Hawkeye

HAWKEYE: Crítica, easter eggs e referências no episódio 4

Avatar of amanda almeida
O episódio 4 de Hawkeye diminui o ritmo, mas retorna com alguns mistérios que estavam em aberto nos primeiros episódios. Confira!

O episódio 4 de Hawkeye, “Partners, Am I Right?”, retomou a história investigativa, já que ela ficou em segundo plano no episódio cheio de ação da semana passada. Apesar de permanecer bem ritmado, o show desacelerou acentuadamente, tornando sua natureza episódica mais atrativa; ao fazer isso, nos prendeu a um elemento-chave da trama que havia sido quase totalmente abandonado desde a estreia, e fez um trabalho essencial tanto em seus mistérios centrais quanto na culpa não resolvida de Clint Barton.

Aparição inesperada

Qualquer um que esperava por uma revelação de Wilson Fisk neste episódio, sem dúvida, ficou desapontado ao descobrir que o Rei do Crime não apareceu, mas sim Yelena Belova (o berro que eu dei com a aparição dela!), e a pilha de pessoas irritadas com Clint Barton continua crescendo.

Este episódio de Hawkeye constituiu a primeira vez que vemos Yelena (Florence Pugh) desde que Valentina Allegra de Fontaine (Julia Louis-Dreyfus) astuciosamente apontou a morte de Natasha para Clint durante a cena pós-crédito de Viúva Negra. Parece que esse erro ainda não foi esclarecido o suficiente e provavelmente não ajudará o fato de Clint se sentir responsável pela morte de Natasha quando os dois presumivelmente tiverem a chance de ter qualquer tipo de conversa sobre o incidente com Vormir nos próximos dois episódios.

Hawkeye: crítica, easter eggs e referências no episódio 4. O episódio 4 de hawkeye diminui o ritmo, mas retorna com alguns mistérios que estavam em aberto nos primeiros episódios. Confira!
Yelena Belova de Florence Pugh – Créditos: Marvel Studios / Disney

Kate se entusiasmou pouco com Jack Duquesne no episódio quatro, o que foi lamentável porque o doce romance de Jack e Eleanor foi prejudicado por seu profundo envolvimento com a Máfia dos Agasalhos (e vamos supor que Fisk). Eleanor é definitivamente mais desconfiada do que Jack, apesar dos laços com o submundo do crime de Nova York. Ela sabia exatamente onde enfiar uma agulha na psique de Clint em um esforço para separar ele e Kate.

A luta contínua de Clint para afastar Kate oscilou para frente e para trás como um pêndulo neste episódio de Hawkeye. O par claramente se dá bem, tanto como amigos quanto como parceiros, mas um momento de partir o coração que viu Kate pendurada em um prédio e implorando a Clint para salvá-la (a mesma versão de Ultimato) foi demais para ele aguentar e, mais uma vez, ele tentou cortar seus laços. Não vai funcionar, é claro. Kate é atraente e teimosa e já se preocupa com Clint muito além de seu heroísmo — ela até mesmo aceitou sua confissão de ser o Ronin durante seus contos “minha vida como uma arma”.

Teorias para o futuro do MCU

O relógio que Echo e a Máfia dos Agasalhos estavam atrás no leilão apareceu neste episódio e provavelmente vai nos manter pensando até a semana que vem, pelo menos. O Rolex vintage, recuperado de destroços no Complexo dos Vingadores, é um mistério, mas levou a alguns momentos confusos. 

Clint disse que o relógio pertencia a alguém com quem ele trabalhava há muito tempo, mas Laura mudou sem esforço para um alemão fluente ao telefone quando perguntou a respeito. Seu marido parecia pensar que o fator de risco envolvido era mínimo, mas então disse a Kate que o relógio ainda estava ligado à identidade de seu antigo colega e que se a Máfia dos Agasalhos descobrisse sua identidade, seu disfarce seria descoberto.

Hawkeye: crítica, easter eggs e referências no episódio 4. O episódio 4 de hawkeye diminui o ritmo, mas retorna com alguns mistérios que estavam em aberto nos primeiros episódios. Confira!
Mistério do Rolex ainda está em trama em Hawkeye – Créditos: Marvel Studios / Disney

O uso que Clint faz dos pronomes eles/deles ao falar sobre seu velho amigo de trabalho atrapalhou os esforços para deduzir quem pode ser, mas isso não impediu os fãs da série de tentar resolver o problema. Meu palpite é Laura. Ainda sabemos muito pouco sobre a esposa ridiculamente compreensiva de Clint, mas ela parece ter um passado emergente que será explorado em Hawkeye. Honestamente, se essa coisa terminar com Linda Cardellini chutando um bandido durante o jantar de Natal da família, eu ficaria feliz.

Outros suspeitos incluem Nick Fury e vários Agentes da SHIELD. A Marvel Studios parece estar mais ansiosa do que nunca para trazer de volta elementos de outras séries populares da Marvel para o MCU central. Podemos ver Coulson ou mesmo Harpia aparecer aqui? Hmm. Talvez a maior surpresa fosse a localização do Velho Capitão América ligada àquele relógio.

Conforme avançamos para a próxima semana, vale a pena ter em mente que os ‘episódios cinco’ das séries da Marvel tendem a ser selvagens, e eu acho que diz algo sobre o quão pouco ainda sabemos sobre as motivações pós-Endgame, histórias e hierarquia desses personagens antigos e novos, que eu não tenho ideia do que esperar do Hawkeye.

Easter Eggs

É claro que apesar deste episódio ter nos apresentado bem menos easter eggs do que nos três primeiros, ainda sim, tem uma ou outra coisa que captamos e claro que não poderiamos deixar de comentar aqui, então confira abaixo os easter eggs de Hawkeye episódio 4.

Referência de seta do Boomerang

Em uma cena divertida entre Clint e Kate, ela propõe uma flecha bumerangue, à qual Clint responde: “Por que eu iria querer usar uma flecha bumerangue?”. Isso é engraçado porque nos quadrinhos de Matt Fraction e David Aja, foi exatamente isso que ele usou e deu para Kate. Confira as páginas dessa história em quadrinhos abaixo:

Hawkeye epidosio 4
Hawkeye #3 (2015) de Matt Fraction, Chris Eliopoulos, David Aja, Matt Hollingsworth Créditos: Marvel Comics, Disney+

Camiseta NANKA de Kate

Aqui está outra referência direta aos quadrinhos: a camiseta que Kate usa em Hawkeye #22, durante um momento verdadeiramente importante, aliás. E caso você ainda não tenha usado o Google Translate, “NANKA” significa “alguma coisa” em japonês. Portanto, esta é uma camisa que tem algo nela, literalmente.

Hawkeye episodio 4
Hawkeye #22 (2015) de David Aja (artist) Créditos: Marvel Comics, Disney+

“Bells, Bells, Bells”

Você está pronto para uma referência maluca?! Então: Hawkeye está cheio de músicas de Natal, mas há uma faixa no Episódio 4 que é um corte tão incrivelmente profundo que estou absolutamente pasmo que eles a usaram. Quando Kate está com os LARPers, há uma música tocando que quase ninguém conhece. A música? “Bells, Bells, Bells” interpretada por Anthony Daniels como C-3PO do álbum de férias de Star Wars – Episode V de 1980, Christmas in the Stars.

Wendy Conrad

Continuando a tradição estabelecida no Episódio 2, em que os membros da guilda LARPers recebem o nome de personagens coadjuvantes de vários quadrinhos de Hawkeye (lembra-se de Grills?), O Episódio 4 apresenta mais dois: Bombshell e Oddball da série Hawkeye de 1983. A oficial Wendy Conrad (Adetinpo Thomas) e seu amigo Orville (Robert-Walker Branchaud) são ambos membros da guilda, e esses são os alter egos desses dois vilões de Hawkeye raramente vistos.

Hawkeye episodio 4
Créditos: Marvel Comics / Marvel Studios / Disney – Edição CANVA

Óculos de assassino de viúva negra

Hawkeye: crítica, easter eggs e referências no episódio 4. O episódio 4 de hawkeye diminui o ritmo, mas retorna com alguns mistérios que estavam em aberto nos primeiros episódios. Confira!
Thunderbolts #133 (2009) de Francesco Mattina – Créditos: Marvel Comics, Disney+

O retorno de Florence Pugh ao MCU como Yelena Belova traz a personagem um passo mais perto de seu visual de quadrinhos. Nos quadrinhos, Belova frequentemente usava óculos de proteção com um monte de lentes verdes neon que imitavam a aparência de olhos de aranha. Para os fãs dos quadrinhos, aqueles óculos verdes foram o que provavelmente avisou que o atacante misterioso de Hawkeye era Yelena imediatamente. Vamos torcer para que seja o mais próximo que a Yelena do MCU chegue de sua contraparte nos quadrinhos, porque … uh … Yelena não era uma heroína nos quadrinhos.

Esquecemos de algum outro easter egg? Comente aqui!

Veja também:

E confira também nossas análises dos episódios anteriores de Hawkeye.

https://www.showmetech.com.br/tag/hawkeye/

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados