Desligue seu Raspberry Pi 2 utilizando a máquina fotográfica

raspberrypi2

Alguns dias após o lançamento oficial do Raspberry Pi 2, um usuário relatou ter identificado um problema interessante. Sempre que uma foto é batida perto do dispositivo, com flash, ele congela e reinicia. Através do blog oficial da companhiaLiz Upton, que é a diretora de comunicações do produto afirmou que a situação é verdadeira e ocorre sob condições específicas.

Como é explicado no post, não é qualquer luz que é capaz de causar o efeito. Flashs de LED, presentes nos celulares ou mesmo luzes piscantes de festas noturnas não produzem qualquer efeito. O sistema só apresenta tal comportamento quando atingido por flashes de xenônio ou canetas laser. Isto ocorre devido ao efeito fotovoltaico, que ocorre quando a luz numa determinada frequência atinge metais que emitem elétrons.

Este efeito é utilizado em placas solares para gerar energia elétrica e no caso do Raspberry Pi 2 ocorre nos conectores de silício dos semicondutores. Estes conectores, ao serem atingidos pela luz, ficam excitadas e acabam perdendo elétrons, fazendo o equipamento entrar em pane. Mas não são todos os conectores que estão expostos. Ao que parece a situação ocorre na área indicada na imagem abaixo:

raspberry-pi-2-flash-error

Se você tiver um destes e quiser se precaver, a própria empresa orienta a utilização de algum tipo de cobertura opaca ao redor do dispositivo. Muitos usuários utilizam um case de acrílico transparente, ou seja, basta colar adesivos ao redor dele, ou pintá-lo, para evitar que as fortes ondas luminosas cheguem até os componentes da placa.

Comentários do Facebook