Conheça MagicScroll, o tablet de tela rolável inspirado em pergaminhos

Conheça MagicScroll, o tablet de tela rolável inspirado em pergaminhos
Além de possuir uma tela flexível, o MagicScroll permite rolá-la para visualização de conteúdo na internet.

Telas dobráveis sempre foram um tópico presente quando nos referimos a tecnologias do futuro. E, ao que tudo indica, este futuro pode estar bem próximo, já que o MagicScroll, também conhecido como o primeiro tablet de tela rolável do mundo, acaba de ser apresentado.

MagicScroll ainda é um protótipo

LinkedInRolodex - Conheça MagicScroll, o tablet de tela rolável inspirado em pergaminhos
É possível utilizar as duas rodas laterais do MagicScroll para rolar páginas.

Criado por cientistas da Human Media Lab – um laboratório da Queen’s University – o primeiro tablet de tela rolável ainda não passa de um protótipo. O tablet de tela rolável, possui tela de 7,5″ com resolução 2K, no formato cilíndrico, o que facilita guardar o MagicScroll no bolso. Inclusive, todo o hardware fica dentro do próprio cilindro,  imprimido em impressoras 3D.

Com a tela dobrada ao redor do cilindro, o usuário pode utilizar as duas rodas laterais, que servem para rolar páginas e navegar na internet. Este é um dos pontos fortes do desing do tablet, já que permite a visualização do conteúdo sem que seja necessário fazer malabarismos.

“Nos inspiramos no design de pergaminhos antigos, já que seus formatos permitiam visualizar linhas do tempo de maneira mais natural e ininterrupta”, explica o Dr. Roel Vertegaal, diretor da Human Media Lab.

Mas o que fazer quando se deparar com algum contéudo que você precise visualizar em tela cheia? Basta destacar a tela do corpo e aproveitar todo o potencial do display disponível no MagicScroll.

LinkedInCard - Conheça MagicScroll, o tablet de tela rolável inspirado em pergaminhos
MagicScroll permite visualização completa do conteúdo ao expandir a tela.

Entretanto, por se tratar de um produto em fase de testes, é notável que muitas melhorias ainda serão realizadas. Uma delas, por exemplo, está na aparência do tablet como um todo. Como é possível ver nas imagens, o apararelho ainda é muito grande para os padrões atuais.

“O projeto está nos permitindo desenvolver noções de como as telas desenvolvidas para Tablet não precisam ser planas. Ou seja, qualquer superficie pode ser tornar uma tela”, afirma Vertegaal.

De acordo com os cientistas que desenvolveram o MagicScroll, a ideia é deixar o dispositivo do tamanho de uma caneta. No entanto, ainda não se sabe quando isso será feito.

O que sabemos é que, este mês, o MagicScroll será apresentado na MobileHCI, conferência que ocorre em Barcelona. Lá, será possível descobrir novos detalhes sobre o desenvolvimento do tablet ou até mesmo se ele pode vir a ser comercializado algum dia.

Enquanto isso, confira um vídeo de demonstração do tablet logo abaixo:

Fontes: Tom’s Guide e PCMag.

maxresdefault - Conheça MagicScroll, o tablet de tela rolável inspirado em pergaminhos

Receba Notícias por E-mail:

Share via