Dalí Vive: pintor espanhol ganha vida com a Inteligência Artificial

Dalí Vive: pintor espanhol ganha vida com a Inteligência Artificial 6
Museu recria Salvador Dalí usando o polêmico Deepfake, tecnologia que transforma imagens em vídeos com uso da inteligência artificial

Salvador Dalí, artista famoso do estilo surrealista, conhecido pela sua excentricidade e por falas sobre não acreditar na morte, foi recriado em um vídeo Deepfake gerado por uma Inteligência Artificial (IA).

O Museu St. Petersburg, situado na Flórida, decidiu criar uma exposição chamada Dalí Lives (Dalí Vive) sobre o artista utilizando a tecnologia Deepfake para gerar um vídeo do artista. A exposição é uma parceria do museu com a empresa Goodby, Silverstein & Partners (GS&P), especializada em propaganda, para fazer uma homenagem ao 30ª ano da morte do artista.

A experiência de Salvador Dalí

Salvador Dalí tira foto com visitantes da exposição
Salvador Dalí tira foto com visitantes da exposição

A experiência surreal mostra Salvador Dalí diante dos visitantes contando histórias sobre sua vida, com mais de 45 minutos de imagens recém-criadas e milhares de combinações. Cada visitante tem uma experiência diferente da outra, o que permite que a exposição seja revisitada várias vezes. Existem cenas que com ele lendo o jornal, com uma sobreposição da primeira página do The New York Times do dia. Ele irá comentar o clima que estiver fazendo.

Dalí Lives pretende que os visitantes tenham empatia com o artista como um ser humano. A intenção da exposição é realmente trazer o artista para mais perto do público, como se ele fosse um amigo deles. Isso tira a falsa sensação de que artistas e pessoas famosas não são acessíveis, diminuindo o afastamento que se tem. Esse momento pode ser bem percebido ao final da experiência, quando a imagem do artista pede para tirar uma selfie com os visitantes.

O vídeo é resultado de um intenso trabalho que reuniu registros em fotos e vídeos antigos de entrevistas do artista, somado a mais de mil horas de computação intensiva, utilizando aprendizagem de máquina. Com as técnicas de machine learning, deep learning, a IA gerada conseguiu transmitir os trejeitos e os olhares característicos do artista, além da voz, em um vídeo que surpreende; confira:

Deepfake na atualidade

Deepfake é uma tecnologia desenvolvida que utiliza algoritmos de inteligência artificial (IA) para criar vídeos falsos a partir de imagens. A tecnologia já habitava os fóruns do Reddit desde dezembro de 2017. Essa prática nasceu de uma polêmica em que ela era utilizada apenas com vídeos íntimos, porém ela seguiu rumos diferentes ao longo dos anos.

Dalí Vive: pintor espanhol ganha vida com a Inteligência Artificial 7
Deepfake do quadro da Monalisa utilizando a tecnologia desenvolvida pela Samsung

Atualmente, muitas empresas como a Samsung tem tratado Deepfakes com bastante seriedade, desenvolvendo melhores técnicas e utilizando a tecnologia para dar vida a celebridades que já morreram, ou até mesmo a quadros famosos.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta

Receba Notícias por E-mail:

Receba notícias no seu e-mail
Holler Box