Conecte-se conosco

Android

Controlando um celular Android a partir de um computador

Aprenda nesse post como fazer para sentar-se ao seu desktop e ao mesmo tempo estar controlando um celular Android

Muitas pessoas me perguntam por um aplicativo que permita ver e controlar o smartphone (android) pelo PC. Existiam algumas alternativas para windows mobile e sempre senti falta de uma boa opção para o robozinho.

Quando falamos de controlar o smartphone, é comum gerar muita confusão e surgirem diversas sugestões de aplicativos que não fazem o que realmente se espera. A maioria dos programas disponíveis e divulgados permitem copiar arquivos, desinstalar programas, fazer backup, gerenciar contatos, mas não é esse tipo de interação que queremos e sim usar completamente o celular através do computador.

Para esse artigo, estar  controlando um ceular Android pelo computador como a possibilidade de:

  • Ver a tela do celular no computador em tempo real;
  • Interagir com a tela do celular diretamente no computador usando o teclado e mouse;
  • Utilizar as funções dos botões do celular;

Essa necessidade existe por vários motivos. O principal deles é facilitar a vida de quem está o tempo todo com o celular na mão lendo notificações, e-mails, sms e etc.

Controlando um celular Android pelo computadr

Controlando um celular Android pelo computadr

Hoje vou indicar 2 opções gratuitas para atender a essa necessidade. A primeira precisa de root e funciona via USB, porém apenas em computadores com Windows. A segunda não precisa de root, funciona em Windows, Mac e Linux, porém infelizmente funciona apenas com internet e celulares/tablets Samsung. Quando você menos esperar estará controlando um celular Android pelo computador.

Será necessário instalar os drivers OEM do seu celular. Geralmente esses drivers estão no CD de instalação que acompanha o produto. Se você não possui o CD, faça uma busca na internet por: “driver usb oem <marca modelo>”, substituindo pelas informações do seu celular.

Se você tem root

MyMobiler

O MyMobiler é um programa que atende de forma muito completa a essa necessidade, porém, por enquanto funciona apenas com Windows. Ele possui em sua página um passo a passo da instalação. Através do setup é possível também instalar a parte cliente que deverá ser executada no smartphone. Segue abaixo um breve tutorial de instalação:

  1. Baixar e instalar o aplicativo no computador. Pode ser conseguido aqui;
  2. No smartphone, habilitar a depuração USB Settings > Apps > Development > USB Debuggin;
  3. Baixe e instale do play o aplicativo cliente;
  4. Abra o aplicativo no celular e aguarde o serviço iniciar automaticamente;
  5. Conecte o smartphone ao cabo USB (lembre-se que você precisa ter instalado previamente os drivers OEM);
  6. No computador, clique no ícone do programa que irá aparecer no tray (próximo ao relógio do computador) e clique na opção Connect ou Open Mobiler;
  7. Se tudo estiver certo será aberta uma janela que exibirá a tela do smartphone;
Janela exibida no computador

Janela exibida no computador

Caso tenha problemas, revise os passos acima ou tente seguir esse tutorial mais detalhado. Se a janela apareceu, mas você está com algum problema geral ou de exibição da imagem, tela preta ou algo parecido, tente as dicas que estão aqui.

Como utilizar a janela principal do MyMobiler

Utilizando essa janela é possível usar o mouse como se fosse o seu dedo na tela touchscreen. Para utilizar o teclado, será necessário habilitá-lo nas configurações. Você pode fazer isso de forma fácil apenas tentando usar o teclado em qualquer campo de texto do celular. Nesse momento, será exibida uma opção de seleção de teclado. Clique em “configurar métodos de inserção” e habilite o “Mobiler keyboard”. Em seguida, pressione voltar ou ESC no teclado. Ao tentar usar novamente o teclado, serão exibidas as opções dos teclados instalados e agora irá aparecer o “Mobiler keyboard”. Escolha-o e está pronto.

Utilizando essa mesma janela, na parte superior estão os botões que permitem interagir de outras formas com o celular, como por exemplo utilizar os botões do celular.

Se você é daqueles que adora um atalho, o MyMobile oferece muitas funcionalidades que podem ser acessadas diretamente do teclado. Você pode consultar todos os atalhos aqui.

O MyMobiler apresentou uma velocidade muito boa de exibição da tela do celular, uma ótima resposta ao mouse e teclado, inclusive com todos os acentos funcionando.

Além das funções básicas, o programa permite também capturar a tela em imagem ou vídeo, copiar e colar entre o computador e o smartphone. Além disso, ele automaticamente redimensiona a janela caso o celular passe para o modo retrato. Algumas outras opções também podem ser descobertas por você ao utilizar o aplicativo.

Se você não tem root e tem um aparelho Samsung7

 

Controlando um celular Android pelo computadr

TeamViewer Quick Suport

Muitos já devem conhecer o TeamViewer, aplicativo usado para suporte e conexão remota entre computadores. Já existe há algum tempo uma versão que permite conectar ao computador usando o smartphone, porém, foi lançado uma opção para permitir que seja feito o caminho inverso, que é o que estamos tratando. Ou seja, conectar-se no smartphone usando o computador.

O foco principal do aplicativo é a conexão com o objetivo de suporte remoto a distância, portanto, ele possui apenas a opção de uso através da internet. A vantagem dessa opção é que ela funciona tanto em Windows como Mac e Linux. A desvantagem é que até o momento funciona apenas em celulares e tablets Samsung e está limitado à velocidade da conexão utilizada.

Para usar o sistema, é necessário instalar o aplicativo no computador e no smartphone. O software para o computador pode ser conseguido aqui e para o smartphone aqui.

Após instalar, abra o aplicativo no smartphone e será apresentado um número identificador único que deverá ser inserido no programa instalado no computador para que ocorra a conexão.

Como estamos falando de uma conexão que é feita via internet, e a velocidade de todas as ações irá depender da velocidade da internet que está sendo utilizada, para tentar melhorar um pouco essa sensação, recomendo selecionar a opção “Otimizar velocidade” presente na janela que é exibida no computador no menu “Ver->Qualidade->Otimizar velocidade”.

E aí? Já está controlando um celular Android pelo computador? Conte a sua experiência nos comentários.

 

Analista de qualidade, mergulhador, trilheiro, fotógrafo amador e amante da tecnologia.

Comentários

Mais de Android

Dica

Advertisement


Mais Lidas

Advertisement

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

Recomendado para você



Subir