Confira 10 dicas de como utilizar seu smartphone velho

Confira 10 dicas de como utilizar seu smartphone velho 4
Nós separamos 10 dicas para você escolher qual destino dar àquele seu smartphone velho deixado no fundo da gaveta.

Se você comprou um novo smartphone e ainda não decidiu qual finalidade dar para o seu antigo, separamos algumas dicas que podem te ajudar nessa decisão. Além de existir a opção de doar ou vender o aparelho para outra pessoa, claro, você ainda pode descobrir formas de transformar o dispositivo com um novo uso que não envolve apenas fazer ligações. Confira a seguir uma lista com 10 opções de uso para seu smartphone antigo.

1- Telefone para emergências

Atualmente, é difícil você encontrar alguém que ainda utilize telefones fixos, uma vez que cada morador de uma residência tem seu próprio smartphone. Mas, caso aconteça uma situação de emergência e você acabe ficando sem o seu celular dentro de casa, que tal transformar um aparelho antigo em um dispositivo para chamadas de emergência?

Resultado de imagem para emergency smartphone

Para isso, uma opção é inserir um chip pré-pago no aparelho, cadastrar contatos de emergência e deixá-lo posicionado em um local seguro que possa estar ao seu alcance em situações de perigo dentro de casa (roubos ou assaltos).

2- Segurança residencial

Se você não quer gastar com equipamentos de segurança para manter sua residência protegida, uma ótima opção é usar seus smartphones ou tablets antigos para isso. É possível configurar cada um deles para funcionar como uma câmera, precisando apenas de uma rede Wi-Fi e de alguns aplicativos específicos para isso.

Resultado de imagem para home safety smartphone

Inclusive, além de fazer a viligância da sua casa ou apartamento, ele pode ser usado como um monitor para colocar no quarto do bebê; assim você acompanha todos os movimentos de seu filho sem precisar ir ao quarto.

3- Monitoramento do sono

Atualmente, vários aplicativos também ajudam a monitorar a sua saúde, como o controle do seu sono. Se você costuma usar esses aplicativos, a ideia é fazer com o que o seu aparelho antigo tenha essa finalidade exclusiva.

Resultado de imagem para sleep monitoring smartphone

Alguns aplicativos com esse propósito são o Pillow, Relax Melodies e o Sleep Better. Além disso, apps de meditação também servem para dar uma nova utilidade ao seu dispositivo velho, assim como outros aplicativos que reproduzem sons da natureza. A questão é apenas escolher uma categoria que irá lhe ajudar da melhor forma a ter uma boa noite de sono e se desprender dos seus usor diários do smartphone.

4- Apenas Entretenimento

Se o seu smartphone antigo tem uma boa quantidade de armazenamento e um poder de processamento razoável, uma boa opção é reunir todos os seus jogos, aplicativos de streaming e podcasts em um lugar só. Você pode destinar seu aparelho velho para ser usado apenas com esse intuito.

Imagem relacionada

A vantagem disso é que você teria um aparelho somente dedicado a esse propósito, liberando espaço de seu dispositivo atual (chega de avisos de falta de espaço porque seus jogos ou músicas estão consumindo muito armazenamento!).

5- Leitor digital

Aqui está uma finalidade que quase todos os dispositivos velhos ou obsoletos podem adquirir, uma vez que servir como um leitor digital não requer muita capacidade de processamento e nem aplicativos muito pesados. Exemplos disso são aplicativos como o Kindle ou iBooks.

Resultado de imagem para e reader smartphone

No entanto, mesmo eles sendo muito práticos na hora de proporcionar uma experiência de leitura simples, podem consumir muito espaço de armazenamento no smartphone, então tenha em mente que seu dispositivo usado poderá servir apenas para esse propósito.

6- Controle para outros aparelhos

A tecnologia avança, mas a quantidade de diferentes controles que precisamos ter para controlar nossos aparelhos não diminui. Que tal então simplificar as coisas com seu smartphone antigo? Você pode dedicar ele para que se torne um controle universal de dispositivos inteligentes, como sua Smart TV, Apple TV ou Chromecast, por exemplo.

Resultado de imagem para remote control smartphone

7- Smartphone para crianças

Crianças adoram tecnologia, certo? Então que tal transformar seu smartphone antigo em uma central de diversão para os pequenos?

Resultado de imagem para children smartphone

Verifique quais jogos infantis e apps educacionais ainda são compatíveis com seu aparelho velho e deixe-os instalados no dispositivo prontos para as crianças jogarem. Além disso, você ainda pode utilizar o smartphone como um objeto educional, ensinando as crianças como tirar fotos, enviar mensagens ou fazer ligações, por exemplo.

8 – Terminal de computador

Outro uso interessante para seu smartphone antigo é transformá-lo em um terminal remoto para acessar seu computador quando você estiver longe. Para dispositivos Android, por exemplo, a Google possui o programa gratuito Chrome Remote Desktop, que pode ser utilizado em conjunto com um app no smartphone.

Resultado de imagem para chrome remote desktop

Ao instalar o Chrome Remote Desktop no Google Chrome, o usuário deve seguir as instruções para estabelecer uma conexão remota com um dispositivo específico. Depois disso, basta instalar o app compatível com o programa no seu dispositivo Android e ficar pronto para utilizar seu computador de forma remota de uma forma rápida, prática e simples.

9 – Pesquisa científica

Se você não quiser utilizar seu smartphone velho para você, quem sabe então utilizar ele para os outros, especificamente, para a Ciência? O seu dispositivo antigo com Android pode realmente ajudar cientistas a procurar por vida extraterrestre, detectar terremotos e até mesmo melhorar o tratamento de câncer.

Alguns exemplos desse tipo de proposta são apps como o DreamLab, um esforço conjunto da Vodafone e do Garvan Institute of Medical Research da Austrália para pesquisar sobre tratamentos para o câncer, e o MyShake, um app do Laboratório de Sismologia da Universidade de Berkeley que usa os sensores do smartphone para detectar e analisar terremotos.

Resultado de imagem para dreamlab cancer

Esses e outros aplicativos funcionam essencialmente da mesma forma: depois de baixá-los e instalá-los, você simplesmente conecta seu dispositivo a uma rede sem fio e ele fica em modo suspenso. Enquanto estiver conectado a uma rede, os pesquisadores serão capazes de utilizar seu poder de processamento.

10 – Doe ou venda

Se nenhumas das dicas anteriores dessa lista servir para você, talvez a solução seja a mais óbvia de todas: doar ou vender o aparelho. Você pode repassar os dispositivos velhos para algum familiar, para os filhos ou ainda para instituições de caridade. Além disso, se eles forem relativamente novos, é possível vendê-los depois de serem resetados, aproveitando enquanto eles ainda possuem um bom valor de mercado.

Resultado de imagem para sell smartphone

Muito pela frente

A questão toda é que seu smartphone velho não é, necessariamente, uma peça de museu ou então lixo tecnológico. Muito ainda pode ser feito com diversos aparelhos e essa lista que trouxemos hoje mostra bem isso. Renovar o uso do seu aparelho antigo, além de valorizar seu dinheiro, também faz bem para o meio ambiente, diminuindo a quantidade de lixo tecnológico no planeta.

E aí? Curtiram as dicas? Pretendem utilizar seus smartphones velhos de alguma dessas formas? Tem outras ideias sobre o que fazer com eles? Não deixem de comentar!

Leia também

Como usar um AppLock para por senha em seus aplicativos e tirar selfies de invasores

Receba Notícias por E-mail:

Share via