Console Wars, da HBO, explora a rivalidade entre Sonic e Mario

Console Wars, da HBO, explora a rivalidade entre Sonic e Mario
Console Wars conta como, durante a década de 1990, Sonic e Mario disputaram um lugar no quarto de cada jogador de videogame

Lançado no dia 3 de novembro, o documentário Console Wars conta em detalhes como se iniciou a primeira “guerra de consoles” nos anos 1990 quando a Sega e a Nintendo rivalizaram pelo controle do mercado de games com seus mascotes — Sonic e Mario — se tornando protagonistas dessa guerra. O documentário está disponível no canal por assinatura HBO e também pelo HBO GO, disponível para Android e iPhone (iOS).

Sonic e Mario em um combate feroz nas Console Wars

Originalmente, o documentário Console Wars foi apresentado durante o Festival de Filmes SXSW 2020, retratando a concorrência entre a Nintendo, líder japonesa do segmento, e a então novata Sega, que lançou Sonic como o primeiro rival do consagrado personagem Mario. Esta “guerra dos consoles” estabeleceu a base para o desenvolvimento da indústria de videogames atual.

O documentário foi produzido e dirigido por Jonah Tulis e Blake J. Harris, autor do livro A Guerra dos Consoles: Sega, Nintendo e a Batalha que Definiu uma Geração (Console Wars: Sega, Nintendo, and the Battle That Defined a Generation, título original em inglês). Console Wars tem produção executiva do comediante Seth Rogen e de Evan Goldberg — ambos indicados ao Emmy de Melhor Roteiro em Série de Variedades.

Publicidade da Sega contra a Nintendo
A rivalidade entre Sega e Nintendo era tão acirrada que a Sega até mesmo criava campanhas publicitárias contra a concorrente

Não estranhe se você notou alguma semelhança entre esse documentário e outra produção semelhantes sobre games, High-score (GDLK, título original em inglês) da Netflix. A série aborda diversos momentos da história dos videogames, enquanto Console Wars somente retrata um episódio específico dessa longa história cheia de reviravoltas.

A Nintendo salvou a indústria dos videogames depois do “crash de 1983” (quando o segmento de games se tornou tão saturado de títulos de péssima qualidade que as vendas despencaram). Conquistando o público com títulos como Super Mario Bros., The Legend of Zelda, entre outros, a Nintendo dominou o mercado de games por boa parte da década de 1980.

Porém, no início dos anos 1990, a Sega surgiu como uma concorrente feroz para tentar rivalizar com a gigante japonesa que estava dominando o mercado de games. Console Wars trata desse momento da história dos videogames no qual a Sega teve que criar um mascote às pressas para competir com Mario, surgindo então o design de Sonic.

Sonic e Mario nas Console Wars
Deixando a rivalidade para trás, atualmente as únicas “guerras” que Sonic e Mario travam nos games é disputas esportivas amistosas

O que aconteceu nos anos seguintes — até a saída da Sega da produção de consoles no início dos anos 2000 — foi uma disputa por espaço na casa de cada jogador com comerciais na televisão, anúncios em revistas e uma rivalidade que marcou para sempre uma geração. Sonic e Mario ainda são rivais, mas atualmente o máximo que eles disputam é uma partida esportiva amistosa em alguma modalidade olímpica nos games que são lançados em comemoração aos Jogos Olímpicos.

Confira a seguir o trailer de Console Wars, documentário exclusivo na HBO:

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter