Início » EMPRESAS » Apple » Criando uma imagem de disco criptografada no Mac OS X
Apple Geral MacBooks & iMacs TUTORIAIS

Criando uma imagem de disco criptografada no Mac OS X

26 filevault02 - Criando uma imagem de disco criptografada no Mac OS X
Segurança da informação costumava ser apenas um jargão usado no mundo de TI por administradores de sistemas e analistas de suporte. Hoje, esta passou a ser uma necessidade muito mais próxima de nós usuários, que queremos manter nossos dados à salvo, não somente fazendo o tradicional backup, mas também aproveitando novos recursos avançados de segurança como a criptografia de disco...

26 filevault02 - Criando uma imagem de disco criptografada no Mac OS X

Segurança da informação costumava ser apenas um jargão usado no mundo de TI por administradores de sistemas e analistas de suporte. Hoje, esta passou a ser uma necessidade muito mais próxima de nós usuários, que queremos manter nossos dados à salvo, não somente fazendo o tradicional backup, mas também aproveitando novos recursos avançados de segurança como a criptografia de disco.

No Mac OS X, por exemplo, existe um recurso no qual você cria uma imagem de disco “virtual” criptografada, salvando arquivos importantes e mantê-los longe de “bisbilhoteiros”.

Para esta tarefa, precisaremos do Utilitário de Disco, que se encontra em Finder > Aplicativos > Utilitários > Utilitário de Disco. Se você já usa o Mac OS Lion, pode encontrá-lo mais facilmente através do Launchpad.

Após um duplo clique, escolha a  Nova Imagem.

86888481 - Criando uma imagem de disco criptografada no Mac OS X

Dê um nome a sua imagem. No exemplo, eu a chamei de ShowMeTech, salvei na Mesa (Desktop), com um tamanho de 100MB e escolhi a criptografia recomendada. As outras opções, recomendo deixar no padrão. Ao clicar em Criar, defina a senha para proteger seus arquivos. Eu recomendo deixar a caixa de seleção  “Recordar a senha nas chaves” desmarcada, para sua senha não ficar salva no sistema.

80829799 - Criando uma imagem de disco criptografada no Mac OS X

Feito isso, você verá a imagem criada em sua Mesa.

92848716 - Criando uma imagem de disco criptografada no Mac OS X

Com um duplo clique, será requerida a senha que você acabou de criar, para que liberar o acesso à unidade.

66316388 - Criando uma imagem de disco criptografada no Mac OS X

Como você pode ver, sua imagem de disco está montada como se fosse um pendrive ou HD externo, em dispositivos, mostrado no Finder.

33844468 - Criando uma imagem de disco criptografada no Mac OS X

Pronto! Agora você pode salvar seus documentos privados, fotos e o que mais quiser dentro do seu novo “Disco Virtual” e, quando não quiser mais usá-lo, basta ejetar, como faria com um pendrive ou HD externo.

Comentários do Facebook