Crítica: Resident Evil No Escuro Absoluto segue história canônica da série com Leon e Claire

Crítica: resident evil no escuro absoluto segue história canônica da série com leon e claire
Em novo seriado, Resident Evil No Escuro Absoluto aborda eventos acontecidos depois de Resident Evil 4 e antes de Resident Evil 6. Confira nossa análise!

Resident Evil No Escuro Absoluto — ou Resident Evil Infinite Darkness, em seu título original — conta a história de Leon, que foi convocado pelo presidente dos Estados Unidos, seu amigo íntimo, para investigar os acontecimentos numa cidade chamada Penamistão. Ele encontra sua antiga parceira, Claire, que também está envolvida na trama. Confira nossa crítica! Lembrando que você pode acabar vendo algum spoiler!

Cães Ferozes

Após quatro anos de intervalo desde a última animação da série, Resident Evil: A VingançaResident Evil Vendetta, em seu título original — foi lançada hoje a série animada Resident Evil No Escuro Absoluto. Assim como outras animações, filmes e jogos spin-off, este seriado conta eventos que ocorreram, basicamente, durante os eventos do jogo Resident Evil 5, uma vez que o presidente dos EUA agradece Leon por ter salvo sua filha (em Resident Evil 4) e por aparecer outro presidente, eleito em 2008, nos eventos de Resident Evil 6. Nele vemos uma missão feita pelos Cães Ferozes, uma equipe militar enviada para patrulhar a cidade de Penamistão, já que ali houve uma rebelião civil.

Crítica: resident evil no escuro absoluto segue história canônica da série com leon e claire. Em novo seriado, resident evil no escuro absoluto aborda eventos acontecidos depois de resident evil 4 e antes de resident evil 6. Confira nossa análise!
Os Cães Ferozes. Reprodução: Resident Evil No Escuro Absoluto, Netflix.

No início, parece uma história confusa, pois mostra o grupo militar Cães Ferozes num helicóptero, tentando salvar aliados que tiveram o pouso forçado em outro helicóptero, na República do Penamistão, em 2000. Ao tentar salvá-los, foram informados pelo seu capitão que os deixassem e “não se metessem”. Entretanto, a equipe prossegue no resgate e acaba encontrando um deles debaixo de um carro. Eles continuam procurando ajuda, não somente pelo soldado ferido, mas porque há ainda mais civis na área que precisam de socorro.

Leon e a Casa Branca

Seis anos depois, vemos Claire neste mesmo local com a sua conhecida ONG, Terra Save, que ajuda pessoas e locais vítimas de bioterrorismo. Semelhante à BSAA, que combate o bioterrorismo, a Terra Save presta serviços filantrópicos e sociais. Neste momento, Claire encontra um garoto que está num estado de choque pós-traumático tão grande, que não consegue mais falar. Ele então faz um desenho do que presenciou ali anos atrás, mostrando que não houve apenas uma guerra, mas também um ataque zumbi, bem ao estilo que Claire presenciou em Raccoon City.

Resident evil no escuro absoluto
Desenho que o menino mostrou à Claire. Reprodução: Resident Evil No Escuro Absoluto, Netflix.

Depois disso, pulamos para a cena em que há um grupo de seguranças na Casa Branca aguardando uma reunião com o Secretário de Defesa e o presidente, esperando a chegada de Leon ao local. Nesse meio tempo, todos são surpreendidos por um apagão repentino. Um dos seguranças vai vasculhar o local e encontra um homem ferido e, ao tentar ajudá-lo, acaba sendo atacado por ele, que se tornou um zumbi. Ele tenta atirar no homem para retardá-lo e é quase pego, não fosse por Leon que apareceu.

Atire na cabeça, só assim você os para.

Leon S. Kennedy, o experiente agente que sobreviveu ao terror de Raccoon City e salvou a filha do presidente

Depois disso Leon se reúne com os outros e esconde o presidente num bunker (um local seguro, geralmente no subsolo), derrotando todos os zumbis que acabaram aparecendo no local misteriosamente. No dia seguinte, Claire vai até à Casa Branca para pedir assistência ao Penamistão e encontra Leon, ambos conversam um pouco e seguem seus caminhos, com Leon se reunindo com aqueles mesmos seguranças.

Resident evil no escuro absoluto
Leon, Jason e Shen May falando sobre a missão. Reprodução: Resident Evil No Escuro Absoluto, Netflix

Não bastasse seu romance durante os jogos com Ada, apesar de só haver tensão sexual, aqui Leon investe em Shen May, uma das seguranças que — por um acaso — também é oriental, convidando-a para um jantar depois que a missão acabar. Depois do xaveco, Leon passa por um banheiro onde Jason, o outro segurança, está aparentemente nervoso e com uma seringa nas mãos.

Claire: de civil à ativista anti-bioterrorismo

Vemos Claire que começa a investigar o que houve anos antes em Penamistão, descobrindo que quase todos os membros do Cães Ferozes cometeram suicídio. Quando disse acima que a história iniciava de forma confusa, com o desenrolar dos episódios começa a esclarecer, principalmente porque há flashbacks que retomam a guerra no Penamistão, mostrando o que houve de fato, e agora, mostrando os Cães Ferozes numa tenda e ao lado um corpo se debatendo dentro de um saco para cadáveres. Nisso chega Shen May, dizendo ser uma tenente e que ouviu o que eles disseram um pouco antes, no caso, falando sobre um possível extermínio do governo.

Voltamos a Leon e a dupla de seguranças que estão num submarino em rumo à China, que, conforme o Secretário de Segurança, Wilson, está por trás do ataque à Casa Branca. Após uma conversa com Jason, Leon vai até ao piloto, mas todos na sala estão mortos por mordidas. Neste momento, Shen May e Jason entram numa sala e informam que há uma infecção no local, pedem para que fechem as portas e matam todos ali presentes. Enquanto isso, Leon começa a investigar o submarino e encontra centenas de ratos transformados que, até então, eram os responsáveis por tudo aquilo. Leon escapa do ataque e se reúne com Shen e Jason.

Resident evil no escuro absoluto
Momento em que Leon lida com a ninhada. Reprodução: Resident Evil No Escuro Absoluto, Netflix.

No lado oriental do planeta

Eles saem do submarino e atracam próximo à Xangai, seu destino desde o início e entram num hotel. Para entrar, Shen May teve de cortar fitas que selavam o local e Leon logo percebeu que sua faca estava suja de sangue. Desconfiado, Leon confronta Jason para que lhe informe o que houve de fato e Jason expõe tudo: há alguém infiltrado no governo americano que quer iniciar uma guerra entre os EUA e a China, assim, indo à China para provar isso, mas Leon não acredita e atira no rapaz. Shen May tenta atirar em Leon, que desvia, e a moça foge dali. Leon a segue chegando até uma casa luxuosa.

Nesta casa Leon ameaça a moça, que conta exatamente o que houve: ela e Jason foram para a China para conseguir provas sobre o envolvimento de Wilson nos acontecimentos do Penamistão, que, na verdade, foi um teste de armas bioterroristas e Wilson mandou explodir a cidade para que não houvessem testemunhas. Revelou ainda que naquela casa estava seu irmão, Jun See, o soldado que fora salvo pela equipe Cães Ferozes e estava sob tratamento, pois havia sido infectado.

Resident evil no escuro absoluto
Local onde Jun See estava sendo mantido. Reprodução: Resident Evil No Escuro Absoluto, Netflix

Nisso, acontecem duas coisas: em suas investigações, Claire encontra uma casa onde morava um dos Cães Ferozes e se depara com um corpo de alguém que se suicidou e uma carta escondida, falando sobre o envolvimento de Wilson, então, vai atrás de Wilson buscando explicações. A outra coisa foi Jun See, dizendo que havia uma bolsa com inibidores, “remédios” contra a infecção daquele vírus — não ficou claro qual o vírus que estão lidando, uma vez que Resident Evil aborda infecção por vários vírus e/ou parasitas, sendo em dado momento questionado por Leon se aquilo era efeito do T-vírus, visto em Raccoon City.

Depois que Shen May esclarece tudo a Leon, ela ainda revela que a tentativa de Wilson em acabar com tudo falhara, uma vez que haviam chips nos soldados para coletar vários tipos de informações, inclusive em Jun See, que foi retirado e guardado. Shen May foi à Xangai pegar este chip como prova para incriminar Wilson por tudo que fez. A casa é atacada e começa um desabamento, sobrevivendo apenas Leon e Shen May.

Resident evil no escuro absoluto
O chip que estava em Jun See. Reprodução: Resident Evil No Escuro Absoluto, Netflix.

Infiltrado no governo americano

Wilson prepara um pronunciamento para o presidente, com uma abordagem agressiva, culpando a China pelo ataque à Casa Branca e declarando guerra ao país e, ao terminar sua reunião com o presidente, Claire tenta abordá-lo afirmando ter uma carta sobre ele, buscando satisfação sobre aquilo. À noite, Claire teve o apartamento invadido e acabou sendo sequestrada — dois homens foram atrás dela a mando de Wilson e ela conseguiu dominar um deles, mas não sabia haver outro, que acabou golpeando-a.

Depois disso, vemos o presidente a caminho de fazer o discurso preparado por Wilson, mas Leon liga para um dos seguranças que está no local e expõe tudo sobre Wilson, a Casa Branca e os acontecimentos em Penamistão, orientando o garoto e informar o presidente assim que possível. Claire acorda num laboratório, onde Wilson fala sobre seus planos, inclusive sobre o fato dele ter produzido o inibidor e ter chantageado os Cães Ferozes a fazerem o que ele bem entender, se quisessem sobreviver. Ele infectaria o local que quisesse pra vender, então, sua cura.

Resident evil no escuro absoluto
Presa na cadeira, Claire dá uma cabeçada em Wilson. É ela caras. Reprodução: Resident Evil No Escuro Absoluto, Netflix

Heróis de Raccoon City para o mundo

Wilson e os espectadores são surpreendidos por ele que intervém: Jason. Ele aparece para se vingar de Wilson, e sem tomar o inibidor, acaba se transformando num monstro, inclusive com vontade própria — algo pouco visto durante a franquia Resident Evil, geralmente suas vítimas acabam inconscientes do que acontece após a transformação, seja em zumbi ou algum monstro — e morde Wilson. Leon e Shen May chegam e tentam convencer o monstro de tentar resolver aquilo de forma pacífica, sendo que ele queria acabar com o discurso do presidente matando ele e quem mais estivesse por ali. Aí, acontece um embate com os agentes e o monstro.

Enquanto Leon e Shen May vão atrás do monstro, Claire tenta se livrar da cadeira que está presa, pois o local identificou atividade hostil, entrou em estado de autodestruição (como em qualquer Resident Evil que se preze) e começou a encher a instalação de ácido corrosivo. Claire consegue se desvincular da cadeira e Leon a tira dali. Todos tentam parar o monstro, mas só conseguem retardá-lo, até que ele atinge Claire e Leon não consegue feri-lo: ele tentou com uma lança-granadas e outra arma de grande porte, mas acabou perdendo ambas. Em dado momento, Leon vê que o monstro está numa plataforma, então o herói a desvincula, lançando Jason mutado ao ácido.

Nisso, o presidente estava a caminho de seu discurso e foi surpreendido pelo guarda que recebeu as informações de Leon e falando tudo ao presidente, que, no momento do discurso, deixou o feito pelo Wilson de lado e falou sobre apoio ao Penamistão, que resistiram mesmo após a destruição do seu local. Wilson foi visto num local, com outro homem, injetando em si, ao que tudo indica, uma amostra do inibidor. Ao fechar a maleta, estava o símbolo da Tricell, a empresa farmacêutica que prossegue com os feitos da antiga Umbrella Corporation. Leon fica com o chip de Shen May e Claire se despede dele.

Resident evil no escuro absoluto
Os sobreviventes de Raccoon City. Reprodução: Resident Evil No Escuro Absoluto, Netflix

Breve análise de Resident Evil No Escuro Absoluto

Ao que tudo indica, Resident Evil No Escuro Absoluto terá mais temporadas. Apesar de possui a primeira temporada completa, o final deixou um mistério no ar sobre o destino de Wilson, a aparição da Tricell e o fato de Leon investigar aquele chip mais além. Como dito acima, para que haja mais histórias e com o Leon envolvido, provavelmente contariam algo pouco antes dos eventos de Resident Evil 6, pois logo no início, o presidente dos EUA é morto, a não ser que as outras temporadas contem sobre outras personagens e/ou outras histórias.

Os quatro episódios presentes em Resident Evil No Escuro Absoluto são um prato cheio para qualquer fã da série e até para quem não acompanha este universo. Além da ação que pode ser um tanto quanto genérica, Resident Evil ainda trata de matar zumbis, todo o mistério, investigação e conspiração por trás das mortes e bioterrorismo deixam o espectador sempre querendo saber o que acontecerá em seguida: inclusive no último episódio.

Resident evil no escuro absoluto
Muito interessante eles emularem o visual do YouTube antigo durante a trama, que se passa justamente no momento em que a plataforma estava nascendo. Reprodução: Resident Evil No Escuro Absoluto, Netflix

O fato de Jason transformado ter matado Shen May e depois Leon ter matado Jason é algo um pouco trágico, uma vez que ambos eram vítimas de Wilson — que acabou vivo, mas infectado — e provavelmente não veremos mais as figuras posteriormente. O fato das propagandas colocarem ambos nas imagens promocionais, deram a entender que seriam, e realmente são, essenciais à trama, mas infelizmente possuem esse destino.

Resident Evil No Escuro Absoluto, assim como outras animações e filmes animados da franquia de jogos sempre é exibido neste mesmo gráfico, tentando se aproximar da realidade em seus diversos sentidos e isso é um ponto positivo, pois assim como nos jogos, eles tentam retratar tudo aquilo o mais próximo da realidade, uma vez que até a sua história é baseada numa ficção que pode acontecer — não me refiro aos zumbis, mas vai saber né.

E você, assistiu a Resident Evil No Escuro Absoluto? O que achou da primeira temporada? Conta pra gente nos comentários! Se ainda não viu, confira à primeira temporada de Resident Evil No Escuro Absoluto na Netflix.

Veja também:

Se você gosta de análises, confira também sobre a série Loki, da Disney+!

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário