Conheça Ryan Murphy, criador de Hollywood, nova série da Netflix

Ryan Murphy
Ryan Murphy é umas das figuras mais importantes da televisão americana e sua nova série, Hollywood, chega dia 1º de Maio na Netflix.

A carreira de Ryan Murphy é fascinante. São 20 anos atuando como criador, diretor, produtor e roteirista de inúmeras séries e filmes que tiveram um impacto imenso na indústria do entretenimento. Para entender como o Murphy chegou em “Hollywood“, sua nova série que estreia na Netflix dia 1º de Maio, é importante fazer uma retrospectiva de sua carreira e de seus principais trabalhos.

Ryan Murphy
Ensaio com Ryan Murphy para a revista The Hollywood Reporter

De uma humilde infância na cidade de Indianápolis, no estado da Indiana, Ryan Murphy relata que além de participar do coral local, ele tinha que esconder sua sexualidade (Murphy é gay assumido) e costumava namorar escondido os populares atletas de sua escola.

Murphy que vinha de uma família de pais conservadores, conseguiu seu primeiro emprego através de seu pai, que trabalhava na indústria jornalística como especialista em circulação.

Depois de alguns anos trabalhando como jornalista para diversos jornais, Ryan Murphy finalmente conseguiu produzir sua 1ª série.

Popular

Esta série de comédia criada por Ryan Murphy e Gina Matthews em 1999, para o canal Warner, durou apenas 2 temporadas. A série acompanha a vida das adolescentes Brooke McQueen e Sam McPherson e todo o drama de um high school americano.

A razão pela qual Murphy alega que a série foi cancelada, deve-se ao fato de que o estúdio proibia a inserção de personagens gays na trama, o que para ele foi o suficiente para abandonar o projeto. Veja abaixo a abertura da série, que é o epítome dos anos 2000.

Depois da sua saída da produção de “Popular“, Ryan Murphy se dedicou à criação de uma série médica.

Nip / tuck

Criada por Ryan Murphy, em seu primeiro projeto solo para a FOX (que se tornaria sua maior plataforma pelos próximos anos), esta série médica de drama acompanha dois cirurgiões plásticos, Sean McNamara e Christian Troy, que comandam uma controversa clínica de cirurgia plástica. Não somente acompanha-se o drama dos pacientes e seus procedimentos cosméticos, mas também a vida pessoal dos protagonistas e daqueles aos seu redor.

Murphy não somente criou, como dirigiu, escreveu e produziu diversos episódios ao longo das 6 temporadas. Foi com o piloto da primeiro temporada que Murphy recebeu sua primeira indicação ao Emmy (prêmio máximo da televisão americana).

Onde assistir? As 6 temporadas estão disponíveis no GloboPlay.

Comer, Rezar, Amar

O reconhecimento permitiu que ele pudesse desenvolver projetos maiores. Em 2010 Murphy estreou como diretor de cinema, com o filme “Comer, Rezar, Amar“, adaptação do romance homônimo de Elizabeth Gilbert. Foi a primeira vez que Murphy recebeu críticas negativas, e realmente não tem como defender o filme. A adaptação é muito superficial e perde toda a nuance do livro no qual se baseou.

Onde assistir? O filme está disponível na Netflix.

Glee

Entre 2009 e 2019, Ryan Murphy participou da produção de nada menos que oito novas séries, quase todas para a FOX, que permitiu que experimentasse com diversos gêneros e temáticas. Muitas destas séries se tornaram favoritas do público e ainda estão com temporadas rolando.

Criada por Ryan Murphy em parceria com Brad Falchuk e Ian Brennan, Glee é com certeza um dos seus maiores sucessos. A série durou 6 temporadas e se tornou um verdadeiro fenômeno. Além das temporadas principais, Glee se desdobrou em reality show (The Glee Project, no qual o vencedor ganharia um papel na série) e em shows ao vivo (um dos shows foi gravado e lançado nos cinemas em 3D).

Glee é uma série musical que acompanha um grupo de adolescentes que se junta ao Glee Club (o coral da escola). A série abordou inúmeras questões no decorrer de suas seis temporadas – algumas com muito sucesso, como o bullying, sexualidade e relações familiares.

Murphy ganhou por Glee seu primeiro Emmy, como melhor diretor pelo piloto da 1ª temporada. A série também venceu por dois anos consecutivos o Globo de Ouro de melhor série de comédia.

Veja abaixo uma das performances clássicas da série:

A série infelizmente foi perdendo o fôlego no decorrer de suas temporadas e terminou em controvérsia, quando um dos atores principais, Cory Monteith, morreu de overdose. Houve um tributo ao seu personagem (nunca foi especificado como o personagem interpretado por ele veio a morrer) e não muito tempo depois a série foi cancelada.

Onde assistir? Todas as 6 temporadas estão disponíveis na Netflix.

American Horror Story

Conheça Ryan Murphy, criador de Hollywood, nova série da Netflix
Dando sustos a uma década.

Lançada em 2011 na FOX, American Horror Story (abreviado como AHS) é o que chamam de série antológica, ou seja, cada temporada aborda um tema diferente. Criada por Ryan Murphy e Brad Falchuk, ao longo desses quase 10 anos de histórias de horror tivemos temporadas brilhantes como “Asylum” (para mim ainda uma das mais assustadoras) e mornas como “Hotel” (que tinha Lady Gaga no papel principal).

A sequência das temporadas e seus temas foi a seguinte (depois da lista, confira os posters):

2011 – Murder House, sobre uma casa mal assombrada.
2012 – Asylum, sobre um hospital psiquiátrico.
2013 – Coven, sobre bruxas no passado e presente.
2014 – Freakshow, sobre um circo de horrores.
2015 – Hotel, sobre um hotel assombrado.
2016 – Roanoke, sobre eventos sobrenaturais em uma fazenda na Carolina do Norte.
2017 – Cult, sobre um político que inicia um culto assassino.
2018 – Apocalypse, sobre o fim do mundo (e mistura elementos das temporadas 1 e 3).
2019 – 1984, sobre um assassino à solta em uma colônia de férias.

Murphy criou um formato tão sólido, que até mesmo o elenco se repete em diversas temporadas. A maior beneficiária foi a atriz Jessica Lange que foi indicada ao Emmy por quatro anos consecutivos, levando o prêmio de melhor atriz em uma série limitada em duas ocasiões: como a problemática Constance Langdon em AHS: Murder House e como Fiona Goode em AHS: Coven.

A série também rendeu a Lady Gaga um Globo de Ouro de melhor atriz pela temporada AHS: Hotel.

American Horror Story foi renovada para mais 3 temporadas, porém as gravações da 10ª temporada foram adiadas devido a atual crise do novo coronavirus.

Onde assistir? As temporadas 1 até 8 estão disponíveis no GloboPlay e na Fox Play.

The Normal Heart

Em 2014, no meio da produção de American Horror Story, Ryan Murphy aceitou dirigir a adaptação para a televisão da peça de Larry Kramer, “The Normal Heart“. O filme feito para o canal HBO aborda as dificuldades de um ativista em trazer atenção para a pandemia do HIV nos anos 80. O excelente filme tem um elenco excepcional, liderado por Mark Ruffalo (o Hulk de Vingadores) e recebeu 16 indicações ao Emmy.

O filme levou 2 estatuetas, uma delas de Melhor Filme (feito para televisão).

Onde assistir? O filme está disponível para assinantes HBO GO.

Scream Queens

Conheça Ryan Murphy, criador de Hollywood, nova série da Netflix
Elenco de Scream Queens

Série criada por Ryan Murphy, Brian Falchuk e Ian Brennan, o mesmo trio por trás de Glee. A série é uma sátira dos filmes de horror dos anos 80 e inclusive uma das personagens principais é interpretada por Jamie Lee Curtis, que foi a “Rainha do grito” dos anos 80 na saga de horror Halloween.

A série, que não vingou com a crítica especializada, mas que tem uma fiel legião de fãs, foi cancelada após 2 temporadas.

Onde assistir? A série infelizmente só está disponível na plataforma Hulu, não disponível no Brasil.

American Crime Story

Outra série antológica, focada em crimes verídicos cometidos nos Estados Unidos. A série foi criada pela dupla de roteiristas Scott Alexander e Larry Karaszewski. Dentre as séries aqui listadas, esta é a primeira que Ryan Murphy não foi o criador. No entanto ele serviu como produtor executivo e dirigiu 5 episódios no decorrer das duas temporadas que foram lançadas até agora.

Conheça Ryan Murphy, criador de Hollywood, nova série da Netflix
Poster da 1ª temporada de American crime Story.

A eletrizante primeira temporada, The People VS OJ Simpson foca no crime e no julgamento do jogador de basquete OJ Simpson, acusado de ter assassinado sua ex-mulher Nicole Brown Simpson e seu amigo Ron Goldman. O elenco absolutamente genial transporta a história baseada em fatos reais com absoluta precisão.

Sucesso de crítica, recebendo 22 indicações ao Emmy, a série levou 9 prêmios, incluindo melhor série limitada e prêmios para seu elenco principal: Sarah Paulson, Courtney B. Vance e Sterling K. Brown.

Conheça Ryan Murphy, criador de Hollywood, nova série da Netflix
Poster da 2ª temporada

A segunda temporada, The Assassination of Gianni Versace, foca no assassino em série Andrew Cunanan e os eventos que o levaram a assassinar o estilista Gianni Versace. No elenco estão Darren Criss, como Cunanan, Edgar Ramirez como Versace, Penelope Cruz como Donatella Versace e Ricky Martin como o Antonio D’Amico, namorado de Gianni.

A temporada tem um tom mais pesado, e com certeza é mais violenta do que a anterior, mas não menos eficiente.

Também sucesso de crítica, a série recebeu 18 indicações ao Emmy, levando 7 prêmios, incluindo melhor série limitada, melhor ator em série limitada para Darren Criss e rendeu a Ryan Murphy mais um Emmy como melhor diretor.

Onde assistir? Ambas temporadas estão disponíveis na Netflix (Temporada 1 e Temporada 2)

American Crime Story volta para mais uma temporada este ano com o título provisório de “Impeachment“. Desta vez os crimes explorados serão os cometidos pelo ex-presidente americano Bill Clinton durante o escândalo sexual envolvendo sua estagiária Monica Lewinsky, que curiosamente está envolvida como produtora da série. A temporada, que já foi filmada, estreia em Setembro.

Feud

Inicialmente concebida como mais uma série antológica, só uma temporada foi lançada: Feud – Bette and Joan.
Criada por Ryan Murphy, Jaffe Cohen e Michael Zam, a série aborda a rivalidade entre divas do cinema Bette Davis e Joan Crawford.

Baseada em fatos verídicos, a rivalidade se deu início no set de filmagem do filme “O Que Aconteceu com Baby Jane?“, o clássico de 1962. A série também foi um grande sucesso de crítica, recebendo 17 indicações ao Emmy, levando apenas 2 prêmios nas categorias técnicas.

Conheça Ryan Murphy, criador de Hollywood, nova série da Netflix

Onde assistir? Infelizmente não está disponível nos serviços de streaming brasileiros.

9-1-1 e 9-1-1: Lone Star

9-1-1 é uma série criada por Ryan Murphy, Brad Falchuk e Tim Minear e foi lançada em 2018. A série, que se passa em Los Angeles, acompanha a vida de policiais, paramédicos, bombeiros e atendentes da central de atendimento enquanto respondem a chamadas de emergência.

