Democracia Líquida e Blockchain podem mudar radicalmente o voto

blockchain
blockchain 720x481 - Democracia Líquida e Blockchain podem mudar radicalmente o voto
Mesma tecnologia base para o bitcoin é o fundamento do Sovereign App

No mundo da engenharia de software e tecnologia, termos como Open Source, cryptocurrencies e Blockchain são bem conhecidos e consolidados. Agora, imagine extrapolar esses conceitos para o universo Político (com ‘P’ maiúsculo), permitindo a qualquer tipo de organização (o que inclui desde pequenas empresas até países) uma forma eficiente e segura de tomar decisões.

É exatamente isso que a Fundação Democracy Earth está propondo com um novo aplicativo baseado em Blockchain, o Sovereign. O nome, cuja tradução livre é ‘Soberano‘, é bem sugestivo e já indica o objetivo do programa.

Trata-se de uma ferramenta que utiliza a segurança da tecnologia Blockchain (aprenda mais sobre ela aqui) para empoderar eleitores, seja em pequenas comunidades ou em grandes organizações.

Eleições 15263326807 720x480 - Democracia Líquida e Blockchain podem mudar radicalmente o voto
Um dos benefícios da democracia líquida é a forma mais eficiente de votar por meio de ferramentas digitais

Democracia Líquida e Blockchain

Democracia Líquida diz respeito a uma forma de Democracia na qual as pessoas têm maior controle dos seus votos e são permitidas a votar diretamente nos assuntos em pauta ou delegar seu voto.  Os desenvolvedores do Sovereign criaram o aplicativo com objetivo de resolver alguns dos problemas práticos da dita Democracia Líquida e das eleições tradicionais.

Alguns desses problemas são:

  • A possibilidade de usuários se desmotivarem devido à grande quantidade de assuntos a serem votados;
  • Viabilidade de votar sem ter que recorrer a grandes estruturas e eventos;
  • Alto preço das eleições em grandes organizações;
  • Segurança no cômputo do voto individual;

O Blockchain, como você deve ter adivinhado, entra exatamente na questão da segurança, resguardando os usuários e as suas informações.  É graças à segurança digital que iniciativas em todo o mundo estão usando a tecnologia em várias aplicações, desde cobrança de impostos até a emissão de identidades digitais.  Na seara política, o Sovereign não é o único projeto em desenvolvimento. Aqui no Brasil, o app Mudamos+ também possui uma proposta semelhante.

vote 1804596 1920 720x481 - Democracia Líquida e Blockchain podem mudar radicalmente o voto
Blockchain pode mudar radicalmente a forma de votar

Como funciona o Sovereign App

O aplicativo funciona da seguinte forma: Cada usuário, quando de seu registro, recebe um determinado número de ‘tokens’, que podem ser entendidos como votos. A partir daí, o usuário pode escolher fazer parte e votar nas organizações cadastradas na rede do aplicativo, que podem ser desde pequenas empresas até países. Além do voto  propriamente dito, também é possível debater e discutir os tópicos com outros usuários antes de decidir aonde(qual organização) e como votar.

Com o tempo, novos tokens são periodicamente adicionados na conta do usuário, permitindo continuar participando ativamente das organizações das quais faz parte. O grande benefício é que os votos são salvos em uma rede blockchain, que é incorruptível, não dando espaço para manipulações ou questionamentos, tão comuns no dia-a-dia de qualquer processo decisório.

O Sovereign deve ser disponibilizado para o público no final deste ano, mas já foi oficial lançado pelo Democracy Earth no mês de setembro. O aplicativo é mais uma iniciativa que usa lançar bases para novas formas de expressão política, embasadas na internet e em ferramentas digitais. Visite o site oficial do aplicativo e acompanhe!

Comentários do Facebook

Receba Notícias por E-mail:

Share via