West tech 15

Corte de 600 milhões de euros não afetará operação da Nokia no Brasil

Avatar of bruno martinez
A fabricante pretende desligar cerca de 10 mil funcionários até 2023, operação da Nokia no Brasil também pode sofrer desligamentos

A Nokia anunciou um plano global de reorganização interna e redução de custos. A fabricante finlandesa informou que a medida não vai afetar a operação da Nokia no Brasil e que também não pretende fechar operações nos outros países onde atua. A estimativa é economizar entre 600 a 700 milhões de euros até 2023, sendo 50% dos cortes previstos para este ano, 15% para 2022 e 35% para 2023.

O processo de redução de gastos vai resultar na demissão de 5 até 10 mil colaboradores nas fábricas da Nokia ao redor do mundo, em um período correspondente entre 18 e 24 meses. A companhia possui atualmente 90 mil colaboradores. Com o corte de despesas, o grupo deve reduzir o número de funcionários para 85 a 80 mil nos próximos dois anos. 

Segundo a Nokia, a quantidade exata de desligamentos vai depender da evolução do mercado até 2023. No último balanço anual as receitas globais do grupo caíram 6% e somente na América Latina a queda chegou a 31%.

Apesar de anunciar que as mudanças não afetarão a operação da Nokia no Brasil, o plano de redução de gastos da fabricante tem impacto global e os cortes propostos irão impactar a maioria dos países, mais cedo ou mais tarde, conforme sinalizou a empresa em comunicado. 

Planos da Nokia para o futuro

5g nokia
Fabricante pretende investir no desenvolvimento de novas certificações com foco na tecnologia 5G

Desde o ano passado, a Nokia anunciou uma reformulação operacional. A empresa atuará com quatro divisões de negócios: redes móveis (Mobile Networks); infraestrutura de redes, serviços em nuvem e Nokia Technologies. 

De acordo com o CEO da Nokia, Pekka Lundmark, os cortes anunciados essa semana serão investidos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), sobretudo, nas divisões de redes móveis e serviços em nuvem.

Para a divisão de redes móveis, a Nokia pretende investir em P&D para quinta geração de serviços móveis (5G) e desenvolver recursos capazes de melhorar o processo de digitalização. Já o segmento de nuvem e rede deverá alinhar e agilizar modelos de serviço para atingir as novas metas da companhia.

Uma das metas da Nokia é fechar 2021 com 70% de vendas de rádio 5G. Lembrando que o leilão do 5G no Brasil, que deverá ser realizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) ainda no primeiro semestre deste ano e a participação da fabricante é aguardada. 

Operação da Nokia no Brasil e um panorama da empresa

Operação da nokia no brasil
Em 2020, a Nokia informou que voltaria a vender smartphones no país e tem planos para fabricar alguns modelos por aqui

Fundada na Finlândia em 1865 pelo empresário Fredrik Idestam, a companhia iniciou suas operações fabricando papel e só receberia o nome Nokia, anos mais tarde. A Nokia Corporation começou a operar com telecomunicações apenas na década de 1960 depois da fusão com a fabricante Salora. Sendo que o lançamento do primeiro telefone móvel só aconteceu em 1987, o modelo Mobira Cityman.

A Nokia conseguiu se consagrar no topo como uma das principais fabricantes de celulares do mundo. Somente em 1994 a companhia vendeu cerca de 20 milhões de unidades do Nokia 2100, tendo atingido marcas incríveis ao longo do anos.

Mas no início dos anos 2000, a Nokia começou a perder participação no mercado de telefonia móvel para empresas como Apple e Samsung. E em 2013, a fabricante acabou vendendo a divisão de celulares para a Microsoft. Porém em 2015 a Microsoft abandonou o acordo, deixando a Nokia impossibilitada de usar o nome em aparelhos por dois anos. 

Em 2017, a Nokia fez um acordo de licenciamento da marca com a HMD Global e voltou a operar no mercado de telefonia móvel. Ano passado, a operação da Nokia no Brasil anunciou que a companhia voltaria a produzir os smartphones no país em parceria com a Multilaser.

Fonte: CNN; Nokia; TELETIME; Registro de marca

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados