Resumão Computex 2019: o que rolou no 1ª dia da feira

Computex2019
A Computex 2019 começou a todo vapor e já teve empresa colocando fogo na disputa pelo mercado de notebooks e processadores; veja o que rolou no 1ª dia

A Computex 2019 começou com o pé na porta esse ano, trazendo muita novidade para os fãs de computação. Nvidia, parceria com Lenovo e Qualcomm, AMD apresentando sua nova geração de processadores Ryzen e placas de vídeo, Asus comemorando seus 30 anos de existência e mais. Confira o resumão de tudo o que rolou de mais importante desse primeiro dia de Computex 2019.

Asus

A Taiwanesa também está em clima de comemoração e anunciou 3 produtos para comemorar seus 30 anos de existência: o smartphone Zenfone 6 – Edition 30, o notebook Zenbook – Edition 30, e a placa mãe Prime X299 – Edition 30.

Zenfone 6 – Edition 30

A edição especial do Zenfone 6 traz como novidades a configuração parruda de 12 GB de RAM, 512 GB de armazenamento interno e a volta dos famosos círculos cêntricos na traseira.

Edição especial do Zenfone 6 traz de volta os círculos cêntricos e configurações parrudas
Edição especial do Zenfone 6 traz de volta os círculos cêntricos e configurações parrudas

As demais configurações seguem a do Zenfone 6 padrão, trazendo processador Snapdragon 855, tela de 6,4 polegadas com resolução Full HD+, câmera giratória com sensores de 48 megapixels e 13 MP, bateria de 5.000mAh com carregamento rápido e a nova ZenUI 6 baseada no Android 9 Pie.

A Asus confirmou que serão fabricadas apenas 3 mil unidades da edição especial, e que contará com 30 meses de garantia pela fabricante.O preço e a data de lançamento ainda não foram divulgados.

Zenbook – Edition 30

Já o ZenBook Edition 30 (UX334FL) possui tampa coberta em couro italiano branco, além de um logotipo banhado a ouro rosa de 18 quilates. O notebook também vem com três acessórios na cor branca: o mouse, mousepad e capa de couro.

A Asus apresentou também na Computex 2019 a edição especial do Zenbook
A Asus apresentou também na Computex 2019 a edição especial do Zenbook

Na parte de Hardware temos as mesmas especificações do ZenBook 13 mais recente: processador Intel Core i7 de 8ª geração, 16 GB de RAM, SSD, gráficos dedicados Nvidia MX250 e tela com aproveitamento de 95%. Além disso, temos aqui o ScreenPad 2.0, uma nova versão do touchpad com tela interativa. Os valores e a data de lançamento não foram divulgados.

Asus Zenbook 13 traz a nova versão da tela interativa
Asus Zenbook 13 traz a nova versão da tela interativa

Prime X299 – Edition 30

A terceira e ultima peça comemorativa da empresa para a Computex 2019, é uma versão da Prime X299 – Deluxe II, com mudanças no design, se inspirando na primeira placa mãe da Asus, a ISA-386C, de 1989.

Resumão Computex 2019: o que rolou no 1ª dia da feira 3
Prime X299 – Edition 30

A placa tem dois slots M.2 com dissipadores passivos de calor, duas portas Thunderbolt 3 com suporte a DisplayPort, Ethernet de 5 Gb/s, Wi-Fi 6 e uma tela OLED LiveDash de 2″ para mostrar sinais vitais do sistema. Há ainda um módulo USB “Smart Control Console” com tela LiveDash e controle por voz ou gestos com a mão. Os valores e a data de lançamento não foram divulgados.

Zenbook Pro Duo

Aumentando a sua linha de notebooks, a Asus divulgou o Zenfone Pro Duo, um notebook com 2 telas 4K HDR, sendo a principal um display OLED de 15″ com bordas finas e proporção 16:9, e a segunda e surpreendente tela, fica acima do teclado, com proporção 32:9 responsivo ao toque, que toma metade ta parte inferior do Zenbook. Além da tela de toque, temos um teclado e um trackpad digital, que também pode se transformar em um teclado numérico digital.

ZenBook Pro Duo é um curioso notebook com uma segunda tela na parte inferior
ZenBook Pro Duo é um curioso notebook com uma segunda tela na parte inferior

Pra aguentar essas duas telas de alta resolução, temos um hardware robusto. Um processador Intel Core i9, placa gráfica RTX 2060 com 6 GB de Vram, 1 TB de armazenamento SSD PCIe x e suporte para até 32 GB de RAM DDR4 de 2666Mhz.

Na parte de portas e periféricos temos HDMI, USB-C Thunderbolt 3, USB 3.1 Gen 2, Wi-Fi 6, uma câmera com reconhecimento facial integrado que promete funcionar até no escuro, e suporte à assistente de voz Alexa. Ainda não temos informações sobre o início das vendas e tampouco os valores. Porém, a Asus informou que trará uma versão com telas Full HD de 14″, visando baratear o produto.

Atualizações na linha Zenbook

Além do novo Zenbook Pro Duo, a taiwanesa também prometeu atualizar as especificações da sua linha de Zenbooks, adicionando o novo Screenpad 2.0, sua nova versão do touchpad com tela, e fazendo atualizações de hardware, oferecendo Intel Core i7 de oitava geração, 16 GB de RAM de fábrica, placa de vídeo Nvidia GTX 1650 Max-Q, suporte aos novos SSD PCIe de ultra velocidade e Wi-Fi 6.

Novo visual dos Zenbooks apresentados na Computex 2019
Novo visual dos Zenbooks apresentados na Computex 2019

ARM

A ARM, conhecida desenvolvedora de arquitetura mobile, também teve seu espaço na Computex 2019, e trouxe consigo sua nova geração de processadores e GPU mobile, o Cortex-A77 equipado com a GPU Mali-G77.

Computex 2019
Gráfico de performance divulgado pela ARM

Prometendo um aumento de 20% de IPC (Instructions per Clock) em comparação a geração anterior, a empresa diz que houve um aumento de processamento mantendo o baixo consumo, graças a sua tecnologia de Machine Learning, onde foi duplicada a eficiência, mesmo aumentando a performance para 8 núcleos. A GPU Mali-G77 é a primeira da empresa baseada na nova arquitetura Valhall, e promete uma melhora de processamento de 1.4x em comparação com a Mali-G76, sendo 30% mais eficiente na economia de energia.

Nvidia

A Nvidia não trouxe novidades no quesito placas de vídeo, principalmente porquê a sua RTX 2080 continua imbatível no mercado. A primeira grande novidade da empresa foi relacionada a tecnologia Ray Tracing, que agora chegara às API Vulkan, começando com o lançamento do jogo Wolfenstein: Young Bloog.

A empresa também está fazendo diversos testes e aumentando a compatibilidade do Ray Tracing em software já existentes, e dará gratuitamente aos seus usuários o game Quake II, que contará com a tecnologia para melhorias gráficas.

Demonstração de Quake II versão RTX

Nvidia STUDIO

Agora falando sobre hardware, a Nvidia mostrou sua grande novidade para a Computex 2019, os notebooks NVIDIA Studio. Esses aparelhos foram desenvolvidos pensando no mercado de criação de conteúdo e desenvolvimento, trazendo otimizações de Inteligência Artificial, somados ao desempenho bruto das RTX 2060 ou QUADRO RTX 5000, com melhorias de desempenho em desenvolvimento de jogos, edição de vídeos, edição de imagens ou renderização gráfica pesada, como a de games.

Resumão Computex 2019: o que rolou no 1ª dia da feira 4
Gráfico disponibilizado pela NVIDIA comparando as performances das concorrentes

Na parte das especificações técnicas, teremos as placas gráficas RTX 2060 ou QUADRO RTX 5000, aliadas ao processador Intel Core i7 (série 45W H), 16 GB de memória RAM, SSD de 512 GB e telas em Full HD ou 4K. Os preços começam na faixa de US$ 1,599, e suas vendas começam a partir de junho no mercado internacional.

Qualcomm

Após o anúncio do Project Limitless nos corredores da Computex 2019, a Qualcomm trouxe mais informações sobre o seu novo Snapdragon 8cx, que promete bater de frente com o Intel Core i5 da linha U. O novo chipset traz 8 núcleos Kryo 495 e uma GPU Adreno 680, e tem como previsão o lançamento a partir do fim do ano. A empresa ainda soltou alguns vídeos de comparação com o concorrente, mostrando que veio para brigar por posições na fabricação de chipsets para notebooks.

Vídeo demonstrativo de multitarefa, 8cx x i5U

Computex 2019

A Computex 2019 acontece em Taipei entre os dias 28 de maio a 1 de junho deste ano. A grande feira de PCs é voltada para novas tecnologias e inovação, focadas em Inteligência Artificial, computação, Internet das coisas (IoT), jogos de realidade virtual (VR), blockchain, telecomunicações/5G e ecossistemas de tecnologia industrial.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta