Game ready drivers da nvidia

Como são desenvolvidos os Game Ready Drivers da NVIDIA?

Avatar of victor pacheco
Sabia que a NVIDIA trabalha ao mesmo tempo que os estúdios de desenvolvimento de jogos para lançar os Game Ready Drivers? Entenda este processo agora mesmo.

Disponíveis no mercado desde 2014, os Game Ready Drivers da NVIDIA foram criados para otimizar o desempenho das GPUs, de forma que os jogadores não tenham problemas de lentidão ou travamento na taxa de quadros. É claro que ter um bom monitor faz total diferença nas jogatinas, mas um driver de vídeo otimizado para o título que você está se divertindo é mais do que essencial. A fabricante de placas de vídeos divulgou um vídeo em seu canal oficial no YouTube para explicar como este trabalho é feito, confira os detalhes agora mesmo.

Propósito de um driver de vídeo

Um driver de vídeo é o software que permite a comunicação entre a placa de vídeo e o sistema operacional e APIs de gráfico, games e aplicações, com foco em entregar uma maior performance para o usuário.

Além de desenvolver um hardware para que o jogo ou qualquer outro aplicativo seja executado com a maior qualidade possível, a fabricante da placa de vídeo — juntamente com os desenvolvedores — precisa adaptar o driver de vídeo para que não ocorram falhas de comunicação entre o sistema operacional e a unidade de processamento gráfico (GPU).

Mulher atualizando driver de vídeo
Driver de vídeo precisa ser adaptado para você ter melhor performance em jogos (Foto: Reprodução/Internet)

É importante lembrar que computadores com Windows possuem dois modos de execução. O Modo Usuário é responsável por repassar informações entre o jogo e o sistema operacional. No caso do Modo Kernel, as informações sobre a aplicação — incluindo informações de adaptação — são enviadas para a placa de vídeo e dessa forma, o usuário tem a melhor performance possível.

Explicação sobre funcionamento de um driver de vídeo
Complemento permite melhor comunicação entre jogo, sistema operacional e placa de vídeo (Foto: Reprodução l NVIDIA)

A falta de um driver de vídeo apropriado pode ser a explicação para possíveis lentidões e travamento de quadros em jogos. Mesmo que tenha uma boa placa de vídeo, você ainda precisa que a fabricante da GPU e o estúdio de desenvolvimento de jogos tenham trabalhado em conjunto para que os problemas não aconteçam.

Além de comunicação entre placa de vídeo e jogo estar alinhada, também é importante que a latência (tempo entre acionamento de um comando e resposta do computador) esteja adaptada de acordo com as configurações do título que está sendo jogado.

Homem utilizando game ready drivers da nvidia
Está com problemas de lentidão e travamento de quadro? Confira seu driver de vídeo (Foto: Reprodução l NVIDIA)

Um driver de vídeo apropriado também é responsável por deixar um jogo mais estável, o que evita bugs no próprio drive, na placa de vídeo, jogo e permite que os usuários tenha acesso à melhor versão no momento de lançamento.

Parceria entre NVIDIA e desenvolvedores

Em uma postagem em seu blog, a NVIDIA divulgou que já trabalha com grandes estúdios para que o desenvolvimento dos Game Ready Drivers seja feito ao mesmo tempo em que o jogo “ganha forma”. Antes de 2014, ano em que o programa foi criado, tudo era feito de forma tradicional: apenas na etapa final de criação que os desenvolvedores pensavam na adaptação dos títulos para as placas de vídeo e desenvolvimento de driver de vídeo próprio.

Atualmente, o processo de correção de erros acontece logo nos primeiros estágios de criação de um jogo. Logo que as primeiras ideias saem do papel, a NVIDIA atua com o estúdio de desenvolvimento para que os bugs sejam corrigidos. A empresa fabricante de placas de vídeo compartilhou que tem um time de especialistas para Unreal Engine, Unity e demais plataformas para que os jogos sejam adaptados da melhor forma possível.

Explicação sobre desenvolvimento de game ready drivers
Etapas de desenvolvimento e adaptação para Homem utilizando Game Ready Drivers são feitas ao mesmo tempo (Foto; Reprodução l NVIDIA)

Como você pode perceber na imagem acima, as seis etapas são completamente interligadas e muitos testes são realizados para que os jogadores tenham a melhor experiência possível.

Colocando este trabalho em números, a NVIDIA anunciou que apenas no ano passado, foram lançados 20 Game Ready Drivers com suporte para 75 jogos. Ainda sobre o ano passado, a empresa realizou 1,8 milhões de horas em testes, número que pode ser explicado pelos mais de mil testes diferentes realizados em um único dia. Desde o início do programa, o suporte desde o pré-lançamento está disponível para mais de 400 jogos, além de 150 drivers de vídeos terem sido lançados.

Explicação sobre desenvolvimento de game ready drivers
Testes incluem análises de diversos fatores de um mesmo jogo (Foto; Reprodução l NVIDIA)

Em apenas um ano, foram investidos mais de 214 dias do calendário para que o serviço de adaptação fosse realizado da forma correta. Estes são alguns dos pontos analisados pelos profissionais da empresa e estúdios de desenvolvimento de jogos:

  • Taxa de processamento da unidade de hardware;
  • Ocupação do SM;
  • Taxa de processamento de instrução e memória;
  • Taxas de ocorrência no cache.

Além da análise de desempenho, possíveis mudanças no sistema operacional podem ser solicitadas diretamente para a Microsoft com foco no título que está sendo testado e demais jogos. É um processo de melhoria contínuo em que apenas um jogo pode ser o ponto de mudança para outros títulos.

Explicação sobre desenvolvimento de game ready drivers
Empresa de placa de vídeos segue aprimorando driver de vídeo mesmo após lançamento de jogo no mercado (Foto: Reprodução/Internet)

O trabalho da NVIDIA é feito durante todo o processo de pré-lançamento e só acaba quando a adaptação e demais fatores do driver de vídeo estã funcionando da melhor forma possível. Possíveis pontos de melhoria após o lançamento são corrigidos por meio de atualizações para que todos tenham a melhor experiência possível.

Otimização automática e WHQL

A experiência de 9 anos no programa Game Ready Drivers permitiu o desenvolvimento de um aplicativo que faz otimização automática para que o processo de correção seja reduzido e claro, o jogo seja lançado o quanto antes.

Geforce experience da nvidia
Software já faz todo trabalho automático de otimização de jogos (Foto: Reprodução l NVIDIA)

As Configurações Otimizadas de Games são focadas em permitir a melhor performance em desktop ou notebook e o desenvolvedor precisa apenas enviar o jogo para o GeForce Experience e apertar o botão “Otimizar“.

Além dos devidos testes feitos com os jogos, a NVIDIA também ressaltou que seus drivers de vídeo passam por uma aprovação da própria Microsoft, quando cerca de 1.300 testes são realizados. É o processo chamado Windows Hardware Quality Labs, que é abreviado como WHQL.

Windows hardware quality labs
Aprovação garante bom funcionamento de driver de vídeo no Windows (Foto: Reprodução l NVIDIA)

De acordo com a postagem realizada no blog, a NVIDIA é a única fabricante de placas de vídeos que possui todos os drivers de vídeos com a aprovação WHQL. Concorrentes como a Intel e AMD ainda não optam por esta validação, mas tal processo deve mudar durante o segundo semestre de 2022; a Intel deve voltar a realizar o lançamento de placas de vídeo e a AMD também prepara novidades.

Confira o vídeo publicado no canal oficial da NVIDIA mostrando todo o processo:

Reflex Stats permite medição automática de latência

O NVIDIA Reflex foi lançado no começo deste ano como uma funcionalidade que permite a redução da latência em jogos e está disponível para títulos como God Of War (2018), iRacing, Super People e Midnight Ghost Hunt (que consegue atingir redução de 40% na latência).

Reflex stats permite medição automática de latência
Latência agora pode ser medida automaticamente (Reprodução l NVIDIA)

O Reflex Stats é uma ferramenta que permite a medição em tempo real para saber o que pode ser aprimorado em hardware para que os jogadores tenham a melhor experiência possível. A NVIDIA anunciou que os jogos precisam apenas ter suporte para Reflex SDK 1.6 (Fortnite, Bright Memory Infinite, Rush e Valorant são os primeiros) e o trabalho será feito por meio da sobreposição GeForce Experience.

A empresa também ressaltou que não será necessário ter um monitor com suporte para Reflex Analyzer Além disso, os seguintes modelos agora são compatíveis com G-Sync:

  • ASUS ROG XG259CM
  • Galaxy VI-01
  • Samsung G95NA

Oito novos jogos agora estão adaptados para configuração ideal, o que garante melhor aproveitamento. São eles:

O lançamento do novo GeForce Game Ready Drivers foi realizado hoje (27) para Dune: Spice Wars e as atualizações permitem Ray Tracing em Chernobylite, JX3 Online com DLSS (atualização prevista para amanhã, dia 28) e acesso antecipado ao battle royale de Vampire: The Masquerade – Bloodhunt.

Dune: spice wars
Dune: Spice Wars recebeu atualização para melhor funcionamento de placas de vídeo da NVIDIA (Foto: Divulgação)

O download da nova versão do Game Ready Drivers está disponível de forma gratuita no site da empresa, faça agora mesmo:

O que achou de todas as novidades? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

Saiba como o NVIDIA Brodcast melhora áudio e vídeo para streamers.

Fonte: NVIDIA

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
11
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados