Conheça 5 formas de se “deletar” da Internet

5 formas de se deletar da internet
Quer saber como excluir seus dados e informações permanentemente da Internet? Nós vamos te ensinar alguns métodos

Se você está lendo esse artigo, é muito provável que suas informações pessoais estejam disponíveis ao público na Internet. E por “público”, queremos dizer todos em todos os lugares da rede mundial. Então, como se excluir da Internet impede que as empresas e outras pessoas adquiram suas informações quando nem mesmo as principais ferramentas de proteção à privacidade funcionam?

Resposta curta: não é tão simples. Infelizmente, você nunca pode se remover completamente da Internet, mas há maneiras de minimizar sua presença online, o que reduziria as chances de seus dados serem divulgados. Neste artigo iremos explorar algumas maneiras de fazer isso.

Exclua ou desative suas contas digitais

Pense em quais redes sociais você tem perfis. Além das grandes, como Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram, você ainda tem contas públicas em sites como Tumblr, Google ou Outlook (antigo Hotmail)? E quanto à sua conta no Reddit? Em quais sites de compras você se registrou?

Para se livrar dessas contas, acesse as configurações da sua conta e procure uma opção para desativar, remover ou fechar sua conta. Dependendo da conta, você pode encontrar essa opção em Segurança ou Privacidade ou algo semelhante.

A primeira forma de começar o processo de exclusão da Internet é deletando todas as suas redes sociais
A primeira forma de começar o processo de exclusão da Internet é deletando todas as suas redes sociais

Se você tiver problemas com uma conta específica, pesquise online “Como excluir conta em …” e depois o nome do serviço do qual a conta deseja excluir. Você deve conseguir encontrar algumas instruções sobre como excluir essa conta específica.

Se por algum motivo você não puder excluir uma conta, altere as informações na conta para algo diferente de suas informações reais. Algo falso ou completamente aleatório.

Remova-se dos sites de coleta de dados

Existem empresas que coletam suas informações. Eles são chamados de corretores de dados e têm nomes como Spokeo, Whitepages.com, PeopleFinder, além de muitos outros. Eles coletam dados de tudo o que você faz online e depois os vende para as partes interessadas, principalmente para anunciar mais especificamente a você e vender mais itens.

Agora você pode procurar por si mesmo nesses sites e depois lidar com cada um individualmente para remover seu nome. O problema é que o procedimento para optar por sair de cada site é diferente e, às vezes, envolve o envio de emails e o preenchimento da documentação física real.

A segunda é se remover de sites de coleta de dados
A segunda é se remover de sites de coleta de dados

De qualquer forma, uma maneira mais fácil de fazer isso é usar um serviço como o DeleteMe na Abine.com. Pelo preço de US$ 129 ao ano, o serviço passará por toda essa burocracia digital para você. Ele verifica de meses em meses para garantir que seu nome não tenha sido adicionado novamente a esses sites.

Esteja avisado: se você se remover desses sites de corretores de dados, também removerá a si mesmo dos resultados de pesquisa do Google, o que dificultará muito para que as pessoas encontrem você!

Remova suas informações diretamente de sites

Primeiro, verifique com sua empresa de telefonia ou provedor de Internet para certificar-se de que você não está listado online e peça-lhes que removam seu nome, se você estiver.

Se quiser remover uma postagem antiga e embaraçosa de um fórum ou um blog antigo que você escreveu no dia anterior, entre em contato com o webmaster desses sites individualmente. Você pode consultar a seção “Sobre nós” ou “Contatos” do site para encontrar a pessoa certa para entrar em contato ou acessar o site “Who Is” e pesquisar o nome de domínio que você deseja contatar. Lá você deve encontrar informações sobre com quem exatamente entrar em contato.

Você não estará se deletando totalmente, mas dificultará ainda mais às pessoas te acharem
Você não estará se deletando totalmente, mas dificultará ainda mais às pessoas te acharem

Infelizmente, os operadores de sites privados não são obrigados a remover suas postagens. Portanto, ao entrar em contato com esses sites, seja educado e diga claramente por que você quer que a postagem seja removida.

Remova informações pessoais de sites na Internet

Se alguém publicou informações confidenciais suas, como o número do CPF ou de uma conta bancária e o webmaster do site em que foram postadas, elas não serão removidas. É possível enviar uma solicitação legal para o Google para que eles excluam.

O processo de remoção pode levar algum tempo e não há garantia de sucesso, mas também é seu melhor recurso se você se encontrar em uma situação muito vulnerável.

Remova resultados de pesquisa desatualizados

Digamos que haja uma página da Web com informações sobre você das quais gostaria de se livrar, como a página da equipe de seu ex-empregador, meses depois de mudar de emprego. Você entra em contato para que eles atualizem a página. Eles fazem isso, mas quando você pesquisa seu nome no Google, a página ainda aparece nos seus resultados de pesquisa – mesmo que seu nome não esteja em nenhum lugar para ser encontrado quando você clica no link. Isso significa que a versão antiga da página é armazenada em cache nos servidores do Google.

Mande seu URL pro Google na esperança de conseguir a remoção
Mande seu URL pro Google na esperança de conseguir a remoção

É aqui que se faz necessário tomar uma ação. Envie o URL para o Google na esperança de que ele atualize seus servidores, excluindo o resultado da pesquisa armazenada em cache, para que você não esteja mais associado à página. Não há garantia de que o Google irá remover as informações em cache por motivos, mas vale a pena tentar exorcizar o máximo possível da sua presença na Internet.

Lembre-se de ser paciente ao passar por esse processo e não espere concluí-lo em um dia. Você também pode ter que aceitar que há algumas coisas que você não poderá excluir permanentemente da Internet.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta

Receba notícias por e-mail