Grande sucesso de audiência na FOX, a série já foi renovada para uma 4ª temporada.

Devido ao sucesso da 3 primeiras temporadas, a FOX encomendou um spin-off, chamado 9-1-1: Lone Star, que segue a mesma premissa, porém a trama se passa em Austin, Texas. A série que estreou em Janeiro de 2020, foi bem sucedida e já foi renovada para uma 2ª temporada.

Conheça Ryan Murphy, criador de Hollywood, nova série da Netflix
Rob Lowe e Liv Tyler no spin-off
9-1-1: Lone Star.

Onde assistir? 9-1-1 está disponível na FOX Play e reprisa no próprio canal FOX. Já 9-1-1 Lone Star ainda não está disponível na plataforma.

Pose

Lançada em 2018 na FX, a série criada por Ryan Murphy, Brad Falchuk e Steve Canals se concentra em personagens na então obscura cultura dos chamados “balls” da década de 80. Estes bailes serviam como um escape para a comunidade LGBTQ daquela época e a série é muito convincente em mostrar esse universo em que as minorias, principalmente afro-americanas e latinas, tinham muitos obstáculos para superar.

A série também aborda a pandemia do HIV e tem uma brilhante atuação do consagrado ator da Broadway, Billy Porter, que foi consagrado com um Emmy de melhor ator em série dramática. Pose fez história com o maior elenco de atrizes trans da história.

Foram duas temporadas de absoluto sucesso, inclusive a 2ª temporada tem a melhor aceitação de Murphy no site Rotten Tomatoes com 97% de aprovação. A FX já renovou para uma 3ª temporada.

Onde assistir? Somente a 1ª temporada está disponível na Netflix.

O novo Rei da Televisão

Com tantos sucessos debaixo do braço, Ryan Murphy começou a receber propostas de outros canais e de outros gigantes do streaming. Em 2018 a Netflix, que já exibia algumas das suas séries, fez uma proposta que ele não poderia recusar: 300 milhões de dólares, para que Murphy produzisse conteúdo exclusivo por 5 anos.

Foi o maior contrato da história da televisão.

Conheça Ryan Murphy, criador de Hollywood, nova série da Netflix
Capa da revista TIME de Setembro de 2019, com Ryan Murphy sendo chamado o Rei da TV.

The Politician

Primeira série do seu milionário contrato com a Netflix, a série criada pelo trio Ryan Murphy, Brian Falchuk e Ian Brennan (mesmo de Glee e Scream Queens) acompanha um jovem ambicioso no Ensino Médio e sua corrida pela presidência do conselho escolar.

Ano passado elegemos aqui no Showmetech a série como uma das melhores originais Netflix do ano.

A série foi renovada para uma 2ª temporada. Caso não tenha assistido ainda, confira o trailer abaixo:

Onde assistir? The Politician está disponível para assinantes da Netflix.

Hollywood

E finalmente chegamos em Hollywood! A série criada por Ryan Murphy e Ian Brennan foca em um grupo de atores e cineastas em Hollywood após a Segunda Guerra Mundial, enquanto tentam alcançar a fama, não importando as consequências.

A ideia dos realizadores é mostrar uma visão ficcional da chamada “Era de Ouro” de Hollywood, e mostrar que o sistema cheio de preconceitos da época, especialmente em termos de raça, sexualidade e gênero, não mudou muito.

No elenco estão Darren Criss, em sua quarta colaboração com Murphy (Glee, AHS: Hotel e Versace), a diva da Broadway Patti LuPone (que foi a antagonista na 2ª temporada de Pose) e Jim Parsons (o Sheldon da série Big Bang Theory).

Todos os 7 episódios estão disponíveis na Netflix desde dia 1º de Maio.

Confira o trailer abaixo!

E você? Está curioso por Hollywood? Qual a sua série favorita criada por Ryan Murphy? Deixe nos comentários!

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter