Documentários musicais e shows

37 documentários musicais e shows para ver no streaming

Avatar de leonardo fernandes
Veja quais títulos mostram bastidores e apresentações de grandes artistas, além de visões mais intimistas das vidas das estrelas.
Índice
  1. Docs sobre música e shows para assistir no streaming
  2. Netflix
    1. Metallica – Some Kind of Monster (2014)
    2. Lady Gaga – Gaga: Five Foot Two (2017)
    3. Barbra Streisand – Sua Música… Suas Memórias… Sua Magia (2017)
    4. Beyoncé – Homecoming: A Film By Beyoncé (2019)
    5. Travis Scott – Voando Alto (2019)
    6. Anavitória – Araguaína/Las Vegas (2019)
    7. Bob Dylan – Rolling Thunder Revue (2019)
    8. Ariana Grande – Excuse Me, I Love You (2020)
    9. Por Trás Daquele Som (2020)
    10. Anitta – Made In Honório (2020)
    11. Shawn Mendes – In Wonder (2020)
    12. Os Paralamas do Sucesso – Os Quatro Paralamas (2020)
    13. Blackpink – Light Up The Sky (2020)
    14. Taylor Swift – Miss Americana (2020)
    15. Sam Smith – Live At Abbey Road Studios (2020)
    16. Jennifer Lopez – Halftime (2022)
    17. Shania Twain – Not Just a Girl (2022)
  3. Disney Plus
    1. Beyoncé – Black Is King (2020)
    2. Taylor Swift – The Long Pond Studio Sessions (2020)
    3. Billie Eilish – Uma Carta de Amor para Los Angeles (2021)
    4. Beatles – Get Back (2021)
    5. Blackpink – O Filme (2021)
    6. Elton John – O Show da Despedida (2022)
    7. Olivia Rodrigo – Dirigindo Até Você (2022)
    8. BTS – Permission to Dance: Ao Vivo em Los Angeles (2022)
  4. HBO Max
    1. Justin Bieber – Believe (2013)
    2. Elvis Presley – The Searcher (2018)
    3. Funk.doc: Popular e Proibido (2020)
    4. Tina Turner – Tina (2021)
    5. Lizzo – Love, Lizzo (2022)
    6. The Weeknd – Live at SoFi Stadium (2023)
  5. Apple TV+
    1. Billie Eilish – The World’s A Little Blurry (2020)
    2. Selena Gomez – My Mind & Me (2022)
  6. Star Plus
    1. Queen – Freddie Mercury: The Final Act (2021)
    2. Hip Hop Uncovered (2021)
    3. Paul McCartney – McCartney 3, 2, 1 (2021)
  7. Prime Video
    1. A Música de 007 (2022)

Neste mês de março de 2023, a lista de documentários musicais e shows no streaming aumentou com a chegada de “Endless Summer Vacation (Backyard Sessions)”: concerto da cantora Miley Cyrus com músicas de seu mais recente disco. E você sabia que o lançamento do Disney Plus é mais um dentre vários do mesmo estilo, que estão em streamings diferentes?

Diversos títulos que se encaixam nesse tipo de produção estão nas plataformas, com artistas que vão do pop e do hip hop ao rock e o funk, internacionais ou nacionais. E enquanto algumas são documentais com bastidores de álbuns ou concertos, outros mostram apresentações gravadas em shows específicos das estrelas; ou até mesmo retratos pessoais de tais figuras famosas. No streaming, a variedade é grande.

O Showmetech preparou uma lista com documentários musicais e shows hospedados, dos mais diferentes nomes da música. Para conferir as dicas, continue lendo o post abaixo.

Docs sobre música e shows para assistir no streaming

Netflix

Metallica – Some Kind of Monster (2014)

Entre os documentários musicais e shows para conferir, está Some Kind of Monster, produção da banda Metallica, lançado inicialmente em 2004. O doc explora momentos da criação do álbum “St. Anger”, divulgado pelo Metallica em 2003, e conta também com depoimentos mais pessoais dos integrantes, falando sobre a carreira, a fama e o processo criativo. A versão da Netflix também conta com um documentário extra, com o reencontro dos diretores de Some Kind of Monster.

Lady Gaga – Gaga: Five Foot Two (2017)

Lady Gaga é a protagonista de Five Foot Two, documentário da Netflix que pontua momentos-chave da carreira da artista: o lançamento do disco “Joanne”, em 2016, que foi um divisor de águas na discografia de Gaga; sua apresentação no Superbowl em 2017; e seu envolvimento político nas eleições presidenciais dos Estados Unidos. O longa também pincela quando Lady Gaga conseguiu seu papel no filme “Nasce Uma Estrela”, e sua luta contra a fibromialgia.

