Dell G3 vs Acer Aspire Nitro 5: um embate acirrado entre gerações!

Dell G5 vs Acer
Como escolher a melhor opção de notebook gamer entre o Dell G3 e o Acer Aspire Nitro 5? Para responder essa questão, confira o comparativo entre esses dois gigantes

Com várias opções de notebooks gamers no mercado, as vezes é difícil escolher qual a melhor opção de compra. O Dell G3 (3590-M20) e o Acer Aspire Nitro 5 (AN515-52-75GW) são dois modelos bem interessantes neste meio e que dividem opiniões dos consumidores.

Como existe uma clara diferença de datas de lançamento, o aparelho da Dell acaba sendo uma opção mais “moderna” em alguns pontos, mas isso não deixa o notebook da Acer para trás no quesito “desempenho”. Os dois estão equipados com ótimos processadores, placas de vídeos potentes e outras configurações que, quando somadas, entregam uma ótima performance.

Neste comparativo, te apresentamos os principais destaques de cada um e te ajudamos a decidir qual compensa mais.

Especificações

Dell G3 (3590-M20)

dell g3 notebook aberto com tela de game, sobre fundo branco
  • Tamanho da tela: 15.6 polegadas
  • Resolução da tela: Full HD (1920 x 1080)
  • Processador: Intel Core i5-9300H
  • Memória RAM: 8 Gb DDR4
  • Armazenamento: SSD NVMe de 128 Gb + HD de 1 Tb
  • Tem slot para SSD? Possui Slot M.2
  • Placa de vídeo: Nvidia GeForce GTX 1650 com 4 Gb de memória dedicada
  • Entradas e saídas: 1x RJ45 / 1 slot para cartão SD / 1x HDMI 2.0 / 1x entrada P3 (fone e microfone)
  • Portas USB: 1x USB 3.1 SuperSpeed/ 2x USB 2.0 / USB-C DisplayPort Alt-Mode
  • Conectividade sem fio: Wireless Wi-Fi 802.11ac 1×1/ Bluetooth 4.1
  • Webcam: Resolução HD (720P)
  • Bateria: 3 células e 51 Wh
  • Dimensões: Altura: 2,16 cm x Largura: 36,5 cm x Profundidade: 25,4 cm
  • Peso: 2.34kg aproximadamente

Acer Aspire Nitro 5 (AN515-52-75GW)

acer aspire 5 notebook aberto com papel de parede e paisagem, sobre fundo branco
  • Tamanho da tela: 15.6 polegadas
  • Resolução da tela: Full HD (1920 x 1080)
  • Processador: Intel Core i7-8750H
  • Memória RAM: 16 Gb DDR4
  • Armazenamento: SSD de 128 Gb + 1 Hd de 1 Tb
  • Tem slot para SSD? Possui Slot M.2
  • Placa de vídeo: GTX 1050 Ti com 4 Gb de memória dedicada
  • Entradas e saídas: 1x RJ45 , 1x HDMI 2.0, 1x leitor para cartão SD / 1x entrada P3 (fone e microfone)
  • Portas USB: 1x USB 3.0 / 2x USB 2.0 / 1x USB C
  • Conectividade sem fio: Wireless Intel 9560 AC 2×2 AC Combo/ Bluetooth 5.1
  • Webcam: Resolução HD (720)
  • Bateria: 4 células de 48 Wh
  • Dimensões: Altura: 2,6 cm x Largura: 39 cm x Profundidade: 26 cm
  • Peso: 2.32 Kg aproximadamente

Design gamer

Quando pensamos em produtos gamers logo já vem à mente designs super agressivos, cheio de detalhes, formas diferentes e RGB. Esses dois notebooks resolveram deixar isso de lado e apostaram em combinações um pouco mais discretas.

acer aspire 5 notebook aberto de costas, sobre fundo branco

O Acer Nitro é todo feito em plástico, mas sua tampa possui detalhes texturizados, que tentam imitar um material feito de fibra de carbono ou algo parecido. A marca aposta no vermelho como cor para dar contraste ao preto e acaba acertando em cheio na combinação. Sua parte inferior segue o estilo da tampa, e as teclas também são contornadas e iluminadas com vermelho.

dell g3 notebook aberto com tela de game, sobre fundo branco

Já o modelo da Dell consegue ser mais simplista, mas ainda possui um visual que tende um pouco para o lado “gamer”. Ele é todo construído em plástico, mas com algumas diferenças entre suas partes. Por dentro, encontramos um acabamento mais macio, o que dá mais conforto para apoiar as mãos.

A parte de fora é um pouco mais rígida, com acabamento fosco e alguns detalhes em azul, cor predominante no modelo e que também ilumina o teclado. Se preto não é a sua cor preferida, é possível achá-lo também na cor branca.

