Descubra se você deve ou não desligar o computador antes de dormir

Descubra se você deve ou não desligar o computador antes de dormir 6
Você finalmente saberá se há problema ou não em desligar o computador todo dia durante a noite

Desde que o computador se tornou uma ferramenta presente em qualquer casa, um pensamento sempre foi recorrente na mente dos usuários: “é melhor desligar o computador durante o dia para garantir maior vida útil?”. Basicamente, isso vai depender muito do quanto você usa seu desktop, por isso, continue lendo para tirar suas dúvidas:

Quantas vezes você usa o computador durante o dia?

Descubra se você deve ou não desligar o seu computador antes de dormir
Cada caso tem sua solução

Para descobrir se você deve ou não manter seu computador ligado durante a noite, o site Digital Trends conversou com um especialista da empresa Geek Squad, que por sua vez é totalmente focada na distribuição de produtos eletrônicos nos Estados Unidos.

De acordo com Steven Leslie, especialista que trabalha para a subsidiária da Best Buy, a resposta para toda esta situação “irá depender do quão frequentemente você usa o computador”. Ou seja, segundo Steven, caso você use seu PC diversas vezes durante o dia, é melhor simplesmente deixá-lo ligado.

Em contrapartida, caso você use seu desktop por apenas uma ou duas horas por dia ou até mesmo do que isso, é fortemente recomendado que você o desligue. Além de poupar energia, você estaria, de fato, aumentando a vida útil do computador.

No entanto, o especialista explica que o nível de estresse proporcionado pelo simples ato de ligar o PC passa a ser um fator decisivo para toda essa questão:

“Deixar seu desktop ligado o tempo inteiro é menos estressante [para o hardware] do que ligá-lo e desligá-lo várias vezes durante o dia”.

Steven Leslie, especialista que trabalha para a subsidiária da Best Buy

“Deixar seu desktop ligado o tempo inteiro é menos estressante [para o hardware] do que ligá-lo e desligá-lo várias vezes durante o dia – porém, estamos falando de um estresse constante”, afirma Steven Leslie. “Toda vez que um computador é ligado, ele recebe uma pequena onda de energia que faz tudo girar, e caso você o ligue múltiplas vezes por dia, isto pode fazer com que ele tenha sua vida útil reduzida”, complementa.

Obviamente, este comentário feito pelo especialista desconsidera o impacto causado pelo desligamento do computador ou de sua ausência na sua conta de luz do fim do mês.

Apesar disso, ele chega a mencionar que a depender do quão velho é o PC em questão, os riscos podem ser outros. Afinal, os discos rígidos, por exemplo, possuem vida útil estimada pelos fabricantes. Isto porque, dentro deles, há peças mecânicas que se comprometem conforme o uso do disco vai acontecendo.

Além disso, o calor gerado de maneira constante pelo computador ligado também é um problema em potencial. Caso algum componente venha a apresentar temperaturas para as quais não está programado, é possível que ele sofra danos irreversíveis.

Suspender ou hibernar: qual dos dois é o melhor?

Descubra se você deve ou não desligar o seu computador antes de dormir
Há diferenças entre os dois modos de energia

Todo sistema operacional para computadores oferece outras opções além de simplesmente desligar por completo a máquina. As clássicas funções de “suspender” e “hibernar” são as mais comuns, mas, qual delas é menos prejudicial para os componentes que integram o seu PC?

“A opção de suspender funciona bem pois coloca o dispositivo em um estado de baixo consumo sem o desligar completamente”

Steven Leslie, especialista em computadores

“A opção de suspender funciona bem pois coloca o dispositivo em um estado de baixo consumo sem o desligar completamente”, responde Steven Leslie, após mencionar que o modo hibernar produz um efeito semelhante ao visto no ato de desligar e ligar o desktop – o que o torna menos interessante.

Em outras palavras, a opção de energia “suspender” é um meio-termo viável, já que, enquanto oferece menor consumo de energia, não prejudica a vida útil do computador.

Veredito

Descubra se você deve ou não desligar o seu computador antes de dormir
Faça a sua escolha

Ainda que não se tenha uma conclusão boa e que sirva para cada ser humano na face da terra, podemos separar os pontos positivos e negativos trazidos pelo desligamento de um computador:

Pontos positivos (desligar o computador):

  • Economiza energia;
  • Diminuição do nível de ruído gerado por ventoinhas ou notificações;
  • Desligar o computador significa fechar todos os processos e reabri-los novamente, o que pode ocasionar em uma melhor performance;
  • Componentes mecânicos e monitores podem ganhar maior longevidade.

Pontos negativos (manter o computador ligado):

  • Economiza tempo, especialmente em computadores que ainda se utilizam de disco rígidos e que levam uma eternidade para carregar aplicativos;
  • Atualizações do Windows 10 – por exemplo – raramente te pegarão desprevenido(a), já que rodarão em um momento em que você não está usando o computador;
  • Caso use o PC como um servidor, será possível acessá-lo remotamente caso esteja sempre ligado;
  • A maioria dos componentes sofrerão menor estresse por não precisarem de energia extra para “acordar”.

Mas e você, deixa o seu computador sempre ligado ou prefere desligá-lo para poupar energia? Comente abaixo:

Fonte: Digital Trends

Leia também

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta

Receba nossas notícias:
[widget id="jackmail_widget-2"]
Holler Box