CyanogenMOD 10.1.3 para o Galaxy S4 (GT-i9505): tutorial e review da ROM

CyanogenMOD 10.1.3 para o Galaxy S4 (GT-i9505): tutorial e review da ROM 7
Veja as impressões sobre as novidades da CyanogenMOD 10.1.3 e saiba como instalá-la no seu Galaxy S4.

samsung-galaxy-s4-cyanogenmod-720x479

Foi liberada a nova versão da ROM CyanogenMOD para o smartphone Galaxy S4 4G da Samsung. Com a numeração 10.1.3 (baseada no Android 4.2.2), o update traz uma série de correções de bugs, mais opções de privacidade e o CM Account, que já estava presente nas versões nightlies da 10.2.

Veja as impressões sobre as novidades da CyanogenMOD 10.1.3 e saiba como instalá-la no seu Galaxy S4 (GT-i9505):

Review da ROM:

Veja abaixo as impressões sobre as novidades da CyanogenMOD 10.1.3, pelas palavras do usuário Felipe Mendes:

  • Conta no CM: quando se instala, agora a ROM pede o Login CyanogenMOD, pra fins de localização. Testei o serviço, mas não funcionou corretamente para mim. Não há ferramentas para identificar o ladrão, só pra apagar todas as informações do aparelho;
  • Bateria: instalei e deixei instalando os apps de noite, conectado ao carregador. No dia seguinte, fiz as configurações. Resultado: em 13 horas, a bateria foi a 35% (parece pouco, né?), com fabulosas 2 horas e 24 minutos de tela ligada, WiFi o tempo todo, 3G durante a cerca de 2 horas que estive na rua;
  • Miracast: eu já estava pra jogar fora meu adaptador Netgear PTV-3000 quando, mesmo depois da atualização pro firmware 2.4.5, não funcionou com a ROM Samsung original. Testei com a CM e, milagrosamente, funcionou! Pra quem não sabe da história, testei este adaptador com o Nexus 4 (ROM original) e S4 (ROM original e GPe) sem sucesso;
  • Bugs: é chato, mas eles existem. Comigo o processo com.android.phone para quando a gente tenta mexer na configuração LTE/WCDMA/GSM. Aconteceram em repetidas vezes;
  • Estabilidade: fora o FC acima, não tive problemas com travamentos, FCs, etc;
  • Conectividade: Bluetooth ok (inclusive com o irritante Blue and Me da Fiat), WiFi ok, Miracast ok, 2G e 3G ok. Não testei 4G porque não tenho assinatura. NFC ok. Infravermelho: veja abaixo.
  • Samsung WatchOn: acho que a Samsung está trollando o CM. Procurei o app na Play Store pelo celular e não achei. Procurei pelo computador, e a Play Store disse que não era compatível com nenhum de meus aparelhos. Baixei de um link que o não oficial, e finalmente consegui instalar o app. Ainda assim, não consegui que o infra vermelho funcionasse corretamente;
  • Câmera: me parece que as fotos estão saindo com probabilidade de desfoque maior. Preciso de mais tempo pra ter detectar essa “tendência”.

Em geral a ROM está fantástica. Testei também a CM10.2, mas ainda tem muitos bugs pra me interessar. Esta ROM é rápida, estável e compatível. Só saio dela se acontecer algum milagre, como a Samsung liberar o GPe pra todo mundo e destravar o bootloader. A CM 10.1.3 deu vida nova ao celular.

Tutorial de Instalação:

Antes de começar:

  • Leia o tutorial inteiro. Eu posso pedir um arquivo no final do procedimento que se você não se atentou antes, talvez precise que refazer todo o procedimento;
  • Este procedimento foi testado com sucesso pelo autor. Ainda assim, não nos responsabilizamos por eventuais danos causados ao aparelho;
  • Esse procedimento irá invalidar a sua garantia. Logo, faça-o com ciência desta condição;
  • Após o início do procedimento, todos os dados do seu aparelho serão perdidos, inclusive fotos, músicas e aplicativos.
  • Este tutorial só funciona para o Samsung Galaxy S4 4G GT-i9505. Não tente aplicá-lo à outras versões do S4, muito menos em outros aparelhos.

Arquivos para download:

Tutorial de Instalação

Durante todo o tempo de execução deste tutorial, recomendo deixar o aparelho sem a tampa traseira. Em alguns momentos, pode ser necessário remover a bateria.

  1. Copie os arquivos da ROM e do Google Apps para a pasta principal (pasta raiz) do cartão MicroSD;
  2. No seu computador, inicie o programa Odin;
  3. Na janela intitulada PDA, selecione o arquivo do modo de recuperação (CWM) que você fez o download;
  4. Desligue o aparelho;
  5. Ligue-o no Modo de Download (Download Mode, em inglês), pressionando simultaneamente as teclas Power + Home + Diminuir Volume, até aparecer a tela indicando “Download Mode”;
  6. Aperte Aumentar Volume para confirmar;
  7. Conecte o aparelho ao computador e verifique se ele será reconhecido pelo Odin;
  8. Desmarque a opção Auto reboot;
  9. Aperte o botão Start. Ao final do processo, o Odin mostrará que o processo foi concluído;
  10. Desligue o aparelho;
  11. Entre no Modo de Recuperação (Clock Work Mod – CWM), pressionando simultaneamente as teclas Power + Home + Aumentar Volume, até que apareça no alto da tela (bem pequeno) a frase “RECOVERY MODE”;
  12. Até esse momento, você pode desistir e continuar usando o aparelho normalmente, desse passo em diante, o aparelho deixará de ter sistema operacional:
  13. Vá em mounts and storage e selecione as opções format /system e depois format /data and /data/media (/sdcard);
  14. Agora você terá que instalar a CM e o GApps;
  15. Selecione a opção install zip -> choose zip from external card -> cm-10.1cm-10.1.3-jfltexx.zip;
  16. Selecione as opção install zip -> choose zip from external card -> gapps-jb-aaaammdd-signed.zip;
  17. Escolha a opção wipe data/factory reset -> Yes;
  18. Escolha a opção wipe cache partition -> Yes;
  19. Segure o Power e desligue o celular;
  20. Ligue o celular normalmente. Não se assuste, pois o primeiro boot é demorado, levando em torno de 5 minutos para reiniciar por completo o aparelho;
  21. Se tudo correr bem, o aparelho será inicializado corretamente, dando-lhe a opção de configurar a conta Google;
  22. Pronto!

Este tutorial funcionou para você? Comente nos campos abaixo.

69 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • olá Bruno.. entao estou usando a nightly.. 10.2… consigo atualizar para a 10.1.3 pelo atualizador do cynogen mode mesmo? ela aparece disponivel pra atualizar..

  • Quando vou baixar o “Google Apps” qual item escolher? A última versão? CM 10.2.x4.3.020130813CM 10.1.x4.2.220130812CM 10.0.x4.1.x20121011CM 9.x.x4.0.3-420120429CM 7.1-2.x2.3.5-720110828 (Google Talk with Video Chat Add-On) 2.3.420110613CM 7.0.x2.3.320110307

  • Vale mesmo a pena substituir a rom original do S4 por esta versão CyanogenMOD 10.1.3 ???

    Porque a Rom original é 4.2.2 Tem muita diferença de impacto? Ou só pequenos detalhes? É porque nunca usei rom da CyanogenMOD, amigos!

  • Da primeira vez que eu instalei a ROM, apesar de eu achar que tinha dado um wipe, algumas coisas do sistema antigo continuaram no /storage/emulated/0 depois que eu bootei o Cyanogenmod.

    Então decidi fazer a instalação novamente, me certificando que dei todos os resets na mesma sequência que você. Mas depois de instalar os dois .zips (o ROM e o GApps), cliquei no botão de dar um Swipe e o Android reiniciou sozinho (acho que o CWM travou). Assim que a imagem do Cyanogenmod apareceu, mostrando que o sistema estava iniciando, desliguei ele forçadamente (nem esperei ligar) e coloquei no CWM de novo. Rodei os dois wipe’s dos passsos 17 e 18 do tutorial e reiniciei, e dessa vez deixei o sistema ligar normalmente. Os dados antigos da Samsung sumiram, conforme eu queria, e o armazenamento dele subiu de 8.8GB para 9.11GB – achei legal.

    Mas enfim, minha pergunta é: o fato do Wipe que eu iria dar depois da instalação dA ROM ter travado da primeira vez (e ter sido executado com sucesso na segunda) pode trazer algum tipo de impacto negativo do sistema? É melhor eu fazer a instalação do zero outra vez ou está tudo certinho já?

    Valeu pelo tutorial, um abraço!

  • Instalei a CM 10.1.3 mas estou experimentando problemas com a bateria, que está sendo “devorada” pelo CM (tendo inclusive autonomia bem inferior à do TouchWiz) e esquentando muito o celular (mais do que o normal).
    Só ligo GPS, Wi-fi, NFC, etc., quando vou realmente utilizar, mas do 4G ligado constantemente, não abro mão. Ainda que com o 4G constantemente ligado, a ROM original fazia a bateria durar cerca de 14 horas. Agora com o CM não dura nem 8.
    O que poderia ser?

