Conecte-se conosco
macOS High Sierra

Apple

WWDC 2017: Confira todas as novidades do macOS High Sierra

Mais uma atualização do que um sistema completamente novo, o macOS High Sierra traz interessantes mudanças por baixo do capô

Apple apresenta o novo macOS 10.13 High Sierra

Como todos anos, a WWDC 2017 trouxe as novidades da Apple para o mercado. Dentre os anúncios feitos, o macOS High Sierra foi um dos destaques. As principais novidades e mudanças do sistema operacional você vai conhecer agora.

Pouco se sabia sobre os novos incrementos do sistema operacional até a tarde de hoje (06). Rumores davam conta de melhorias no design e da possível implementação do Apple File System (APFS). De fato, o APFS foi adotado e refinamentos em vários programas nativos também foram anunciados.

Melhorias no Mail e no Safari

macOS High Sierra

O novo app de email, por exemplo, consegue se dividir em dois

De acordo com Craig Federighi, vice presidente de engenharia de software da Apple , o Safari é de longe o mais rápido dentre todos os browsers para desktop. Além da performance líder de mercado, o navegador vem agora com a funcionalidade de Autoplay blocking, que bloqueia instantaneamente a reprodução automática de vídeos e sons em páginas da internet. Outra melhoria foi a implementação do Intelligent Tracking Prevention, que, de acordo com Federighi, irá assegurar a privacidade dos usuários evitando o rastreamento e a captura de informações por cookies e trackers.

Outro ponto de avanço foi o serviço de email do macOS High Sierra: a nova versão do aplicativo pesa 35% a menos no disco – além de trazer outras novidades, como a funcção Screen Split, permitindo dividir a caixa de email em duas partes ocupando a tela por inteiro.

Novidades para o Photos

O editor de fotos do macOS está mais completo e profissional

As maiores mudanças em apps do sistema foram feitas no software de Fotos do macOS: além de uma nova forma de visualizar as imagens, mais categorias e filtros de busca foram implementados; se tornou possível, por exemplo, buscar imagens apenas com tags. Melhorias no reconhecimento de faces –  e na sincronia automática entre as fotos , categorias e álbuns, também estão presentes na nova versão.

Novas funcionalidades de edição também foram adicionadas. O principal exemplo é a possibilidade de alterar a cor de alguns elementos na foto, tudo no aplicativo nativo do sistema. Segundo a Apple, caso o usuário deseje, essas alterações poderão ser exportadas em softwares profissionais, como o Photoshop.

AFPS e melhorias de vídeo

macOS High Sierra 4

Introduzido primeiro no iOS, o AFPS gerencia arquivos de forma inteligente e rápida

Como já era esperado, a Apple anunciou a adoção do AFPS como o novo sistema de arquivos padrão do macOS. Algumas das melhorias que ele traz são:

  • Criptografia nativa;
  • Cópia instantânea de diretórios e arquivos;
  • Mais responsivo do que sistemas anteriores;
  • Operações de metadados paralelizadas.

Não só mais confiável, o AFPS parece ser muito mais rápido que o padrão anterior. Durante uma das demonstrações, Federighi mostrou como o novo sistema é instantâneo na hora de clonar arquivos do próprio dispositivo, por exemplo.

A Apple também atualizou o padrão de compressão dos vídeos no macOS High Sierra: a versão utilizada agora é a H.265, que é até 40% mais eficiente que a sua antecessora na hora de comprimir as filmagens. Também segundo a Maçã, o novo padrão, que entrega mais qualidade ao usuário final, deve ser portado às fotos em formato JPEG.

Nova API gráfica

Metal 2

A Metal 2 é uma atualização da API gráfica da Apple

A Metal 2, uma nova versão da API gráfica da Apple, também foi anunciada. Além de melhores ferramentas de teste e análise, algo de total interesse para os desenvolvedores, a Metal 2 possui até 10 vezes mais capacidade de Draw Calls  o que significa um maior poder de renderização, basicamente.

Entretanto, uma das novidades mais interessantes do plugin deve ser o suporte para aplicações VR. O Metal para VR, como foi chamado, é totalmente preparado para gráficos em 360º a aposta neste quesito é tão alta que será possível utilizar uma GPU externa, conectada ao Mac via Thunderbolt, para gerenciar renderizações mais ‘pesadas’.

Ainda no campo da Realidade Virtual, a Apple anunciou parcerias com a Valve, Unity e Epic Games, tudo para otimizar a sua própria API. Não sabemos bem o que isso significa, mas ver a Maçã de mãos dadas com fortes nomes da indústria dos games pode ser uma ótima notícia mesmo que, por ora, não saibamos nada.

Por fim, concluímos que o novo macOS até trouxe algumas melhorias nos seus aplicativos, mas a aposta será na Realidade Virtual e, talvez, nos games.

Vale lembrar que, embora Tim Cook tenha aberto a WWDC na tarde de hoje (05), outras novidades também foram e serão apresentadas. Portanto, fique atento ao Showmetech e não perca nenhum dos lançamentos e atualizações mostrados hoje, e aqueles a serem mostrados nos próximos dias!

Engenheiro eletro-eletrônico. Apaixonado por eletrônica, programação e ciências em geral. Escritor e redator por paixão à escrita.

Comentários

Mais de Apple

Dica

Advertisement

Mais Lidas

Advertisement

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

Subir