Confira como fazer a instalação do Windows 10 a partir de um pendrive

08 - Confira como fazer a instalação do Windows 10 a partir de um pendrive
Confira o passo a passo para instalar o Windows 10 a partir de um pendrive, utilizando a ferramenta Media Creation Tool

A instalação do sistema operacional, seja por upgrade em cima da versão anterior, ou através de uma instalação limpa, é uma das tarefas mais corriqueiras quando falamos de manutenção de computadores.

Tradicionalmente, há mais de uma década, todo esse processo foi popularizado pela formatação via mídia de CD/DVD. Inserir a mídia no drive, realizar toda a configuração necessária, e iniciar o processo de instalação.

Porém já faz algum tempo que não é mais obrigatório e necessário realizar esse procedimento por CD ou DVD, ainda mais com essa busca  constante dos fabricantes em lançar notebooks e ultrabooks cada vez mais finos, onde o drive interno fica de fora.

No campo dos desktops, os PCs de mesa, a produção de drives ópticos também está diminuindo consideravelmente, principalmente com a decisão da Toshiba-Samsung em 2016 de interromper a produção.

drive - Confira como fazer a instalação do Windows 10 a partir de um pendrive

Atualmente é tão difundido o método de instalação do sistema operacional por pendrive, que a própria Microsoft conta com uma ferramenta oficial, a Media Creation Tool, que transfere o Windows 10 direto para um pendrive, tornando essa unidade de disco removível bootavel, isto é, que possa dar o arranque durante a inicialização do computador para que o processo de instalação seja iniciado.

E é justamente essa forma, simples e funcional de instalar o Windows 10 que iremos mostrar pra você. Confira abaixo o passo a passo para criar um pendrive bootavel com o Windows 10 através da ferramenta Media Creation Tool.

Windows 10 no pendrive através da Media Creation Tool

A primeira coisa que você precisa fazer é acessar esse link para realizar o download da Media Creation Tool. Para baixar clique na caixa com a seguinte mensagem “baixar a ferramenta agora”. 

05 - Confira como fazer a instalação do Windows 10 a partir de um pendrive

Na primeira tela do Media Creation Tool, como de praxe, é preciso clicar em aceitar os termos e compromisso para prosseguir.

02 - Confira como fazer a instalação do Windows 10 a partir de um pendrive

 

Na segunda tela já temos acesso às duas funções básicas da Media Creation Tool: atualizar o sistema já vigente no computador ou criar uma mídia de instalação a partir de alguma unidade de armazenamento, incluindo o pendrive, que é o nosso objetivo. Clique nesta opção!

03 2 - Confira como fazer a instalação do Windows 10 a partir de um pendrive

Na próxima tela o Media Creation Tool deixará setado algumas configurações baseadas no seu computador. Como, por exemplo qual será a arquitetura x86 ou x64. Resumidamente, o uso de x64 é recomendando quando seu PC possui acima de 4 GB de RAM, já que a versão x86 conta com uma limitação até esse valor no endereçamento de RAM.

04 1 - Confira como fazer a instalação do Windows 10 a partir de um pendrive

A partir desse ponto a ferramenta iniciará o processo de baixar e passar o Windows 10 para a unidade bootavel, que no nosso caso será o pendrive.

Também é possível adquirir o arquivo ISO, para quem for realizar a instalação por uma mídia de DVD, porém ainda será necessário algum software de gravação para que a ISO seja devidamente passada para a mídia.

Como estamos fazendo esse processo visando o boot por pendrive, a única exigência é que essa unidade tenha pelo menos 8 GB de capacidade – algo totalmente comum e de fácil acesso nos dias de hoje. Antes de clicar em avançar, certifique-se que o pendrive que será utilizado no processo já está devidamente conectado ao computador.

05 1 - Confira como fazer a instalação do Windows 10 a partir de um pendrive

Fizemos esse processo em um pendrive de 32 GB da SanDisk, que devido as demais unidades do computador, recebeu a letra F:

No seu caso pode ser uma letra diferente, não se preocupe, apenas confira se a unidade marcada na tela do Media Creation Tool é a que você realmente escolheu para a instalação, caso mais de um pendrive tenha sido espetado ao computador ao mesmo tempo.

06 2 - Confira como fazer a instalação do Windows 10 a partir de um pendrive

Pronto, agora é só aguardar. O Windows 10 está sendo baixado diretamente para o pendrive, a versão baixada será sempre a mais recente, que atualmente é a Fall Creatos. Ao término do processo seu pendrive já poderá ser utilizado como uma unidade bootavel para a instalação do sistema.

07 - Confira como fazer a instalação do Windows 10 a partir de um pendrive

08 1 - Confira como fazer a instalação do Windows 10 a partir de um pendrive

09 - Confira como fazer a instalação do Windows 10 a partir de um pendrive

Pendrive bootavel pronto

Vale ressaltar que esse é só metade do caminho. Para fazer a instalação propriamente dita ainda é necessário realizar alguns procedimentos no setup, durante a inicialização do computador, para que uma unidade de disco removível (o pendrive) esteja como a unidade de boot primária.

06 3 - Confira como fazer a instalação do Windows 10 a partir de um pendrive

Em nosso caso, o acesso ao setup é feito através da tecla F2, porém cada fabricante lida de uma forma diferente. Teclas como Del e F11 também podem utilizadas. Para deixar o pendrive como dispositivo de boot primário, escolhemos a opção USB Key: SanDisk. Porém a forma de escolha assim como a forma ir ao setup não é padrão, varia de acordo com cada versão da BIOS.

Então, a ordem é o seguinte: deixar como primeiro boot de arranque o pendrive, e o segundo boot a unidade que receberá o sistema, no caso o seu HD ou SSD. Após deixar tudo devidamente configurado, salve, saia do setup. O computador sera reiniciado e a instalação será iniciada 😉

Comentários do Facebook

Receba Notícias por E-mail:

Share via