Comprova vai investigar fake news durante as eleições 2018

Comprova vai investigar fake news durante as eleições 2018 4
A agência Comprova será composta de 24 veículos de comunicação para investigar boatos falsos espalhados na mídia no período de campanha eleitoral

A cada quatro anos não somente uma Copa do Mundo acontece, também são feitas as Eleições presidenciais. Em outubro cerca de 138 milhões de brasileiros irão às urnas votar em seus candidatos, incluindo o Presidente da República. Infelizmente, hoje temos o fenômeno das fake news instaurado na sociedade e até propagado por nós mesmos. Será que aquela mensagem sobre Lula que você recebeu no WhatsApp é verídica? É por isso está sendo criada a agência Comprova com o objetivo de combater a desinformação online.

A má democratização da mídia

Comprova vai investigar fake news durante as eleições 2018

Antes as pessoas não tinham poder para propagar sua voz pela mídia. Hoje nós fazemos parte da mídia. Qualquer um pode produzir conteúdo na internet através de redes sociais, canais de vídeos ou podcasts. Infelizmente não conseguimos lidar bem com esse poder.

Quem nunca recebeu uma notícia muito duvidosa no WhatsApp? Isso aconteceu principalmente na recente greve dos caminhoneiros. Eram várias informações afirmando que os militares já estavam prontos para dar um golpe de estado, por exemplo.

O maior problema no WhatsApp é que nunca se sabe quem foi autor, e esse muito provavelmente não tem qualquer formação jornalística e possui o único intuito de promover a desinformação. Como lidar com esse problema nas eleições de 2018?

Comprova é a mais nova agência de fact checking

Comprova vai investigar fake news durante as eleições 2018

Diante do crescimento das fake news, agências independentes de fact checking foram criadas. Elas se concentram no meio online e seus sites possuem diversas matérias de jornalismo investigativo. O intuito é checar a veracidade de informações espalhadas na mídia.

No Brasil já existem vários grupos investigativos, como Truco, Lupa e Aos Fatos. Contudo, a partir do dia 6 de agosto, a Comprova entrará em ação como a maior agência brasileira de fact checking. Além disso, elta terá como foco as eleições 2018.

A Comprova será como uma corporação, um projeto idealizado e desenvolvido pelo First Draft e o Shorenstein Center, da Harvard Kennedy School, com a colaboração de Abraji, Projor, Google News Initiative e Facebook’s Journalism Project.

Juntos estarão 24 veículos de comunicação, 5 instituições de jornalismo no Brasil e 10 parceiros de apoio e tecnologia (dentre eles: Twitter e WhatsApp).
Comprova vai investigar fake news durante as eleições 2018

A Comprova trabalhará diariamente estudando informações espalhadas no período eleitoral. A população será sempre avisada sobre a autenticidade das notícias. O monitoramento acontecerá nas redes sociais, sites e aplicativos de mensagens. As pessoas também podem sugerir temas para serem investigados através do número de WhatsApp da agência.

Porém, é triste dizer que nenhum veículo do Grupo Globo está dentro da Comprova. É uma grande perda, pois a Globo tem o maior alcance na TV e também possui grande repercussão na internet. Você já tem seus candidatos escolhidos para a eleição 2018? Será que ele está falando mesmo a verdade? Acompanhe os sites de fact checking e escolha com cuidado quem merecerá seu voto.

Fonte: Google News

Receba Notícias por E-mail:

Quer receber notícias no seu e-mail?
Holler Box
Share via