Conecte-se conosco
smartphone roubado por ladrão

Android

Tome estes cuidados com o smartphone ANTES de ser roubado

Ninguém quer ter o smartphone roubado, certo? Mas você sabe quais cuidados deve tomar ANTES disso acontecer?

Uma coisa que ninguém espera é ser roubado, mas infelizmente roubos e furtos acontecem com frequência em nosso país. Um estudo realizado em 2015 afirmava na época que 60 celulares eram roubados por hora nas principais capitais brasileiras. Olhando ao nosso redor nem precisamos de pesquisas e números para saber que isso realmente acontece com frequência, eu mesmo já tive 3 celulares roubados.

Só quem passou por uma situação tão delicada como essa sabe que ser vítima de roubo ou furto pode nos causar diversos problemas. Na última vez que fui furtado, além do prejuízo material, tive que trocar todas as minhas senhas de e-mail, redes sociais, checar meus backups em nuvem para me certificar que nenhuma informação relevante caísse nas mãos dos criminosos. Infelizmente, eu poderia ter ajudado a polícia a prender o bandido que me furtado e até ter recuperado meu smartphone se tivesse me precavido.

Assim como protegemos nossos computadores e notebooks de ameaças virtuais e físicas, devemos fazer o mesmo com nossos smartphones, pois assim como comenta José Matias Neto, diretor de suporte técnico da Intel Security, em comunicado à imprensa, “o smartphone é um computador e que também precisa de proteção adequada.” “Ter uma solução de segurança instalada no smartphone é essencial. Escolha uma solução que além de proteger contra malware, tenha ferramentas de segurança como localizar o aparelho à distância, apagar os dados remotamente, autenticação multifator, entre outras,” completou.

Com base nisso daremos algumas dicas de como proteger seu smartphone antes que ele seja roubado (mas torcemos que isso não aconteça).

Defina uma senha de bloqueio de tela segura

Não precisa chegar nesse nível, mas um bloqueio de tela elaborado já ajuda

Não precisa chegar nesse nível, mas um bloqueio de tela elaborado já ajuda

Deixar seu aparelho sem uma senha de bloqueio de tela não facilita só para stalkers mas também para criminosos. Defina uma senha numérica forte, longa e de preferência com letras e números se possível. Evite senhas simples ou óbvias e desenhos fáceis. A marca dos dedos que fica na tela por causa dos movimentos repetitivos podem entregar sua senha facilmente. A maioria dos aparelhos também permite configuração para apagar os dados armazenados após algumas sequências de senhas digitadas incorretamente.

Saiba o número de IMEI do seu aparelho

Em caso de perda ou roubo, saber o número do IMEI do seu aparelho pode lhe ajudar a bloquear seu uso na operadora. Como já falamos anteriormente, existem várias formas de descobrir o IMEI do seu celular. Leia nosso tutorial ou assista o vídeo abaixo, descubra o número e salve em um local onde você possa ter acesso novamente para bloquear o aparelho como ensinamos aqui.

 

Ter uma solução de segurança instalada e atualizada no seu smartphone

Mulher com smartphone em dúvida

O Android e iPhone possuem ferramentas próprias para localizar o aparelho por GPS, bloquear e limpar seu conteúdo, mas infelizmente a ferramenta do Google não é tão eficaz, pois uma vez o aparelho desligado a ferramenta se torna inútil. A Apple, por outro lado, teve mais sorte com sua ferramenta – que ensinamos como usar aqui – mas ainda assim ter uma solução mais robusta é indicado.

Dentre as soluções gratuitas estão o McAfee Mobile Security, por exemplo, que tem funcionalidades de segurança que permitem localizar o aparelho perdido via GPS, bloquear o aparelho remotamente, soar alarme, apagar dados remotamente e até capturar foto e localização de quem tentar desbloquear o aparelho usando uma senha incorreta.

Já para quem prefere segurança total e controle do seu aparelho existe o Cerberus antirroubo que funciona por meio de uma assinatura anual e tem recursos avançados. Você pode fazer o mesmo que os outros com vários itens a mais. É possível por exemplo, impedir que o Wi-Fi, dados móveis o o próprio aparelho seja desligado enquanto a tela estiver bloqueada. Além disso, ele envia fotos remotamente caso alguém erre a senha mais de uma vez, grava áudios remotamente, faz backup, emite alertas e alarmes.

Sempre faça backup

backup

Nunca deixe seus dados apenas em um local. Hoje temos várias plataformas de armazenamento em nuvem, então mantenha um backup dos contatos, fotos e dados mais importantes para não perdê-los em caso de roubo ou perda do aparelho em uma dessas plataformas ou em um disco rígido.

Seu smartphone sumiu? Troque as senhas

mulher assustada

Não sabe onde seu smartphone está? Já procurou por todo canto e não o encontrou? Acesse suas contas de e-mail e redes sociais o mais rápido possível e troque todas as senhas. Muitas vezes deixamos as contas já logadas no celular e alguma pessoa mal intencionada poderia facilmente acessar os seus dados privados.

Desenvolvedor web, técnico em eletrônica, geek desde criança, nerd e gamer caixista, ama Halo e Gears of War mas está esperando a SEGA lançar outro console porque é fã de Sonic. Entusiasta de tecnologia em geral, ama robôs e PC gaming.

Comentários

Mais de Android

Dica

Dicas para se preparar para a Black Friday

Computadores

Dicas para se preparar para a Black Friday

Por 27 de junho de 2017
Advertisement

Mais Lidas

Advertisement

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

Subir