Criminosos utilizam drones para atrapalhar operação de resgate do FBI

27 - Criminosos utilizam drones para atrapalhar operação de resgate do FBI
O diretor de tecnologia do FBI relatou um caso bem curioso e assustador: criminosos utilizaram um "enxame de drones" para atrapalhar uma operação de resgate dos policiais

De acordo com Joe Mazel, diretor de tecnologia do FBI, em declaração durante o evento XVonential, uma gangue criminosa utilizou drones para atrapalhar os policiais durante uma operação de resgate. Os drones atacaram os policiais e ainda transmitiram imagens ao vivo para o Youtube.

Os policiais estavam acompanhando uma situação em que criminosos faziam reféns, a operação de resgate já estava sendo desenhada, quando um enxame de pequenos drones, que faziam voos rasantes e em alta velocidade, atrapalharam a ação dos policiais.

Mazel não entrou em detalhes sobre a operação, nem se ela foi bem-sucedida ou não, já que o caso ainda está em andamento. O diretor se limitou a dizer que com essa ação dos criminosos a operação da polícia ficou “muito mais difícil”, e que eles ficaram “cegos” durante a ação. Os delinquentes levaram os drones até o local em mochilas.

Situação crítica

drone - Criminosos utilizam drones para atrapalhar operação de resgate do FBI

De acordo com outros funcionários do governo que também participaram do evento, não há soluções tecnologias rápidas ou fáceis de aplicar para coibir o uso de drones por parte dos crime organizado. Embora as forças armadas dos EUA tenham efetivamente implementado equipamentos de interceptação de drones nas linhas de frente na Síria e no Iraque, a maioria dessas soluções é inadequada ou não foi testada nas cidades americanas, onde podem interferir nos sinais de telefones celulares e possivelmente nas aeronaves”, declarou Ahn Doung, diretor executivo de segurança nacional, ciência e tecnologia do DHS .

Casos desagradáveis como o que foi relatado por Mazel não são exclusivos dos EUA. Em um caso na Austrália, um grupo criminoso começou a utilizar drones em um esquema de contrabando, essas aeronaves não tripuladas atuam no monitoramento das autoridades portuárias. Caso os trabalhadores se aproximem de um contêiner que abriga substâncias ilegais ou contrabandeadas, membros da gangue acionam algum alarme falso para desviar a atenção dos seguranças.

Minha primeira vez com um drone: testamos o Mavic Air

O outro lado da moeda também acontece: o uso cada vez mais frequente de drones por parte da polícia para coibir certos incidentes. Confira abaixo o vídeo os novos drones que os policiais dos EUA estão utilizando para filmar cenas de crime e incidentes em jogos esportivos e protestos.

Fonte(s): Defense One

Comentários do Facebook

Receba Notícias por E-mail:

Share via