Telas iguais

detalhes da tela do Nitro 5, notebook gamer da Acer

As duas telas possuem o mesmo tamanho (15.6 polegadas) e resolução (Full HD), mas entregam resultados diferentes. O Acer usa um painel IPS da LG e possui uma alta taxa de contraste, em média 1.200:1. O lado negativo está em seu brilho, que é baixo até para ambientes internos, sendo apenas 237 cd/m².

A gama de cores também não é das melhores, cobrindo em média 59% de sRGB e 38% Adobe RGB. Se você trabalha com edição de imagens ou algo que precise de uma fidelidade de cores maior, recomendamos que compre um monitor adicional.

code vein em um monitor, conectado ao notebook da Dell, junto a mouse, headphones e um teclado
Mesmo com as telas idênticas em definição, você pode conectar os notebooks a monitores externos (Divulgação)

O Dell G3 também possui uma boa faixa de contraste, cerca de 1000:1, mas peca um pouco no quesito cores e a imagem as vezes parece ficar um pouco fosca. Apesar de ainda não ser o ideal, o G3 possui um brilho maior que o Acer, com uma taxa de 272 cd/m². As cores também são limitadas a 59% sRGB e 38% Adobe RGB, então o aviso anterior também vale aqui.

O lado positivo é que ambos possuem tempos de resposta relativamente rápidos, então mesmo não sendo equipados com “Telas Gamers”, ainda são decentes para a categoria.

Hardware

Os dois notebooks possuem um hardware bom e acabam trocando pontos em vários quesitos. A começar pelo processador, temos um embate aqui do i5-9300H presente no Dell G3 contra o i7-8750H que equipa o Acer. Apesar de serem de classes diferentes, o i7 do Acer é da geração anterior ao i5 do Dell, e na prática não apresentam uma grande diferença de performance.

O i5 possui um clock base maior, sendo de 2.4 até 4.1 GHz contra 2.2 até 4.1GHZ do i7. Apesar disso, ele acaba perdendo no número de núcleos e threads. O modelo da Dell possui 4 núcleos e 8 threads, contra 6 núcleos e 12 threads da opção da Acer.

dell g3 notebook aberto com tela de game, sobre fundo branco

Isso acaba dando resultado favorável ao i7 nos testes, mas nada muito exorbitante. Em testes de benchmark, este processador possui em média 4% de desempenho a mais que seu concorrente.

O modelo da Acer também mostra superioridade no quesito RAM, já que possui o dobro de memória que a opção da Dell, e 16 GB faz muita diferença hoje, pois computadores com 8 GB já estão começando a engasgar em algumas aplicações. Apesar disso, o Dell G3 vence nos quesitos SSD e placa de vídeo, pois conta com um SSD NVMe, que costuma ser até 3x mais rápido que um SATA convencional.

detalhe do hardware do Nitro 5, notebook da Acer, com logotipo da NVIDIA

A GPU GTX 1650 presente no Dell também garante um desempenho melhor que a GTX 1050Ti do Acer, tendo um ganho de até 17% de performance, algo consideravelmente grande. Vale lembrar que ambas possuem 4 GB de memória dedicada.

Conectividade

Quando o assunto é conectividade eles são bem parecidos, possuindo quase as mesmas portas e recursos de conexão sem fio. A maior diferença fica por conta de uma porta USB e a conexão Bluetooth. O Dell G3 possui USB 3.1, que a Dell faz questão de destacar como SuperSpeed, enquanto que o notebook da Acer possui um USB 3.0. Tecnicamente o modelo da Dell oferece o dobro de velocidade de transmissão, então sim, é uma diferença bem importante.

notebook nitro 5 da acer, com papel de parede mostrando um mecha tiranossauro rex, atirando foguetes

Na parte de Bluetooth o ponto vai para a Acer, que implementou o Bluetooth 5.1 em seu aparelho, enquanto a Dell permanece com o 4.1. Entre as vantagens estão: Dobro de velocidade de transmissão, maior distância de conexão e maior frequência.

Desempenho em jogos

Finalmente chegamos na parte que vocês devem estar ansiosos para saber: qual o desempenho de cada um em jogos? O que podemos adiantar é que ambos se dão muito bem mesmo em títulos mais atuais, e conseguem rodar em configurações decentes com uma performance aceitável. Como vimos na parte de Hardware, cada modelo possui suas vantagens em alguns componentes, e todos eles influenciam diretamente no desempenho dos notebooks em qualquer tarefa.

