Conheça 5 filmes indispensáveis para quem é amante da tecnologia

Foto destacada de A Rede Social (O Filme)
Se você é amante de filmes e gosta daquela pegada mais tecnológica, selecionamos cinco títulos imperdíveis para você ligar a sua SKY TV e começar a maratonar

Se você é fã de tecnologia e adora se manter antenado nas novidades do cinema que tratam do assunto, nós vamos te ajudar! Neste artigo, você vai encontrar os cinco melhores filmes para amantes da tecnologia. As tramas da nossa seleção envolvem tecnologias online, androids, tecnologias espaciais, avanços alcançados durante a guerra e inovações no campo da genética, para você se surpreender com grandes histórias, algumas delas baseadas em fatos reais.

Prepare a sua pipoca, a coberta, escolha o canto mais confortável do sofá e ligue a sua SKY TV para curtir estes cinco grandes filmes feitos para quem ama tecnologias em geral. Já pode contar com muita ação, suspense, drama e claro, ficção científica. Confira a lista a seguir e não esqueça de deixar nos comentários o primeiro filme que você irá conferir:

5 melhores filmes para quem ama tecnologia

A Rede Social (2010)

A Rede Social conta a história de Mark Zuckerberg, no período em que desenvolveu o Facebook
A Rede Social conta a história de Mark Zuckerberg, no período em que desenvolveu o Facebook

Em 2003, durante uma noite de outono, Mark Zuckerberg (Jesse Eisenberg), graduado em análise de sistemas pela Harvard, começa a trabalhar no seu computador, debruçando sobre uma nova ideia. Passados apenas 6 anos e 500 milhões de amigos, Zuckerberg já havia passado a ser o bilionário mais jovem de toda a história, apenas com o sucesso do Facebook, a rede social. É claro que, tudo tem um preço, e não foi diferente com Zuckerberg, que passa a ter complicações em sua vida pessoal e profissional, diante de uma mudança de realidade tão repentina.

O filme é dirigido por David Fincher, da série House of Cards, e figurou entre os melhores títulos do ano na época em 78 listas – em 22 delas foi o número um. A Rede Social recebeu oito indicações ao Oscar, recebendo a estatueta em três. Sua bilheteria mundial foi de 224,9 milhões de dólares.

Blade Runner (1982)

Blade Runner não convenceu o público americano na época, mas nos anos seguintes se tornou o maior nome do gênero Cult
Blade Runner não convenceu o público americano na época, mas nos anos seguintes se tornou o maior nome do gênero Cult

O roteiro escrito com base na obra literária “Do Androids dream Of Electric Chip?”, foi ofuscado na época do seu lançamento, mas hoje é considerado referência quando o assunto é ficção científica. Um filme muito à frente do seu tempo, que se passa em um cenário onde os seres humanos vivem uma escassez na terra, um verdadeiro colapso tanto em seus recursos quanto em sua moralidade, e, com isso, passam a explorar outros planetas. Então, uma grande empresa de tecnologia desenvolveu androids com aparências humanas, inteligência equiparável e habilidades físicas bastante superiores.

Ao atingirem a versão conhecida como Nexus 6, os androids conhecidos como replicantes, que trabalhavam em outros planetas, passaram a se rebelar, matar humanos e regressar à Terra. É então que, Harrison Ford, como Rick Deckard, já considerado o maior caçador de replicantes da história, abandona a sua aposentadoria e volta à ação para deter os androids rebeldes.

O filme foi dirigido pelo diretor Ridley Scott, da franquia Alien, e estrela Harrison Ford no papel principal. Ele foi indicado, na época, para os Oscar de Melhor Fotografia e Melhor Efeitos Visuais. Sua bilheteria mundial em 1982 não demonstrou um sucesso logo de cara, seguido das críticas misturadas. Porém, ao longo dos anos, Blade Runner se tornou um marco na história, sendo inspiração para jogos, filmes e séries de ficção científica, animes e outros projetos da cultura pop.

Recentemente, o longa ganhou uma sequência, Blade Runner 2049, com a volta de Harrinson Ford.

2001 – Uma Odisseia No Espaço (1968)

Um filme que trata dos principais temas da evolução humana, como existencialismo, tecnologia, inteligência artificial e vida extraterrestre. Ficou muito conhecido pelos efeitos especiais utilizados na época e o uso mínimo do diálogo. Atualmente, o filme é visto como um dos melhores e mais influentes já produzidos, e já é preservado no National Film Registry desde 1991.

O enredo discorre sobre a nave Discovery, que foi enviada à Júpiter no século XXI, com uma equipe de astronautas que era liderada por David Bowman (Keir Dullea) e Frank Poole (Gary Lockwood), com a missão de investigar um enigmático monolito. A nave era completamente controlada pelo computador HAL 9000, que durante a viagem entra em pane e busca assumir o controle de toda a nave e eliminar os tripulantes.

2001 – Uma Odisseia no Espaço foi dirigido por Stanley Kubrick recebeu indicações para quatro categorias no Oscar, ganhando em Melhores Efeitos Visuais. Diferente de Blade Runner, o longa foi um grande sucesso de público, apesar de não ter sido muito bem recebido em um primeiro momento, arrecadando 190 milhões de dólares mundialmente.

O Jogo da Imitação (2014)

O Jogo da Imitação conta a história de Alan Turing no período da Segunda Guerra Mundial
O Jogo da Imitação conta a história de Alan Turing no período da Segunda Guerra Mundial

Durante a Segunda Guerra Mundial, os alemães usavam um código que servia para enviar mensagens aos submarinos, e o governo britânico passa a buscar meios de desvendar esse enigma para tentar se antecipar aos ataques. A equipe formada para trabalhar nisso, conta com o matemático de 27 anos, Alan Turing (Benedict Cumberbatch). O seu jeito muito lógico e focado em seu trabalho, o leva a ter problemas de convivência com todos ao seu redor.

O matemático passa a liderar a equipe e seu grande projeto é criar uma máquina capaz de desvendar todas as possibilidades presentes nas codificações do enigma, com o prazo de apenas 18 horas. Não será fácil aprender a trabalhar em grupo para alcançar esse grande objetivo, mas Alan também irá contar com o incentivo de Joan Clarke (Keira Knightley).

O Jogo da Imitação arrecadou cerca de 230 milhões de dólares – para um orçamento de “apenas” 15 milhões de dólares. Ele também foi lançado na 39ª Toronto International Film Festival, em setembro daquele ano, onde ganhou o “Prêmio Escolha Popular de Melhor Filme”, o maior prêmio do festival.

Gattaca – Experiência Genética (1997)

Ethan Hawke, de Uma Noite de Crime, entrelou o longa
Ethan Hawke, de Uma Noite de Crime, entrelou o longa

Vincent Freeman (Ethan Hawke), desde criança, sonha em ser astronauta, mas vive num futuro onde os humanos são criados geneticamente em laboratórios, o que faz com que as pessoas concebidas de maneira biológica sejam consideradas “inválidas”. Vincent tem um código genético com predisposição a adquirir doenças cardíacas, o que faz com que ele troque de identidade para realizar o seu sonho. Após alcançar um lugar de destaque, vê todo o seu disfarce em risco, em decorrência de um misterioso assassinato.

Em 1997, o filme foi indicado em diversas premiações, incluindo Globo de Ouro e Academy Awards.

O que achou da nossa lista? Aproveite o conforto da sua casa e maratone os títulos!

Esta publicação foi patrocinada pela SKY.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta