Cortana ganha novas funcionalidades e suporte para IFTTT

Cortana ganha novas funcionalidades e suporte para IFTTT
A assistente pessoal da Microsoft, a Cortana, ganha suporte a mais aparelhos inteligentes domésticos e também aderiu ao IFTT, abrindo um leque antes inexistente de possibilidades

Na batalha das assistentes pessoais, a Microsoft foi uma das últimas a apresentar a sua. A Cortana chegou impressionando com sua voz natural e respostas descontraídas e precisas. Porém, com a chegada da Alexa, as atenções foram roubadas pela ofensiva da Amazon da agente de infinitas possibilidades e presente em vários dispositivos de casa e em carros.

Nessa concorrência, a Microsoft está trazendo novas funções para a assistente, focadas no uso doméstico. Novos aparelhos domésticos suportados e adesão ao IFTT! Você vai poder dizer “Hey Cortana, Party Time” e as luzes de sua casa começarão a piscar em várias cores. E essa é só uma das novas possibilidades.

Bela, recatada e do lar

Em Outubro de 2017, foi anunciado que a Cortana estaria se conectando com os dispositivos  Samsung SmartThings, Nest, Philips Hue, Wink e Insteon. São aparelhos que fazem uso do conceito de IoT em casa. Você com certeza já ouviu falar da lâmpada inteligente Philips Hue que pode ser controlada por celular.

Cortana ganha novas funcionalidades e suporte para IFTTT
ecobee4 é um termostato inteligente que pode ser conectado à Amazon Alexa, Google Assistente e, agora, Microsoft Cortana

A Cortana passa agora a interagir também com dispositivos ecobee, Honeywell Lyric, Honeywell Total Connect Comfort, LIFX, TP-Link Kasa e Geeni. São diversos aparelhos das mais variadas utilidades, desde termostato até tomada com conexão Wi-Fi.

Com o TP-Link Kasa, por exemplo, você pode dizer “Ei Cortana, desligue o ferro de passar roupa“. Assim será feito e o esquecimento que teve não vai causar o incêndio de sua casa (dependendo de quando lembrou…).

Infinitas possibilidades com o IFTT

A maior novidade é a adesão ao IFTT. A plataforma é a responsável por ligar “coisas”. Por exemplo, através do IFTT você pode selecionar que toda música “favoritada” no Deezer seja salva em sua lista pessoal do Spotify. Alterar a cor do Hue no Telegram. Mudar automaticamente a foto do Twitter quando alterar também a do Facebook.

Cortana ganha novas funcionalidades e suporte para IFTTT
Várias são as ações disponíveis com o IFTT

Com o IFTT a Cortana pode se ligar com diversos outros serviços de maneiras antes não possíveis a ela. Já há 39 habilidades (chamados de Applets, no IFTT) criadas pela Microsoft no IFTT para a assistente pessoal. O importante é que qualquer pessoa pode criar sua habilidade para a Cortana!

Eu criei uma habilidade. Sempre que eu dizer à Cortana: “I’m in a hard time” (eu estou em um momento difícil, em português), a assistente vai adicionar a música Hard Times de Paramore na lista de faixas favoritas do Deezer do usuário. Um uso bem estranho, não é? Essa é a mágica! Dê à Cortana qualquer habilidade que quiser!

Cortana ganha novas funcionalidades e suporte para IFTTT
O IFTT trabalha com 600 serviços nas mais variadas áreas

Os applets são compartilhados no IFTT e podem ser utilizados por qualquer um. A Cortana está disponível para Windows 10, Android, iOS e dispositivos IoT. Para utilizar as habilidades do IFTT, o dispositivo deve estar configurado na região estadunidense, o usuário precisará fazer login no IFTT e adicionar cada applet que deseja.

Gostou das novidades da Cortana? Comente abaixo!

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe seu comentário:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba Notícias por E-mail:

Share via