Não é só foto: descubra algumas funções secretas da câmera do smartphone

Câmera do Smartphone - Google Lens
A tecnologia atual permite que a câmera do smartphone saia do tradicional fazendo pesquisas, escaneando documentos e utilizando a realidade virtual

É sempre bom quando adquirimos um celular mais moderno e repleto de novas ferramentas. Mesmo assim, ainda tem muita gente que não conhece a verdadeira capacidade do smartphone. A câmera do smartphone, por exemplo, é uma ferramenta que pode ser muito útil no dia a dia, sem se limitar a apenas tirar fotos. A seguir você conhecerá algumas dessas funções secretas, além de conferir dicas de como utilizá-las melhor.

Leitura de QR Code

Os códigos são usados para direcionar o usuário ou comprovar a identificação
Os códigos são usados para direcionar o usuário ou comprovar a identificação

Os Quick Response codes (códigos de resposta rápida) funcionam como código de barras tradicional.  Eles podem ser lidos facilmente pela câmera do smartphone criando atalhos de tipos variados. Entre esses atalhos, um dos mais famosos é o uso do WhatsApp Web, que permite abrir o aplicativo pelo navegador do computador.

Bancos também usam bastante o QR Code para validação do celular para utilizar o aplicativo do banco. Nas propagandas, marcas usam o código para levar os clientes à um site específico, número de telefone, localização ou endereço de e-mail. Assim como o nome já diz, a leitura é bem rápida e fácil de fazer. Basta posicionar a câmera no código e pronto! Você é direcionado logo em seguida.

Tradução de idiomas

Com o Google Translate é possível traduzir imagens instantaneamente
Com o Google Translate é possível traduzir imagens instantaneamente

Mesmo quem domina o inglês pode passar por algumas dificuldades na hora de viajar para o exterior. Apesar do idioma ser entendido por boa parte do mundo, nem sempre terá alguém que possa ajudá-lo na língua inglesa a ler uma placa, por exemplo. Nesses casos, a câmera do smartphone pode ajudar, e muito, com um recurso criado pelo Google.

Usando o Google Tradutor, a câmera do celular pode traduzir instantaneamente textos que você tenha alguma dificuldade em entender. O recurso é muito útil em diversas situações, como ler o cardápio de um restaurante em japonês ou russo.

Fazer pesquisas

O aplicativo Google Lens identifica uma série de objetos, pessoas e lugares apenas com a câmera do smartphone
O aplicativo Google Lens identifica uma série de objetos, pessoas e lugares

O assistente do Google é muito útil para fazer pesquisas com comando de voz, mas o que alguns não sabem é que você pode usar a câmera também. Usando a extensão Google Lens, o assistente consegue detectar endereços, paisagens e dados do local. Apontando para um restaurante, por exemplo, o usuário poderá ver as avaliações do local, cardápio, horário de funcionamento e outros detalhes.

Outra função bastante útil é para pesquisar produtos, se você estiver numa loja e quiser descobrir o preço de um produto em outros lugares. Ao invés de digitar o nome do produto, é só posicionar a câmera que o Google Lens irá sugerir locais de compra, preços e produtos semelhantes. Desde que foi lançado, em 2017, o aplicativo tem recebido diversas melhorias, conseguindo até identificar espécies de plantas e animais.

Escanear documentos

Câmera do Smartphone - Escaner
O celular é mais prático e rápido que um escâner tradicional

O bom e velho escanear ainda é muito útil, mas a praticidade ganha com a câmera do smartphone é difícil de superar. Além de simplesmente tirar uma foto do documento, o usuário pode deixar o trabalho mais profissional com aplicativos específicos para a função. O CamScanner é um dos mais conhecidos, ele consegue converter as imagens para PDF e funciona na nuvem, permitindo o acesso em qualquer aparelho que esteja instalado. Ele está disponível tanto para iOS quanto Android.

É sempre bom quando adquirimos um smartphone mais moderno e repleto de novas ferramentas. Mesmo assim, por incrível que pareça, ainda tem muita gente que não conhece a verdadeira capacidade do seu smartphone. As novas funções na câmera, por exemplo, conseguem ir além de uma simples foto, criando conteúdos incríveis para suas redes sociais.

Adesivos RA

Insira seus personagens favoritos na imagem com realidade aumentada
Insira seus personagens favoritos na imagem com realidade aumentada

Usando a mesma técnica de jogos como Pokémon Go e Harry Potter: Wizards Unite, a câmera insere personagens com realidade aumentada na foto ou vídeo. Essa função secreta permite que você fique “lado a lado” com o Pikachu e outros seres fantásticos.

Ao selecionar o recurso do adesivo, a câmera irá procurar uma superfície que possa simular o chão do personagem. Depois disso, basta escolher o que deseja inserir na imagem. As animações possuem sons e falas, que podem render momentos bem divertidos. 

A câmera do smartphone nunca foi tão versátil

Mesmo que a tradicional “selfie” ainda esteja em alta, é impressionante conhecer a quantidade de tarefas que uma simples câmera pode executar nos dias de hoje. Existem aplicativos que usam a câmera do celular para exercer funções variadas. Dá para observar as estrelas com o Sky Map, ler códigos de barra com o app do banco e até mesmo estudar o corpo humano com o Human Anatomy Atlas.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta