CyanogenMod 12 x Lollipop Stock: o que há de novo?

post banner 01
A CyanogenMod 12 já chegou e trouxe diversas adições em relação ao Android 5.0 "puro". Confira as melhores novidades!
Anúncio
CyanogenMod 12 x Lollipop Stock: o que há de novo?

CyanogenMod-Novidades

A CyanogenMod é sem dúvidas a maior (e talvez a melhor) ROM alternativa no mercado. Disponível para centenas de aparelhos de forma oficial e para milhares de outros dispositivos de forma não-oficial, a ROM conquista cada vez mais adeptos. A CM12, baseada no Android 5.0 Lollipop chegou recentemente, e ainda está em fase de desenvolvimento. Mas como de costume, a equipe já está adicionando recursos e modificando significativamente o sistema operacional. Confira as melhores novidades!

Temas

O CyanogenMod Theme Engine está de volta. Esse motor poderoso permite que desenvolvedores criem temas que alteram completamente o visual do sistema: de ícones e sons de notificação até partes extremamente complexas.

Há uma diversidade enorme de temas disponíveis na Google Play Store. Basta fazer o download e aplicá-los. Caso queira, ainda é possível baixar o CyanogenMod Theme Showcase, que reúne os melhores temas disponíveis na loja. Atualmente uso o TigersEye, um tema que mistura tons escuros e laranja.

Barra de notificações e configurações rápidas

Assim como nas versões antigas, na CM12 já é possível personalizar os botões da barra de configurações rápidas. Você consegue adicionar ou remover atalhos úteis com facilidade.

Quick Settings - CM12 SMT

Material Design por todos os lados

Vários aparelhos que receberam atualização para o Android 5.0 (como o Moto G) continuam com os mesmos aplicativos do 4.4 – ou pelo menos, com o mesmo visual. Isso acontece principalmente com os aplicativos stock, aqueles que vêm por padrão no sistema. A CM12 repagina vários desses aplicativos com o Material Design, como o Mensagens e o Galeria. Deixando o sistema em geral um visual muito mais consistente.

Multi Sim

Se seu aparelho é multi sim e recebeu suporte oficial da CM12, pode ficar feliz. Melhoraram consideravelmente a gerência de múltiplos chips. Como de costume, é possível selecionar qual SIM Card fica responsável por chamadas, envio de SMS e conexão de dados. A janela de pop up para seleção ficou mais bonita e prática.

Multi Sim - CM12 SMT

Medidor de velocidade de downloads

Ao efetuar algum download, a velocidade de transferência, o tempo restante e a porcentagem do progresso são exibidos na tela. Muito útil para gerenciar grandes downloads.

Medidor Velocidade - CM12 SMT

Limpando tudo

Ainda não foi dessa vez que o Android trouxe nativamente o recurso de encerramento de aplicativos em lote. Se você quiser fechar todas as janelas, ainda será preciso arrastar para os lados cada um dos cards ao pressionar o botão de multitasking.

Felizmente, esse recurso já é veterano na ROM e está de volta na CM12. Para fechar todos os aplicativos em execução, acesse o menu de multitasking e pressione o botão com três barras empilhadas na parte superior.

Limpando Tudo - CM12 SMT

Equalizador completo

A CM12 traz um novo equalizador, o AudioFX. Mais completo, bonito e funcional que o anterior, é possível fazer ajustes mais precisos na equalização do áudio. Como de costume, o equalizador acompanha alguns ajustes pré-definidos.

Menu de desligamento avançado

Mais um recurso que poderia ter sido implementado nativamente no sistema e que foi descartado mais uma vez. No Android 5.0, não há botão de reinicialização por padrão. A CM12 adiciona no menu de desligamento a possibilidade de se reinicializar o dispositivo, trocar de perfil (silencioso, por exemplo) e ativar o modo avião.

Se quiser, ainda há a possibilidade de se habilitar um submenu de reinicialização avançada. Sendo possível reinicializar o aparelho diretamente nos modos recovery ou bootloader.

Advanced Reboot - CM12 SMT


E você, já está utilizando a CM12? O que mais gosta na ROM?  Qual o seu recurso favorito? Conte pra gente nos comentários! 😉

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

21 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

  • Estou testando o cyanogemmod 12 no Moto X 2013 e está se saindo muito bem. Não sei se é exatamente do Cm12 ou do Lollipop mas ele tem um recurso muito bom que simula o recurso de active display do Moto X, que é a coisa que mais gosto do aparelho.

  • Estou usando cm12 5.0.2 no S3 roda rapido não tem app inuteis e é muito rapido fiz testes conexão Wi-Fi bluetooh ,instalar app ,musica e memoria RAM e não encontrei problemas.

  • Estou utilizando a CM12 no meu S3 e é incrível, como ganhei recursos e o aparelho está rodando muito mais leve do que com a versão stock 4.3 da samsung. Realmente estão todos de parabéns. é uma ótima ROM e não pretendo trocá-la. Virei fã do cyanogemmod!!
    Vale a pena! o ganho de performance é incrível! Só falta sincronizar a agenda com as fotos do facebook, coisa que não estou conseguindo! Abraço

  • Gente eu uso o cm 12 no meu moto g 4g 1 ger. E eu estou apaixonado muitos recursos a mais e interessantes que são acrescentados o principal e a escolha de tema e o player música que e show nao saiu mais do cyanogenmod

  • Utilizo a cm 12.1 no meu moto g, simplesmente estar perfeita, nenhum erro, aconselho a baixar o apk da câmera oficial do cyanogeamOS ela é excelente.
    A opção de misturar temas fico show! 😉

  • Cansei de esperar o óbvio, a Samsung não irá liberar para o S4 mini pela embromação de sempre em dizer que não tem hardware suficiente.

    Meu aparelho é o modelo 4G LTE (GT-I9195).

    Instalado Cyanogenmod 5.1.1, rápida, fluída, sobrando recursos. Sinto falta apenas da câmera do Touchwiz. 🙁

  • Testei no galaxy s2, muito legal, mas….a bateria vai embora rapido. No stand by a noite, 30% da bateria vai embora e tem a camera que perde qualidade.

  • Instalei no meu S5, e tornou meu aparelho outro, consumo de ram caiu em 40%, fluidez da transição da tela, economia de bateria, também notei que o carregamento ficou muito, mas muito mais rapido e sem falar na opção de customização que foi o que mais adorei, gostei tanto que instalei no moto E 2013 do meu filho, sem palavras, se vocês tiveram a opção de troca-la, podem fazer sem medo.

  • Estou usando no Moto E 1 ( XT1025 ) pq a stock brickou e agora só ela ta funfando a wifi … Por enquanto, fora o fato de que pelo menos no meu aparelho o app do face parece que ta meio bugado ( principalmente na hora de logar, que parece que é de lua … ) e o consumo de bateria que subiu, ta de boa … Veremos mais pra frente …

  • Estou na CM12.1, pois a versão 13 ainda contem alguns bugs. O que mais gosto na versão que estou usando é o recurso de bloquear números. Fora isso, a ROM está com um ótimo gerenciamento de memória, coisa que não vejo no sistema stock. A duração da bateria também é ótima e como acabei de instalar um kernel custom, então vou ver como o sistema vai se comportar daqui por diante. Enfim, a equipe da Google tem muito o que aprender ainda com os desenvolvedores hardcore.

      • E a câmera Guilherme? Como ficou a qualidade das fotos em relação à versão stock? Sei que ela tem muitos recursos em relação à versão stock. Mas e a qualidade? Piorou?

Assine nossa Newsletter