  • Boa noite, estou tentando instalar essa versão CM 10.1.3 , porem na parte 15 da erra 7 na hora de instalar a cm-10.1cm-10.1.3-jfltexx.zip, o que faço?

    • A princípio, pode atualizar sem problemas.

      Sobre a bateria, eu antes usava a rom Samsung UK (XXUDMH8), e a bateria não era das piores antes. Simplesmente fiz um wipe e instalei a CM. Temas escuros definitivamente ajudam, e estar em áreas com bom sinal de dados e telefonia também. Se você não tem problemas com nenhum dos dois acima, deve ter algum app mal-educado consumindo bateria.

  • Pessoal, bom dia.
    Estou querendo alterar e o meu S4 para o Cianogenmod mas está difícil. O meu é o GT-I9505 mas ele não entra em modo download !!! Eu pressiono a tecla para baixo + home + power e entra em modo recovery.
    Me ajudem por favor.

  • Eu vim do iPhone 4S pro Samsung Galaxy S4 e me desculpem, mas isso é um saco! Cada um fala pra instalar uma versao, uma forma, um jeito!!! Liberdade demais vira anarquia e bagunça…
    Eu baixo o ClockWork e ele vem com extensão .zip.. aí não abre no Odin, diz que só aceita MD5! Que saco… me ajudem, não quero voltar pra Apple mas tenho que admitir que TUDO lá tinha mais usabilidade!!!

  • No meu CWM não tem as opções do item 13 e coloquei o mesmo CWM q tem neste tutorial, quando eu tento instalar a CM 10 dá um erro como se abortasse a instalação e o cel renicia

    • Rapaz…comigo tambem nao estou achando essa opção, será que é pq eu renomeei CWM que era .img, pra .jar ??? como voce conseguiu resolver ???

  • Depois de duas tentativas, finalmente foi cara, funfando lindamente. Na real, lindo tutorial, acho que o único problema foi na hora de fazer os wipes, tu esqueceu de colocar o wipe delvik cache, aí não tava saindo do boot do CyanogenMod. Só fazer mais esse wipe e foi. Parabens pelo tutorial novamente.

  • Não consigo fazer o ODIN reconhecer o CWM, pois não tem nenhum arquivo compativel com ele, (.TAR), o que devo fazer ? puxei a versão 6.0.3.6

  • Acabei conseguindo fazer com o CWM 6.0.3.2-4, fez tudo certinho, porem quando vou ligar o celular não sai da tela do BOT do CyanogenMod, o que devo fazer ?

  • Na hora de instalar a CWM com o arquivo .tar postado nos comentários ele vai tranquilamente, mas tem um problema: eu tento entrar pelo “Recovery Mode” e ele só dá “Recovery Booting…” e apaga mais uma vez, depois entrando na Rom do TouchWiz. O que eu devo fazer?

  • OLA BLZ, fiz todos os passos do tutorial, o único problema é aparece a seguinte msg:
    o teclado android(AOSP) PAROU, como posso resolver isso o meu é um s4 4g

  • Cyanogem puro funciona que é uma beleza, mas se add o google apps fica uma porcaria.
    Não recomendo, deve haver uma maneira de baixar só p .pkg e instalar nativamente, ainda não olhei como.

  • Galera alguém pode me ajudar Tipo se eu instalar essa versão 10.1.3 e o pessoal da Cyanogen lançarem uma atualização eu vou receber o update?

  • Boa tarde, Bruno.

    Adquiri um S4 recentemente e com ele adquiri também um case original da Samsung, o S-View Flip Cover. Este case tem um função bacana e útil que não gostaria de perdê-la caso opte pelo Cyanogen. Vários equipamentos anteriores que tive sempre utilizei ROMs Cyanogen.

    Gostaria de saber se você faz ideia sobre essa interação do case S-View Flip Cover com a ROM Cyanogen. Esta função do case, de fechar a tampa e permanecer com o relógio, juntamente com as funções de atender/rejeitas ligações sem abri-lo, irão permanecer?

    Obrigado e excelente how-to.

    • Acabei de instalar o CM no meu S4 e estas funções da capinha dela sumiram. Tenho a mesma capa. Os aplicativos da google play para flip covers não funcionam direito, não são a mesma coisa. Ainda estou aqui tentando recuperar o problema (instalei hoje)

    • bom dia, qual problema aconteceu?
      Se nos informar, iremos te ajudar a ter o aparelho de volta. Consegue colocar em download mode?
      Se sim, pode aplicar novamente o procedimento ou então baixar uma ROM full no sammobile.com e aplicar no aparelho.
      Seu S4 é o i9505 4G?

Receba notícias por e-mail

Receba notícias no seu e-mail
Holler Box
%d blogueiros gostam disto: