Ontem (28/04) ocorreu a final brasileira da Imagine Cup 2016. O evento é chamado de “Copa do Mundo da Computação” pela organizadora, Microsoft.
Mais de 1600 estudantes de todo o país inscreverem projetos para participar da competição este ano, cuja equipe vencedora ganha o direito de participar da final mundial em Seattle (EUA) e um belo prêmio de 50 mil dólares.
A cerimônia realizada em Belo Horizonte foi apresentada pelo youtuber Lucas Rangel e teve como uma das convidadas a presidente da Microsoft no Brasil, Paula Bellizia.
Mas vamos ao que interessa: as equipes ganhadores nas três categorias Games, Inovação e Cidadania e seus respectivos projetos.
INOVAÇÃO
- Projeto: WitBox
- Participantes: Lucas Casagrande, Alexandre Viebrantz e Eduardo Garcia
- Instituição: UNISOCIESC – Joinville/SC
O vencedor da categoria Inovação é WIT-Box! #ImagineCupBR Parabéns! 🙂 pic.twitter.com/O8tm3hyzKV
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A equipe de Joinville apresentou a WitBox, uma “caixa-preta para automóveis”. O dispositivo registra dados do veículo como velocidade, rotações do motor, estado dos freios e geolocalização. (https://flossdental.com)
Em caso de acidente, estas informações podem ser utilizadas pela equipe de perícia para esclarecer as circunstâncias em torno do imprevisto.
A caixa-preta também pode enviar alertas para o smartphone do dono do carro quando algum tipo problema é detectado.
Os estudantes apontaram o mercado de seguros como potencial interessado em investir neste tipo de equipamento, uma vez que o trânsito brasileiro é um dos mais violentos do mundo, onde ocorrem milhares de acidentes todos os anos.
GAMES
- Projeto: Sonho de Jequi
- Participantes: Alessandra Faria de Castro, Érico Grasso, Ramon Coelho de Souza e Daniel Sanabria
- Instituição: PUC-MG
Na categoria Games, o vencedor é Equipe Tower Up, de MG! #ImagineCupBR pic.twitter.com/dnYJG2k9uz
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O game educativo Sonho de Jequi, recomendado para crianças de 5 a 10 anos, insere o jogador no Vale do Jequitinhonha, região de Minas Gerais onde 47% da população ainda vive em condição de miséria, segundo o IBGE.
O principal objetivo do game é coletar água para aliviar a seca enfrentada pela população do Vale. O estilo visual, em aquarela, é uma referência ao artesanato local.
Ao final de cada fase é apresentada uma imagem real da situação nesta parte do país e o jogador é convidado a fazer uma doação que será revertida para a construção de cisternas e à ONG Cáritas Diocesana Araçuaí.
CIDADANIA
- Projeto: Bridge
- Participantes: Lucas Magon e Talita Dias
- Instituição: USP
Na categoria Cidadania, o vencedor é Team Bridge! Segundo prêmio na tarde de hoje! #ImagineCupBR pic.twitter.com/0PKMZweLej
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Desenvolvido há três anos e testado por mais de mil pessoas, o Bridge é um sistema que utiliza jogos para estimular crianças com limitações motoras e cognitivas com a realização de pequenos movimentos.
A ideia do projeto é tornar a fisioterapia mais acessível e divertida para estes pacientes, o que também torna o processo de recuperação mais ágil. Além dos próprios pacientes, o sistema beneficiaria clínicas, hospitais e universidades.
O Bridge também foi o ganhador da categoria Voto Popular.
Ao todo, mais de 200 mil brasileiros já participaram do evento nos últimos 14 anos, incluindo o grande vencedor da Imagine Cup 2015, o projeto E-FitFashion, da USP.
Fontes: Microsoft Brasil, Exame