Confira como liberar espaço em disco na atualização de abril do Windows 10

27955502798 f598ce6921 k - Confira como liberar espaço em disco na atualização de abril do Windows 10
A nova grande atualização do Windows 10 é a Spring Creators Update, entre as novidades está uma forma mais integrada ao sistema para liberar espaço em disco; confira o passo a passo

No dia 30 de abril a Microsoft finalmente liberou o seu mais novo grande update para o Windows 10. Conhecido como Spring Creators Update, o update está sendo distribuído como atualização de abril de 2018 (versão 1803). 

Entretanto, esse update traz algumas novidades interessantes ao sistema, como o Focus Assistant, um gerenciador de notificações melhorado que permite desabilitar totalmente ou parcialmente esses alertas. Além disso, temos também uma série de ajustes para o Microsoft Edge, como a possibilidade de armazenar informações de pagamento e a impressão de páginas da web com a remoção de itens que não são do seu interesse.

Com esse update a Microsoft também está promovendo uma melhor integração na forma como arquivos do disco podem ser liberados. Além disso, arquivos de cache dos navegadores acabam ocupando um bom espaço ao decorrer do tempo sem o usuário perceber. Entretanto, os arquivos de um update passado do Windows também ficam armazenados, ocupando um espaço que poderia ser aproveitado de uma melhor forma. Porém, no próprio sistema é possível realizar a remoção desses arquivos de forma bem simples. Confira abaixo o passo a passo.

Liberando espaço em disco

  • Vá até configurações
  • Clique na primeira opção, sistema

sistema - Confira como liberar espaço em disco na atualização de abril do Windows 10

Procure no menu lateral a opção armazenamento e clique nela

17 - Confira como liberar espaço em disco na atualização de abril do Windows 10

Procure no canto direito da tela a opção liberar espaço agora e clique para acessar

04 1 - Confira como liberar espaço em disco na atualização de abril do Windows 10

A partir desse ponto o sistema fará uma análise interna para determinar que arquivos podem ser removidos. Entre as opções estão os seguintes tipos de arquivos:

Arquivos de log da atualização do Windows:

Arquivos de log contém informações que podem ajudar a identificar e solucionar problemas que ocorrem durante a instalação do Windows

Miniaturas:

O Windows mantém uma cópia de todas as miniaturas de figuras, vídeos e documentos. Isso para que possam ser exibidas em menos tempo quando você abre uma pasta.

Lixeira

A lixeira contém arquivos que você excluiu do computador.

 

É através dessa análise e detalhamento de arquivos que você também pode ter acesso e fazer a remoção das instalações anteriores do Windows. No caso da análise realizada neste exemplo do post, cerca de 38 GB podem ser liberados. Entretanto, somente com a remoção de arquivos das instalações passadas.

Lembrando que ao promover essa remoção a possibilidade de retornar à atualização anterior do Windows 10 fica indisponível. Faça essa remoção apenas quando você tiver certeza que o Spring Creators Update está rodando liso em seu dispositivo.

Como obter o Spring Creators Update?

Por fim, como de praxe, um grande novo update do Windows 10 é liberado de forma gradual para sua base de usuários. Vale lembrar que essa base atualmente está na casa dos 600 milhões de usuários. Assim, pode ser que você ainda não tenha recebido.

Entretanto, caso seja um deles, vá até o Windows Update (configurações > atualização e segurança > verificar se há atualizações) para conferir se o download automático já está disponível. Caso ainda não esteja, a alternativa é recorrer ao assistente de atualização do Windows 10, que você pode baixar clicando aqui.

Fonte(s): Tudo Celular

27955502798 f598ce6921 k - Confira como liberar espaço em disco na atualização de abril do Windows 10

Comentários do Facebook

Receba Notícias por E-mail:

Share via