Confira soluções para problemas na instalação de atualizações do Windows 10

windows 10 logo 1
Seu computador não instala as atualizações do Windows 10 ao reiniciar? Nós temos a solução!
Anúncio
Confira soluções para problemas na instalação de atualizações do Windows 10

Para qualquer usuário do Windows não existe coisa pior do que as atualizações do sistema. Especialmente aquelas referentes ao Windows 10, que podem ocorrer quando o sistema está encerrando ou sendo reiniciado, tomando um tempo precioso do usuário que não pode fazer nada com a máquina. Se você já teve problemas na instalação de atualizações do Windows 10 quando estava reiniciando o computador, nós montamos este artigo em que exploramos algumas soluções para este problema.

Instalação manual do Windows 10

Antes de tentar realizar algumas das soluções apresentadas neste artigo, lembre-se de realizar o backup dos arquivos de sua máquina caso ocorra algum problema durante os procedimentos! A primeira solução para esse tipo de problema com as atualizações é tentar instalar elas de forma manual. Porém, antes precisamos definir quais são e como funcionam os diferentes tipos de atualizações manuais:

  • Windows Update: quando você verifica por novas atualizações, a Microsoft disponibiliza uma única correção para parte do Windows 10. Estas tendem a ser pequenas e específicas – por exemplo, uma atualização de segurança que corrige um problema no Adobe Flash Player ou protege o sistema de uma ataque de vírus ransomware.
  • Cumulativa: inclui uma coleção de atualizações lançadas anteriormente; ao invés de precisar baixar cada atualização separadamente, elas são unidas em um único pacote. Se você possui atualizações incluídas na atualização cumulativa que já instalada, elas não serão instaladas.
  • Cumulativa Delta: outro tipo de atualização é uma delta. Este é o tipo mais vantajoso para usuários com velocidade de conexão limitada, já que são baixadas apenas mudanças em programas específicos.

Windows 10

Para fazer o download das atualizações de forma manual, você pode acessar o Microsoft Update Catalog através deste link (esse link funciona apenas no Internet Explorer ou Edge). Porém, antes de tudo é importante que você verifique qual é a versão do Windows 10 instalada em seu computador. Para fazer isso, basta digitar a combinação “Tecla do Windows + R”, digitar “winver” e teclar “Enter”. A janela que irá se abrir mostrará o número da build do sistema atual que você pode utilizar para procurar as atualizações no campo de busca do site.

Windows 10

Antes de fazer o download de qualquer atualização, certifique-se de que ela já não foi instalada em seu sistema. Para isso, acesse o Update History através desse link. A Microsoft mantém nessa página um histórico completo de cada atualização presente em cada build do sistema. Depois de fazer essa verificação, você pode começar a baixar as atualizações separadamente a partir do catálogo online, que possui versões tanto para sistemas de 32 ou 64 bits.

Windows 10

Assim que o download da atualização estiver completo, você terá um arquivo executável que basta abrir e seguir as instruções para concluir a instalação. Ao final, lembre-se sempre de reiniciar sua máquina para poder verificar se os erros das atualizações do sistema foram corrigidos.

Resturar a versão do software

Se a instalação manual da atualização não corrigiu seus problemas, uma opção é restaurar a pasta da distribuição do software. Antes de realizar esse procedimento, desconecte seu computador da internet (desligue a Wi-Fi e desconecte qualquer cabo de conexão de rede). Caso você não faça isso, o Windows 10 vai indicar que alguns arquivos estão em uso e não podem ser modificados ou comandos podem não responder.

Além disso, você deve reiniciar seu computador depois de se desconectar da Internet. A forma mais fácil de fazer isso é habilitando o “Modo Avião” a partir da Central de Ações ou pelo atalho do teclado “Tecla do Windows + A”. Após isso, siga os seguintes passos:

1 – Pressione a “Tecla do Windows + X” no teclado e selecione a opção “Prompt de comando (Administrador)” no menu ou “Windows Powershell (Administrador)”;

Windows 10

2 – Encerre os serviços BITS, Cryptographic, MSI Installer e os Serviços do Windows Update. Para fazer isso, digite os seguintes comandos no prompt. Pressione “Enter” depois de digitar cada um dos comandos:

Confira soluções para problemas na instalação de atualizações do Windows 10

net stop wuauserv 

net stop cryptSvc 

net stop bits 

net stop msiserver 

3 – Agora renomeie as pastas SoftwareDistribution e Catroot2. Você pode fazer isso usando os seguintes comandos no prompt. Pressione “Enter” após digitar cada um dos comandos:

ren C:\Windows\SoftwareDistribution SoftwareDistribution.old 

ren C:\Windows\System32\catroot2 Catroot2.old 

4 – Agora, vamos reiniciar o BITS, Cryptographic, MSI Installer e os Serviços do Windows Update.Você pode fazer isso usando os seguintes comandos no prompt. Pressione “ENTER” após digitar cada um dos comandos:

net start wuauserv 

net start cryptSvc 

net start bits 

net start msiserver 

6 – Digite “Exit” no prompt de comando para fechá-lo e reinicie o computador.

Seguindo as instruções de alguma dessas soluções você deverá resolver seus problemas na instalação de atualizações do Windows 10, porém, se o problema se repetir, é altamente recomendável você procurar uma assistência técnica especializada.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Assine nossa Newsletter