Conecte-se conosco

Aplicativos

Conheça o Socratic, um app que faz o dever de casa para você (e mostra como fez)

E se existisse uma forma de resolver um problema complicado e ensinar qual é a resolução do problema? Esta é a proposta do Socratic.

Calculadoras tradicionais são vistas como uma espécie de benéficas e maléficas simultaneamente. Por um lado, ajuda estudantes a não perder tempo em contas muitos complicadas. Por outro, segundo alguns professores, podem prejudicar o aprendizado, executando operações sem que o aluno necessariamente entenda o que está acontecendo. E se existisse uma forma de resolver um problema complicado e ensinar qual é a resolução do problema? Esta é a proposta do Socratic, app disponível para iOS.

Uma verdadeira “Lenwoloppali”

A grande sacada do Socratic é ler uma equação, resolvê-la e mostrar como chegou na solução. Lembra a “Lenwoloppali” de The Big Bang Theory, não? Usando a própria câmera do smartphone, o app lê um problema e mostra um passo a passo de como resolver. Como? Usando soluções similares dentro do próprio banco de dados do Socratic. Caso não encontre a solução, o próprio app a busca no Google, explicando os conceitos necessários para entender o problema.

Mais interessante ainda é que o Socratic não fica restrito apenas a problemas matemáticos. Em teoria, é capaz de resolver problema de qualquer área, de química até história. A forma de uso é a mesma: basta usar a câmera para ler uma pergunta. O “cérebro” por trás do app é a realidade aumentada, usando software livre para simular o cérebro humano. Para o bem do estudante, ele é totalmente gratuito sem limitações.

Infelizmente, ainda não há uma versão para Android, mas é possível experimentá-lo no site oficial. Mas se o seu objetivo é resolver problemas matemáticos, há o Photomath, disponível tanto para Android quanto para iOS. Tem um iPhone ou iPad e já experimentou o Socratic? Conte para nós o que achou nos comentários!

Continue lendo
Advertisement

Apaixonado por livros e ávido devorador de conteúdo, passa um bom tempo separando o que é informação e o que é ruído.

Comentários
Subir