Barbra Streisand – Sua Música… Suas Memórias… Sua Magia (2017)

Dentro dos shows para assistir nas plataformas, está Barbra: Sua Música… Suas Memórias… Sua Magia, concerto de Barbra Streisand que aconteceu em 2016 nos EUA. O show, feito em Miami, em dezembro daquele ano, se tornou uma produção da Netflix, que mescla momentos da apresentação com bastidores de Barbra.

Beyoncé – Homecoming: A Film By Beyoncé (2019)

Vencedor do Grammy de Melhor Filme Musical em 2020, Homecoming é um dos shows para assistir obrigatório para quem gosta da Beyoncé. O documentário da Netflix mescla cenas dos ensaios e da apresentação da artista para seu show no festival Coachella, que aconteceu em 2018 quando Beyoncé foi uma das headliners. O concerto, conhecido entre os fãs da cantora como “Beychella”, foca tanto na produção do evento quanto em momentos pessoais da rotina da diva.

Travis Scott – Voando Alto (2019)

Outro documentário da Netflix que aborda astros da música atual é Travis Scott – Voando Alto, que mostra a ascensão à fama e história do rapper. Cenas do título também apresentam Travis Scott na época do lançamento do disco “Astroworld”, em 2018, e que foi indicado ao Grammy no ano seguinte.

Anavitória – Araguaína/Las Vegas (2019)

Entre os artistas nacionais da lista, a dupla da moderna MPB Anavitória aparece entre os documentários musicais e shows com Araguaína – Las Vegas. A produção da Netflix apresenta as artistas num olhar intimista acerca de suas carreiras, desde a origem na cidade-título até a cerimônia do Grammy Latino de 2017, em que as cantoras venceram na categoria Melhor Canção Brasileira.

Bob Dylan – Rolling Thunder Revue (2019)

Dirigido pelo cineasta Martin Scorsese, o documentário da Netflix Rolling Thunder Revue: A Bob Dylan Story traça momentos da turnê do famoso cantor entre os anos de 1975 e 1976. Dividido entre depoimentos e gravações da época, o projeto com Bob Dylan também conta com participações de figuras do folk e da contra-cultura americana, como as cantoras Joan Baez e Joni Mitchell, e o escritor Allen Ginsberg.

Ariana Grande – Excuse Me, I Love You (2020)

Em Excuse Me, I Love You, a estrela pop Ariana Grande apresenta filmagens profissionais de um dos shows da turnê Sweetener World Tour, feitas em 2019. No doc, é possível conferir trechos da preparação de Ariana para a tour, além de momentos mais íntimos da celebridade com a família e amigos próximos.

Por Trás Daquele Som (2020)

Inspirado no podcast de mesmo nome, Song Exploder (que no Brasil recebeu o nome de Por Trás Daquele Som) é um documentário em capítulos da Netflix, que explora a criação de hits famosos da música. A produção do streaming conta com depoimentos de Dua Lipa, The Killers, Ty Dolla $ign, Alicia Keys, R.E.M. e outros, com imagens feitas nos bastidores das canções.

Anitta – Made In Honório (2020)

Anitta – Made in Honório aborda momentos da carreira e vida pessoal da artista pop brasileira, e o documentário da Netflix apresenta Anitta desde o começo da fama até os anos mais recentes. Com participação de familiares e pessoas próximas à cantora, o doc capitulado é a segunda vez de Anitta na Netflix: em 2018, foi disponibilizada também a produção Vai, Anitta.

Shawn Mendes – In Wonder (2020)

Seguindo a linha de documentários biográficos de artistas, In Wonder coloca Shawn Mendes no centro dos holofotes com imagens de sua turnê, a produção de seu quarto disco e demais temas pessoais. O título mostra o processo criativo de Shawn na música, assim como sua batalha contra a depressão e ansiedade.

Os Paralamas do Sucesso – Os Quatro Paralamas (2020)

Misturando música e registros pessoais, Os Quatro Paralamas discorre a respeito da carreira da banda Os Paralamas do Sucesso, desde os anos 1980 até hoje. Além de falar sobre o trabalho do grupo, o documentário disponível no streaming também fala da relação do conjunto com o empresário, José Fortes. Os Quatro Paralamas foi dirigido por Roberto Berliner, que acompanha o Paralamas desde o início.

Blackpink – Light Up The Sky (2020)

Já no âmbito do k-pop, o grupo Blackpink é destaque em Light Up The Sky, produção que mostra a evolução e carreira do girlgroup desde sua estreia. Cenas de gravações de músicas, shows internacionais e registros da vida das quatro integrantes (Jennie, Lisa, Jisoo e Rosé) estão no doc, que mostra aos fãs um retrato mais pessoal de um dos maiores grupos femininos da atualidade.

Taylor Swift – Miss Americana (2020)

Desde o lançamento dos discos “Reputation” e “Lover” até seu envolvimento com política nos EUA, o título Miss Americana coloca a cantora Taylor Swift no centro da narrativa. O documentário da Netflix, que também foi exibido no Festival de Sundance em 2020, mostra tanto a relação de Taylor com a própria música até assuntos mais pessoais, como a batalha contra o câncer enfrentada pela mãe e como a artista superou dificuldades com a própria imagem.

Sam Smith – Live At Abbey Road Studios (2020)

Se você gosta do cantor Sam Smith, o concerto Live At Abbey Road Studios está disponível para ser visto na Netflix. O cantor vencedor do Grammy apresenta alguns de seus maiores sucessos, e também canta músicas de outros artistas famosos.

Jennifer Lopez – Halftime (2022)

Entre os documentários musicais e shows da Netflix, o longa Halftime explora o preparo da cantora Jennifer Lopez para sua apresentação no Super Bowl de 2020. Com registros dos bastidores de JLo em seus ensaios, o doc também foca na carreira da artista em si, tanto na parte musical quanto na atuação e lançamentos de seus filmes.

Shania Twain – Not Just a Girl (2022)

A cantora Shania Twain também ganhou um documentário biográfico, que está disponível no streaming: “Shania Twain: Not Just a Girl”. A artista country canadense fala sobre a trajetória de sua vida na música, desde o início na cidade de Nashville, até se tornar uma figura internacional.

Disney Plus

Beyoncé – Black Is King (2020)

Baseado nas canções do disco “The Lion King: The Gift”, o longa musical Black Is King coloca Beyoncé novamente entre os filmes e documentários para assistir da lista. A artista faz uma nova interpretação da história de “O Rei Leão”, para uma nova audiência, e a produção foi lançada um ano após a chegada do live action da Disney nos cinemas.

Taylor Swift – The Long Pond Studio Sessions (2020)

Para promover o disco “Folklore”, lançado em 2020, Taylor Swift lançou no catálogo do Disney Plus o documentário The Long Pond Studio Sessions. Com participação dos produtores do álbum, a artista conta detalhes do processo criativo do lançamento, além de performar as músicas de forma exclusiva para o longa.

Billie Eilish – Uma Carta de Amor para Los Angeles (2021)

Em Uma Carta de Amor para Los Angeles, Billie se une ao irmão Finneas, também cantor e produtor da artista, para apresentar as músicas do disco.

Beatles – Get Back (2021)

Dirigido pelo cineasta Peter Jackson, Get Back apresenta aos fãs dos Beatles registros que se tornaram históricos para a banda. No caso, a produção mostra filmagens feitas em 21 dias, durante o ensaio do quarteto para o seu primeiro reencontro nos palcos após dois anos, em 1969. O período em que os Beatles ensaiaram as 14 músicas de tal apresentação está entre os documentários para assistir no Disney Plus.

Blackpink – O Filme (2021)

Mais uma vez na lista, o grupo Blackpink agora aparece no Disney Plus com o documentário em comemoração aos cinco anos de carreira. O longa também explora momentos de sua trajetória, com entrevistas de cada uma das quatro.

Elton John – O Show da Despedida (2022)

Em 2022, o famoso cantor Elton John anunciou sua aposentadoria dos palcos; mas não sem antes realizar uma última turnê mundial. No streaming, entre os shows para assistir está Elton John: O Show da Despedida, último concerto do artista feito nos Estados Unidos. Nesse caso, a apresentação filmada foi a realizada no Dodger Stadium, palco em que Elton John também fez uma das performances mais icônicas de sua carreira em 1975.

Olivia Rodrigo – Dirigindo Até Você (2022)

Em 2021, a cantora Olivia Rodrigo divulgou seu primeiro álbum da carreira, “Sour”, e, no ano seguinte, o Disney Plus lançou um doc especial com a artista. “Dirigindo Até Você (SOUR: o filme)” mostra detalhes da criação de tal disco de Olivia, numa mistura de relatos pessoais, filmagens de bastidores e apresentações do projeto.

BTS – Permission to Dance: Ao Vivo em Los Angeles (2022)

E voltando para o K-pop, o grupo BTS está no streaming com o show da turnê Permission to Dance on Stage, que aconteceu entre 2021 e 2022. A produção, que consta entre os documentários musicais e shows para conferir, possui um setlist com diversos sucessos da discografia do conjunto, filmada no concerto que ocorreu no SoFi Stadium, na Califórnia.

