Conecte-se conosco
Aplicativo sem saber programar

Aplicativos

Dica: Como criar um aplicativo mobile sem saber programar

Conheça as melhores opções disponíveis para criar seu aplicativo mobile sem saber programar e em pouco tempo

Se você sempre quis saber como desenvolver um aplicativo mobile mas ainda não teve tempo e entusiasmo para aprender a programar, saiba que existem ferramentas feitas para pessoas como você.

Aplicativo sem saber programar

Um dos aplicativos na tela do seu celular pode ser seu.

O desenvolvimento de aplicativos tem se tornado cada vez mais importante. E engana-se quem acha que essa é uma seara exclusiva para programadores experientes e egressos dos cursos de ciências de computação e engenharia.

Seja você um profissional liberal ou proprietário de uma microempresa, um aplicativo customizado e com um trabalho gráfico razoável (não precisa ser nada extraordinário) pode proporcionar um ótimo diferencial ou seu trabalho e reputação.

Para criar um aplicativo para smartphone você tem basicamente duas opções:

  • Contratar um programador ou uma empresa de desenvolvimento mobile
  • Desenvolver o aplicativo você mesmo

O problema da primeira opção é justamente o custo que pode não ser tão barato caso você seja um pequeno empreendedor ou apenas alguém querendo um aplicativo simples para uso em pequena escala.

Já a segunda opção, a princípio, exigiria um certo esforço para aprender a programar a SDK (software development kit) do seu sistema operacional e também algum aprendizado na área de design.

A boa nova é que já existem hoje boas ferramentas visuais que permitem que você crie um aplicativo sem ter que se debruçar sobre linhas de código e estruturas algorítmicas.

Ferramentas “Drag and Drop” visuais permitem que você faça aplicativos tanto para Android como iOS

Melhores ferramentas para criar um aplicativo

É fortemente recomendado que você se empenhe em aprender a programar, nem que seja o básico. