Os melhores editores de vídeo para celular

Melhores editores de vídeo para celular
Com nossas recomendações de editores de vídeo para celular, mantenha todo o fluxo de criação e publicação de vídeos diretamente no seu smartphone

A criação de vídeos e montagens com qualidade está diretamente ligada aos recursos disponíveis no editor utilizado. Para te ajudar a conhecer as boas opções das lojas de aplicativos, preparamos uma lista dos melhores editores de vídeo para celular, que prometem deixar seus vídeos prontinhos para serem compartilhados.

Evidentemente, existem muitos programas e softwares com versões para desktop, porém reunimos aqui somente os aplicativos mobile, incluindo editores de vídeo para Android e iOS. Quase todos os apps selecionados possuem versões gratuitas, apresentando também planos pagos com recursos adicionais ou remoção de marca d’água e anúncios.

Um parâmetro importante utilizado para nossa lista foi as avaliações dos usuários nas lojas de aplicativos. Somente aplicativos com quatro estrelas para cima figuram no top 9 abaixo. Confira a seguir os melhores editores de vídeo para celular em 2021:

InShot

O inshot é um dos melhores editores de vídeo disponíveis para celular
O InShot oferece diversos recursos gratuitos para os usuários (Foto: App Store)

Nem todo usuário deseja gastar horas a fio trabalhando para criar um vídeo profissional. Em geral, buscamos um editor que seja amigável, tenha boas capacidades e permita adicionar os efeitos e fazer as operações mais comuns com poucos toques.

O InShot pertence a essa linha de aplicativos — com poucos toques na tela do celular você adiciona seus efeitos preferidos. O app oferece os principais recursos de edição, como corte, alteração na velocidade e no volume, duplicar o vídeo, efeitos especiais, adição de legendas, emojis e trilhas sonoras, entre outras funcionalidades.

O seu ponto forte fica para as funcionalidades projetadas especificamente para o Instagram, então os usuários da rede social têm mais esse benefício. Um outro ponto positivo do InShot é que apesar de contar com uma opção paga (que inclui mais opções de transição, efeitos e stickers, além da remoção da marca d’água e propagandas), grande parte dos recursos são oferecidos para os usuários de forma gratuita.

KineMaster

O editor de vídeo kinemaster tem como diferencial a adição do chroma key
Um dos diferenciais do KineMaster é a ativação do Chroma Key para alteração do fundo (Foto: Google Play)

Ao contrário do InShot, o KineMaster é um aplicativo pensado tanto para profissionais como para amadores. O programa suporta várias camadas diferentes de vídeos, imagens, texto, múltiplas faixas de áudio e controles de volume. As transições 3D e os filtros de cor LUT também são destaques.

Um recurso diferencial do KineMaster, especialmente útil para educadores e artistas, é o “handwriting layer“. Ele adiciona uma camada que permite desenhar/escrever diretamente no vídeo, possibilitando incluir edições à mão. Outro diferencial desse app é que ele é um editor de vídeo com Chroma Key, o que possibilita a edição do fundo do vídeo de maneira rápida e ágil.

O KineMaster é um editor de vídeo gratuito, mas oferece a possibilidade de assinatura premium que remove a marca d’água e os anúncios.

FilmoraGo

O filmorago é o primeiro editor de vídeo para iphone com câmera dupla/multi câmera
O FilmoraGo é o primeiro editor de vídeo para iPhone com câmera dupla/multi câmera (Foto: App Store)

Filmora é uma empresa já bem conhecida por seu editor para desktop, e o FilmoraGo é seu produto mobile. É um app que atende bem desde cinegrafistas de ocasião até usuários mais exigentes e profissionais.

Além de todos os recursos convencionais para edição de vídeos, o app possui alguns temas bem interessantes, como o “Chaplin Theme” e o “Concert Theme”, que adicionam efeitos visuais e, em alguns casos, músicas associadas ao tema escolhido.

O FilmoraGo é também o primeiro editor de vídeo para iPhone com câmera dupla/multi câmera (disponível para iPhone XR ou posterior). Ele conta com uma câmera de Realidade Aumentada que permite a gravação de vídeos com animoji.

Assim como os editores de vídeo para celular apresentados anteriormente, o app é gratuito mas possui uma versão paga que inclui pacotes de filtro e adesivos e remove a marca d’água e o logo da Filmora.

Magisto

O magisto é um dos editores de vídeo para celular com interface mais amigável
Entre os editores de vídeo para celular dessa lista, o Magisto é um dos que tem interface mais amigável para o usuário (Foto: App Store)

O quarto de nossa lista com os melhores editores de vídeo para celular é o Magisto. Com foco na usabilidade, é um aplicativo bem amigável que permite criar vídeo-montagens e fazer edições rápidas em poucos minutos. É baseado em alguns estilos de edição, que já implementam mudanças básicas no vídeo.

Não é o mais completo de todos e talvez não atenda usuários com demandas profissionais, mas é um dos mais práticos e rápidos de se usar. O aplicativo faz sugestões de músicas para acompanhar cada estilo de edição, e você ainda pode escolher as faixas de sua preferência.

O Magisto é um editor de vídeo gratuito que conta também com duas opções pagas: o premium (que inclui novos estilos, remove a marca d’água e permite vídeos de até 10 minutos) e o professional (oferece as funcionalidades do premium com adicional de templates exclusivos e novas fontes).

Adobe Premiere Rush

O adobe premiere rush é um dos melhores editores de vídeo para celular disponíveis
O Adobe Premiere Rush é um dos melhores editores de vídeo para celular disponíveis atualmente (Foto: Google Play)

O nome do aplicativo já denuncia a origem — assim como o FilmoraGo, ele vem de um grande editor já consagrado para desktop. O ditado “Tal pai, tal filho” se aplica bem nesse caso.

O Adobe Premiere Rush não é tão completo e poderoso quanto a versão desktop, pois possui funcionalidades simplificadas, mas mantém o nível de excelência e qualidade característicos da Adobe.

O principal objetivo desse app é garantir a rápida edição, por isso ele vem com funcionalidades no próprio Premiere para computadores, como flexibilidade com diferentes trilhas de vídeos. Ele também possui um recurso com Inteligência Artificial, chamada Adobe Sensei, capaz de reduzir de automaticamente qualquer música ou som que estiver no fundo quando houver diálogos ocorrendo simultaneamente.

Na versão premium o editor oferece ferramentas de áudio avançadas, animações exclusivas e ajuste automático quando a proporção do vídeo é alterada.

Cute CUT

O cute cut oferece mais de 20 tipos de transição pré-definidas
O Cute Cut é um dos editores de vídeo para celular mais simples da lista, mas oferece mais de 20 tipos de transição pré-definidas (Foto: Google Play)

Assim como outros editores de vídeo para celular, o Cute CUT também permite desenhar e escrever diretamente no vídeo, dando uma flexibilidade importante para criadores de conteúdo, educadores, artistas e designers.

O app permite que você adicione até seis tipos de mídia (vídeo e imagens) ao seu filme, tem mais de 30 ferramentas de pintura, e oferece transições customizáveis (além das 20 pré-definidas).

A versão gratuita atende a edições mais simples, enquanto a versão Pro garante a remoção da marca d’água e edição de vídeos sem limite de duração.

Vizmato

Entre as funcionalidades oferecidas, o vizmato permite que você mude a sua voz para soar como um esquilo
Entre as funcionalidades oferecidas, o Vizmato permite que você mude a sua voz para soar como um esquilo (Foto: App Store)

Assim como o Cute Cut, o Vizmato faz parte do grupo de editores de vídeo para celular mais simples — mas isso não significa que não oferece recursos úteis e importantes para quem deseja fazer rápidos ajustes em seus filmes.

A paleta de efeitos visuais, filtros e temas é bem completa e permite fazer tudo que um criador de conteúdo tradicional ou usuário comum precisa. O app oferece mais de 40 efeitos e 20 filtros visuais e também um recurso para mudança de voz que permite que você soe como um bebê ou esquilo, por exemplo.

O Vizmato foi feito para criar/editar vídeos e compartilhá-los nas redes sociais e possui um portal próprio para ajudar novos conteúdos a ganhar visibilidade. Na versão Pro, o app garante a remoção da marca d’água e efeitos e temas exclusivos.

Quik

Entre os editores de vídeo para celular, o quick é o único que possui sincronização automática
Entre os editores de vídeo para celular, o Quik é o único que possui sincronização automática (Foto: GoPro)

Pertencente à GoPro, o Quik possui uma experiência automatizada muito boa. O aplicativo é capaz de sincronizar automaticamente cortes e transições em fotos e vídeos selecionados com a música escolhida, que pode ser selecionada pela biblioteca do app, importada do Dropbox ou Google Drive ou do seu próprio smartphone.

No entanto, caso não fique completamente satisfeito com a sugestão feita pelo Quik, você pode fazer ajustes manuais livremente nos trechos escolhidos. Além disso, é possível adicionar emojis, filtros, controlar a velocidade do vídeo, entre tantos outros recursos.

O aplicativo recentemente recebeu uma grande atualização, e conta com recursos premium de edição de vídeos a partir de uma assinatura (R$ 7,50 mensal ou R$ 37,99 anual). Os usuários com GoPro também têm acesso a funcionalidades adicionais, como controlar a câmera à distância, transformar fotos e vídeos 360º em um conteúdo de arrastar e backup automático ilimitado na nuvem.

Splice

O splice é um editor de vídeo bastante completo, porém não é gratuito
O Splice é não um editor de vídeo gratuito, mas seus planos de assinatura são bastante em conta (Foto: App Store)

O  Splice é um editor de vídeos para iPhone ou iPad e oferece como grande diferencial a possibilidade de escolher a proporção de tela (aspect ratio) do projeto logo antes de iniciá-lo, o que facilita quando você já sabe onde e como deseja divulgá-lo. As transições de clipe, efeitos de áudio e vídeo e textos sobrepostos são customizáveis e a linha do tempo tem fácil navegação.

O app também é um editor de vídeo com Chroma Key e seu recurso de ajuste de velocidade é bastante intuitivo e fácil de ser utilizado.

O Splice é gratuito, com planos de assinatura que dão acesso a recursos exclusivos, como efeitos e músicas. Para os usuários de Andoid, o app permite que os usuários façam o pré-registro para download.

  • InShot;
  • KineMaster;
  • FilmoraGo;
  • Magisto;
  • Adobe Premiere Rush;
  • Cute Cut;
  • Vizmato;
  • Quick;
  • Splice;

Você tem algum editor de vídeo para celular na manga para destacar? Compartilhe nos comentários com os demais leitores!

Fontes: The Guardian, Adespresso, Android Authority, Filmora

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário