Conecte-se conosco
the scifi art of maxim 8 - Confira 10 previsões da ficção científica que viraram realidade

Ciência e Tecnologia

Confira 10 previsões da ficção científica que viraram realidade

Reunimos provas de que a ficção científica no cinema acertou em muitos pontos como nosso futuro tecnológico seria.

A arte inspira a ciência e a ciência inspira a arte. Isso nunca foi mais verdadeiro do que em filmes de ficção científica e programas de televisão. Os cientistas que cresceram assistindo Star Trek ou Star Wars criaram novos aparelhos inspirados nos projetos do filmes e seriados e, na maioria das vezes, esses elementos de filmes tomaram nota das páginas da ciência inovadora.

Na lista a seguir, reunimos 10 exemplos de previsões tecnológicas encontradas em alguns filmes e séries de ficção científica que se tornaram realidade. Confira!

1. Os tablets

Vamos começar a nossa lista de previsões técnicas precisas em filmes com um dos maiores clássicos da ficção científica! A menos que você não tenha visto 2001: Uma  Odisseia no Espaço (2001: A Space Odyssey, 1968) você seria perdoado por não detectar esta previsão tecnológica no filme.

Há uma cena onde os astronautas estão assistindo/lendo  em um dispositivo de tela plana muito fino e do tamanho de um livro. Não só o conceito, mas o design é praticamente idêntico aos nossos tablets modernos!

2. Produtos alimentares derivados de insetos

Se você já viu o filme O Expresso do Amanhã (Snowpiercer) de 2013, já estará mais do que familiarizado com os estranhos blocos de comida que os ocupantes mais pobres do trem são forçados a comer. O filme é baseado na novela gráfica Le Transperceneige de 1982.

15SNOWPIERCER2 master1050 - Confira 10 previsões da ficção científica que viraram realidade

Como o personagem principal descobriu mais tarde, eles são feitos de forma exclusiva a partir de insetos aterrados. Da mesma forma, existem atualmente algumas barras de proteínas derivadas de insetos, como Exo e chips feitos de farinha de grilos.

Esta é uma tendência que provavelmente irá aumentar, já que os insetos são uma ótima fonte de proteína e provocam um impacto relativamente pequeno no meio ambiente. As calorias de grilos, por exemplo, requerem muito menos água que o seu peso equivalente na carne.

3. Dispositivos domésticos inteligentes

Você se lembra do filme da Disney, Smart House de 1999? Neste filme, uma casa é administrada por um robô chamado PAT (Personal Applied Technology) que pode receber e responder a comandos de voz. Ele também pode controlar configurações em casa e executar tarefas.

13 dcom - Confira 10 previsões da ficção científica que viraram realidade

PAT é capaz de aprender os hábitos dos ocupantes, fazer ligações telefônicas, etc. Isso não está muito longe da infinidade de dispositivos domésticos modernos que possuem as mesmas capacidades, como o Amazon Echo. Embora não tenhamos a expectativa da Alexa, da Amazon, assumir nossas casas como a PAT no filme, as duas tecnologias são estranhamente semelhantes.

4. Anúncios personalizados

As semelhanças entre Minority Report e o mundo real são bastante impressionantes. Dentro do ambiente hiper-supervisionado, os personagens do filme vivem uma realidade tecnológica que provavelmente se tornará comum em torno de nós.

Você deve se lembrar dos outdoors que são capazes de executar a varredura da retina para identificar os usuários passantes, criando anúncios direcionados para eles. A propaganda digital programática já está em uso na internet, visando anúncios para você com base em sua pesquisa anterior ou histórico de compras on-line.

Esta tecnologia está aparecendo lentamente em outdoors corporativos físicos. A General Motors, por exemplo, criou recentemente um outdoor que modifica a mensagem com base no carro que você está dirigindo.

5. Automóveis autônomos

Embora o filme O Vingador do Futuro (Total Recall, 1990) tenha uma visão um pouco pessimista do futuro, a tecnologia em destaque foi muito precisa. Se você se lembrar, os personagens do filme usam o Johnny Cabs. Estes táxis são conduzidos por motoristas automáticos que controlam o veículo.

Embora os carros sem motoristas não existam ainda, eles logo se tornarão comuns em nossas estradas. Não é um grande exagero de imaginação pensar que frotas de táxis automatizados se tornem uma realidade para todos nós muito em breve.

 6. Veículos militares autônomos

Pegando onda nas tecnologias de O Vingador do Futuro, temos o excelente filme de 1986, Short Circuit: O Incrível Robô. Este filme prevê o desenvolvimento de robôs militares autônomos chamados SAINT (Strategic Artificially Intelligent Nuclear Transport).

81f7ba1b a9c8 48af a491 31fa91150615 - Confira 10 previsões da ficção científica que viraram realidade

Sabemos que ainda não estamos perto da sofisticação do robô Johnny Five, mas temos veículos terrestres não tripulados (UGV’s) hoje. Ambos, Johnny e os UGV, andam em rodas de trilhos e tem sensores em suas cabeças.

7. Andróides

Se você não viu o filme Metropolis de 1927, saiba que está perdendo um dos (se não o primeiro) clássicos da ficção-científica. Apesar de sua idade, este filme faz uma previsão tecnológica muito precisa para o futuro: androides.

No filme, um cientista louco, Rotwang, transforma um robô em um réplica de outro personagem chamado Maria. O robô é construído para esmagar uma revolta de trabalhadores em erupção. Talvez o filme não tenha previsto o surgimento de robôs com IA como Sophia, mas certamente prevê que teríamos robôs ou andróides de aparência humana.

8. Videoconferência

Se você assistiu Aliens ou Blade Runner, não pode deixar de notar que ambos preveem que as chamadas de vídeo sejam uma coisa do futuro. Atualmente com o Skype, FaceTime, etc, pensamos que podemos dizer com segurança que este é um exemplo verificado de previsões técnicas precisas em filmes de ficção-científica.

Embora o conceito tenha sido previsto, a estética dos dispositivos de chamada de vídeo realmente ficou presa à decada de 1980. Felizmente as aplicações e os aparelhos de vídeochamada se adaptaram aos nossos tempos modernos.

9. Telefones celulares e Smartwatches

Star Trek tem sido muito bom em prever futuras tecnologias em toda a sua série e filmes ao longo dos anos. O mais emblemático destes são provavelmente os comunicadores portáteis que podem, sem dúvida, ser comparados aos nossos celulares modernos.

Interessante que estes foram substituídos nos dois primeiros filmes de Star Trek como comunicadores usados no pulso. Porém, eles ainda podem ser comparados aos smartwatches!

10. Tecnologia Wearable

E, finalmente, em nossa lista de previsões técnológicas precisas nos filmes de ficção-científica nós temos De Volta para o Futuro Parte II. Ao contrário de alguma outra tecnologia prevista que ainda não se materializou (hoverboards, por exemplo), o filme faz algumas outras estimativas tecnológicas futuras precisas.

Uma dessas previsões são os “óculos inteligentes” que assemelham-se assustadoramente aos modernos dispositivos de realidade virtual como o Oculus Rift. Se você assistir o clipe acima, eles também parecem ser capazes de lidar com chamadas telefônicas também.

Essas 10 previsões tecnológicas feitas em filmes e séries de ficção científica estão longe de serem as únicas. E, com séries como Black Mirror e Altered Carbon crescendo em popularidade, é possível que possamos ver que a tecnologia dessas obras se tornará uma realidade nos próximos anos.

Continue lendo
Advertisement

Sou um amante de ciência, livros e games desde que ganhei meu primeiro videogame e pude ler meu primeiro livro completo. Também sou graduando em Ciência da Computação pela UFRGS e programador inveterado nas horas vagas.

Comentários
Subir