As duas fabricantes divulgam alguns dados de seus aparelhos em testes nos jogos mais populares. Confira uma tabela que montamos com os dados oferecidos:

Dell G3 (3590-M20)

League Of Legends Gears of War 5 Fortnite COD: Modern Warfare CS:GO PUBG Rainbow Six Siege

Full HD (1080p)Quad HD (1440p)
League Of Legends190+ de FPS160+ de FPS
Gears of War 560 + de FPS30 + de FPS
Fortnite140+ de FPS40+ de FPS
COD: Modern Warfare100+ de FPS40+ de FPS
CS:GO240+ de FPS180+ de FPS
PUBG70+ de FPS30+ de FPS
Rainbow Six Siege150+ de FPS80+ de FPS

Acer Aspire Nitro 5 (AN515-52-75GW)

Fifa 19 PUBG Resident Evil Battlefield V Rainbow Six Siege The Witcher

UltraHighMedium
FIFA 19131 de FPS136 de FPS145 de FPS
PUBG38 de FPS51 de FPS56 de FPS
Resident Evil 225 de FPS67 de FPS124 de FPS
Battlefield V42 de FPS49 de FPS59 de FPS
Rainbow Six Siege71 de FPS90 de FPs92 de FPS
The Witcher 326 de FPS47 de FPS86 de FPS

Apesar de não ser uma diferença muito grande, é possível notar que o Dell G3 possui um desempenho levemente melhor. Isso se dá por sua placa de vídeo, que possui uma performance até 17% melhor que seu concorrente.

E mesmo com os dados sendo fornecidos pelas fabricantes, pode haver variação dependendo da versão atual do jogo e momentos específicos da jogatina. O mais importante é que se você configurar os gráficos para não muito alto, conseguirá uma qualidade de imagem boa e uma taxa de FPS bem aceitável (acima de 60).

dell g3 aberto rodando o jogo Code Vein

Os dois notebooks fazem um ótimo trabalho na hora de resfriar seus componentes em situações que exigem mais do hardware. Ambos atingem altas temperaturas em jogos mais pesados com configurações mais altas, mas suas ventoinhas conseguem trabalhar bem para manter o notebook em boas condições (mesmo que façam muito barulho para isso).

Em nenhum dos casos o teclado esquenta muito a ponto de incomodar os dedos, outro ponto positivo para eles.

Bateria

Bateria é sempre um assunto complicado, por mais que as empresas ofereçam especificações técnicas e até mesmo o tempo estimado de duração, a autonomia pode variar muito de acordo com a sua rotina e aplicações que está usando.

O modelo da Acer possui 4 células de 48 Wh e chega a ter uma autonomia de 7 horas em tarefas básicas como navegar na internet, isso com o brilho controlado no médio. Se você quiser o brilho no máximo e executar programas pesados ou até jogos, essa duração cairá para menos de 3 horas.

mulher jogando no notebook da dell, usando headphones em ambiente de luz baixa
Seja em um setup gamer ou em uma navegação casual, o modelo da Dell não te deixará na mão

O modelo da Dell tem 3 células e 51 Wh, mas a diferença nos testes não é grande. Executando tarefas básicas e com o brilho controlado, o aparelho consegue fazer pouco mais que 6h e 40 min. Já casos extremos que o notebook está com brilho no máximo e executando programas pesados, essa duração cai para menos de 2 horas.

É válido destacar que, no caso de jogos, além de fazer a bateria durar bem menos, você terá parte do seu desempenho limitado pelo notebook.

Conclusão

É difícil falar de custo-benefício quando o assunto é notebooks gamers, pois esses aparelhos na maior parte das vezes terão um preço bem elevado para suas configurações. Considerando o valor dos dois, o modelo da Dell acaba saindo na frente, pois possui um processador mais recente (com uma diferença bem pequena em desempenho), placa de vídeo melhor e um SSD mais rápido.

Por mais que o modelo da Acer tenha mais RAM disponível, é simples fazer upgrade de memória no Dell G3, então se o usuário sentir que 8 GB não é suficiente, pode estar instalando mais um pente de memória sem grandes dificuldades.

Os dois notebooks possuem configurações excelentes e não devem ter problema na maioria das aplicações e jogos atuais, desde que você saiba usar com sabedoria. Cada um possui suas vantagens e desvantagens, então parte da decisão de escolha dependerá de suas necessidades particulares.

dell notebook rodando o jogo monster hunter world

Considerando o preço dos dois aparelhos, o Dell G3 acaba sendo a melhor opção de escolha hoje, na nossa opinião. Com um processador levemente inferior, porém mais recente, e uma placa de vídeo superior, você consegue um pouco mais de performance nos jogos.

Se esses notebooks ainda não te agradaram, você pode estar dando uma olhada nesta lista com alguns dos melhores modelos de notebooks gamers da atualidade, desde aparelhos de entrada até verdadeiras máquinas!

Gostou do nosso comparativo? Deixe aqui nos comentários qual modelo você achou melhor! Não se esqueça de compartilhar com seu amigo que também está em busca de um bom notebook gamer.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter