categoria.  

2) Desbloqueio de sites

Para além da segurança, as VPNs também podem ser usadas no desbloqueio de sites e serviços que possuam restrições geográficas. Isso é possível porque elas possuem a habilidade de “mascarar” seu endereço IP, permitindo que você “esconda” sua real localidade da página ou plataforma que deseja acessar.

Esse recurso é particularmente útil para casos em que você precisa realizar pesquisas ou atividades em sites que estão bloqueados por alguma forma de censura governamental. Quando em viagem a países como a China, por exemplo, o uso de uma VPN é imperativo.

Imagem de sites bloqueados sendo desbloqueados com o uso de VPN
Com o uso de VPN você pode acessar sites normalmente bloqueados em conexões comuns

Mas não é só para o trabalho que essa funcionalidade é positiva. Com o “mascaramento” da sua localização geográfica, você pode também acessar serviços de entretenimento limitados por região. Então, caso esteja preso em casa, ter em mãos umas das melhores VPNs para Netflix pode ser bem proveitoso.

Mas atenção: se você estiver usando uma VPN corporativa, ou seja, uma fornecida pelo seu empregador, é melhor se abster de acessar determinados sites (como páginas pornográficas). Isso porque, neste caso em particular, nada impede que seu chefe tenha acesso ao seu histórico – e convenhamos que pode ser bem difícil justificar a visita a certas plataformas.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter