Descubra se sua operadora está violando o princípio de neutralidade da rede

shutterstock 333763337 - Descubra se sua operadora está violando o princípio de neutralidade da rede
Aplicativo permite analisar serviços comuns e famosos como Netflix, Youtube, Spotify e Skype, entre outros, para identificar possível bloqueio de dados

A lei do Marco Civil da Internet aqui no Brasil chegou, teoricamente, para regular o uso da rede com garantia de princípios, e entre eles está a neutralidade. Ela é baseada na ideia de que todas as informações que circulam e que trafegam na internet devem ser tratadas da mesma forma, garantindo assim a mesma velocidade para todos os serviços sem privar aplicativos por questão de consumo. Porém na prática essa neutralidade está mesmo sendo respeitada?

Analisando o controle de tráfego no smartphone

Para quem quer testar se seu provedor de internet ou operadora está respeitando esse princípio da neutralidade da rede, já existe um aplicativo ideal disponível para Android e iOS, o Wehe.

Ele foi desenvolvido pelas universidades norte-americanas Northeastern e de Massachussets justamente para que usuários leigos em termos de tráfego de dados pudessem estar cientes caso suas operadoras estivessem bloqueando alguns serviços. Principalmente porque o assunto está em destaque por lá, como já mostramos aqui.

Quem está notando alguns serviços ou aplicativos mais lentos em seus smartphones, ou até mesmo quem quer apenas se certificar que todos estão sendo tratados dentro do princípio de neutralidade, basta fazer o download do aplicativo e seguir alguns passos simples para realizar o teste. Ele é compatível com serviços famosos e geralmente utilizados por muitas pessoas como Netflix, Skype, YouTube, Amazon, Spotify, entre outros.

Conferindo passo a passo

1 – O primeiro passo é fazer o download do aplicativo. Assim que ele estiver instalado, basta acessar o Wehe e inicialmente surgirá um documento de termos de uso. Em resumo, o documento é um convite para que o usuário participe da pesquisa com o intuito de entender como provedores de internet podem controlar o tráfego diminuindo a performance em alguns aplicativos. A decisão de participar é voluntária e o teste pode ser feito várias vezes em várias redes diferentes. Clique em “Accept”.

Screenshot 20180122 193356 720x613 - Descubra se sua operadora está violando o princípio de neutralidade da rede
Download do Aplicativo e Termos de Uso

É importante lembrar que o smartphone deve estar conectado na rede que se deseja testar, então caso o usuário queira testa a rede 3G deve desligar o sinal wi-fi do aparelho. O aplicativo consumirá dados da franquia de internet 3G, entretanto.

2 – Na próxima tela, selecione “Start”. Assim que o fizer, o aplicativo mostrará uma lista com os serviços e aplicativos compatíveis com o teste. Selecione os que deseja testar e em seguida “Click here to proceed”.

Screenshot 20180122 193535 720x624 - Descubra se sua operadora está violando o princípio de neutralidade da rede
Clique em Start e escolha quais aplicativos quer analisar

3 – Irá aparecer uma mensagem pedindo para que o usuário deixe o aplicativo rodando em segundo plano, ou seja, que não o interrompa, para evitar qualquer erro na análise. A tela do smartphone ficará acesa enquanto ela estiver em progresso.

4 – Agora basta clicar no ícone de Play no canto inferior da tela e esperar que a análise seja feita. Ela pode levar alguns minutos e por garantia o aplicativo sempre analisa cada serviço duas vezes.

Screenshot 20180122 193607 720x626 - Descubra se sua operadora está violando o princípio de neutralidade da rede
Deixe o aplicativo rodando em segundo plano e dê start

Por fim o Wehe dará o resultado da análise. Aplicativos que ganham o status de “No differentiation” não estão sendo manipulados para ter a velocidade do tráfego diminuída. Aplicativos que ganham o “Possible differentiation” são os que possivelmente podem estar sendo restringidos pela operadora. O próprio Wehe realiza a repetição do teste apenas por garantia.

Screenshot 20180122 195611 720x624 - Descubra se sua operadora está violando o princípio de neutralidade da rede
Em caso de diferenciação o aplicativo refaz a análise

Caso o aplicativo seja interrompido em seu smartphone, uma dica é rodar o teste em um serviço de cada vez ao invés de todos ao mesmo tempo. Ele pode ser baixado gratuitamente na Play Store ou na App Store.

Comentários do Facebook

Receba Notícias por E-mail:

Share via