A CyanogenMod (Inc.) anuncia um novo capítulo em sua história

A CyanogenMod (Inc.) anuncia um novo capítulo em sua história
Você que sempre quis ter a famosa ROM custom CyanogenMod (CM) rodando em seu Android mas nunca teve coragem de encarar o Recovery, fazer Wipes e tal com medo de danificar o seu aparelho os desenvolvedores da CyanogenMod desenvolveram um instalador que poderá ser baixado nas próximas semanas, diretamente na Play Store e instalado sem o menor problema.

cyanogen-inc

Em 25 de maio de 2009 o Steve Kondik postou uma thread no XDA-Developers disponibilizando para download umas alterações que ele mesmo havia feito na ROM do G1 da T-Mobile, a qual ele simplesmente chamou de “Mod” e esperava ser ridicularizado pelos desenvolvedores mais antigos e experientes, porém a resposta foi a melhor possível e assim nasceu a mais famosas das custom ROMs para os aparelhos com Android.

Com o passar dos anos o número de aparelhos suportados cresceu, assim como o time de desenvolvedores, e a base de usuários que cresceram muito. Com isso as ROMs CyanogenMod passaram a trazer cada vez mais recursos adicionais aos já existentes no Android puro AOSP (Android Open Source Project). O projeto tomou tamanha extensão que o objetivo passou a ser torná-lo mais acessível. Em 13 de dezembro de 2012 nasceu, em Palo Alto, a Cyanogen Inc., que tem como objetivo gerenciar a comunidade de desenvolvedores e a base de usuários, criar uma experiência de usuário incrível baseada em como o usuário utiliza o smartphone, implementar soluções de segurança que realmente funcionam, manter o compromisso de desenvolver recursos de acordo com a necessidade dos seus usuários e por fim disponibilizar para todos os níveis de usuário todos os seus produtos, sempre atualizados e livres de “lixo” (bloatwares).

Com o surgimento da Cyanogen Inc. mais aparelhos ainda passaram a ser suportados, um eficiente sistema de atualização OTA (Over The Air) foi implementado, as atualizações da ROM com correções de bugs e novas implementações passaram a ser praticamente diárias e uma gama de produtos foram surgindo e sendo incorporados ao sistema ou disponibilizados para o usuário, tais como a CM Account, o Privacy Guard, o Voice+, uma nova versão do Superuser já incorporado em suas ROMs, e o serviço secure messaging.

O maior obstáculo para a Cyanogen Inc. era tornar o acesso à sua ROM mais fácil e mais amigável, mesmo com o crescente número de aparelhos facilmente desbloqueáveis e mais abertos do que nunca à customização, todos eles trazem as suas peculiaridades e muitas vezes exigem inclusive diferentes procedimentos de instalação, o que acaba por afastar o usuário comum que não tem os conhecimentos necessários, mesmo que básicos para alguns, para instalar e utilizar por exemplo um custom recovery.

Pensando nisto a Cyanogen Inc. desenvolveu um aplicativo amigável e intuitivo que será disponibilizado nas próximas semanas no Play Store e poderá ser baixado e utilizado pelo mais inexperiente dos usuários que poderá então ter uma custom ROM CyanogenMod rodando em seu aparelho e instalada de forma fácil e segura.

A Cyanogen Inc. não divulgou ainda o nome deste aplicativo e quais aparelhos irão suportá-lo, mas nós estamos de olho e assim que soubermos de algo divulgamos aqui no ShowMeTech.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

1 Comentário

Clique aqui para postar um comentário

  • É isso aí, os caras estão no caminho certo. Toda vez que observo os debates calorosos dos defensores deste ou daquele sistema operacional para celulares, penso que se perde o melhor da discussão. Imaginar que o Android pode ser comparado ao IOS ou WP é perder de vista que o 1º tem como base o software livre (GNU/Linux), que possibilita aos desenvolvedores, como é o caso do CyanogenMod, criar e viver da sua criação e ir mais além. E nesse espírito de liberdade, incentivado pela comunidade de software livre, o pessoal do Cyanogen sabe que quanto mais acessível, mais pessoas poderão usar o fruto do trabalho deles e também aprender com isso. E que venham o Firefox OS e o Ubuntu Phone, oriundos também do GNU/Linux e do software livre.

Assine nossa Newsletter