HBO Max

Justin Bieber – Believe (2013)

Lançado há quase dez anos, o documentário Believe de Justin Bieber está disponível no catálogo da HBO Max. Na linha de outros títulos mencionados na lista, o longa aborda a vida pessoal de Justin, junto de filmagens feitas ao longo de sua vida, desde o começo da carreira até a época de estreia do doc.

Elvis Presley – The Searcher (2018)

Elvis Presley: The Searcher consta entre os documentários para assistir na HBO Max. Para quem tem vontade de conhecer um pouco mais sobre a discografia do cantor, a produção explora bastidores de suas canções e como Elvis desenvolveu seu estilo musical.

O funk marca presença entre os documentários musicais e shows com Funk.doc: Popular e Proibido. A partir de entrevistas com Ludmilla, MC Carol, Tropkillaz, Valesca Popozuda, Mr. Catra e outros, o doc em seis episódios explora o gênero musical e seu impacto no Brasil, e como ele pode ser uma ferramenta para combater preconceitos e quebrar estigmas sociais. A trajetória do funk também é mostrada nos capítulos da série documental.

Tina Turner – Tina (2021)

Tina Turner aparece na seleção de docs com a produção homônima, que também discorre a respeito da carreira e legado da artista para a música. O documentário compila 60 anos da vida de Tina, com filmagens realizadas ao longo das décadas e mostradas de forma inédita aqui.

Lizzo – Love, Lizzo (2022)

Abordando a luta de uma artista para conquistar seu espaço na música, o documentário Love, Lizzo mostra os bastidores da trajetória da artista vencedora do Grammy. Desde a infância até a fase adulta, passando pelas primeiras experiências musicais até a chegada ao estrelato, Lizzo mistura arquivos pessoais com trechos de apresentações e é uma dica imperdível da lista de documentários para assistir.

The Weeknd – Live at SoFi Stadium (2023)

Após quebrar recordes e chegar ao topo das paradas com o disco “After Hours”, o cantor The Weeknd aparece na HBO com uma performance de um dos shows da tour promocional. “The Weeknd: Ao Vivo do SoFi Stadium” leva a turnê para o streaming com o setlist de sucesso do artista.

Apple TV+

Billie Eilish – The World’s A Little Blurry (2020)

Billie Eilish volta à lista de documentários para assistir com The World’s A Little Blurry, produção que destaca momentos importantes de sua recente carreira. A artista pop aparece na época da criação de seu primeiro álbum, e também em shows feitos na sua primeira turnê internacional. Billie é apresentada no documentário em cenas com a família e amigos próximos, dando ao título um caráter mais intimista.

Selena Gomez – My Mind & Me (2022)

A cantora Selena Gomez mostra ao público momentos mais vulneráveis de si mesma em My Mind & Me, doc da Apple TV+ lançado no ano passado. Enquanto Selena traça sua vida a partir de acontecimentos de sua carreira e vida particular, os fãs também podem conferir um retrato mais pessoal de como a artista lida com as adversidades, e está sempre se superando.

Star Plus

Queen – Freddie Mercury: The Final Act (2021)

Entre os documentários para assistir no Star+, Freddie Mercury: The Final Act está presente para representar a banda Queen. Aqui, os integrantes do conjunto relatam os momentos finais do vocalista antes de sua morte, e a trajetória de Freddie Mercury é contada em paralelo à criação de seu show de tributo, feito para ajudar na quebra de paradigmas sobre o diagnóstico de AIDS/HIV no mundo.

Hip Hop Uncovered (2021)

O mundo do hip hop é destrinchado na produção Hip Hop Uncovered, com entrevistas de nomes importantes para o cenário norte-americano. O título entre os documentários para assistir discorre a respeito da criação do gênero musical, e como ele impactou os Estados Unidos para além das ruas.

Paul McCartney – McCartney 3, 2, 1 (2021)

O cantor Paul McCartney, em colaboração com o produtor Rick Rubin, fala a respeito de sua carreira em McCartney 3, 2, 1. Disponível no Star+, a minissérie em seis episódios aborda desde a estreia de Paul com os Beatles, até sua decisão de seguir como solista na música.

Prime Video

A Música de 007 (2022)

Nos documentários para assistir no streaming, se você gosta de cinema, esta é uma boa indicação. O projeto A Música de 007 aborda a criação das trilhas sonoras da franquia de espionagem, desde a famosa vinheta para o filme de 1962 até a faixa de Billie Eilish, que venceu o Oscar em 2022.

Há algum título que ficou de fora da lista de documentários musicais e shows? Acesse o site do Showmetech para conferir mais notícias sobre a cultura pop; como, por exemplo, a lista de vencedores do Oscar deste ano!

Fonte: Netflix, Disney Plus, HBO Max, Star Plus, Apple TV+, Prime Video (catálogos)

Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim (15/03/23)

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados