Designer chinês mostra trem que nunca pára

trem que nunca para chen jianjung showmetech - Designer chinês mostra trem que nunca pára
Designer chinês cria conceito que permite passageiros embarcarem e desembarcarem de um trem em movimento.
trem que nunca para chen jianjung showmetech - Designer chinês mostra trem que nunca pára
Trem que nunca pára. Protótipo do designer Chen Jianjun (Reprodução: Daily Mail)

Já pensou em desembarcar em um trem em movimento? E embarcar!? Parece impossível, ou mesmo cena de filme de Hollywood.

Segundo o designer chinês Chen Jianjun isso não só é plenamente possível, como também comercialmente viável. Ele criou o conceito de um trem que nunca pára. Isso mesmo.

O conceito criado pelo designer consiste em uma plataforma elevada acima do teto do trem, onde os passageiros previamente embarcam em um pequeno vagão especial, que fica aguardando o trem. Ao passar pela estação, sem desacelerar, ou parar, o trem literalmente “leva junto” o vagão de embarque, e logo após, deixa na mesma plataforma o vagão de desembarque, com os passageiros que saltarão nessa mesma estação. Com o vagão auxiliar já travado sobre o teto do trem, os passageiros podem descer, ou subir de forma segura.

Parece complicado, mas é uma idéia relativamente simples, mas que pode causar um grande impacto não só na redução do tempo de viagem, como na economia de energia e combustível. Veja em detalhes no vídeo explicativo abaixo:

Na viagem entre as cidades chinesas de Beijing (Pequim) a Guangzhou (Cantão), separadas por mais de 2000km, e tem de 30 paradas de cerca de 5 minutos cada, o tempo de viagem poderá ser reduzido em até 2:30hs. O tempo atual de viagem, que é de aproximadamente 8 horas, representaria uma economia de tempo de mais de 30%.

Alguns críticos questionam sobre a quantidade reduzida de passageiros que poderão embarcar e desembarcar em cada estação, ou mesmo o acesso de passageiros com dificuldades de locomoção. Mas podemos estar certos que caso esse protótipo seja colocado em atividade, esses problemas seriam facilmente contornados.

E você, o que achou? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

Via Daily Mail

 

 

 

Comentários do Facebook

Receba Notícias por E-mail:

Share via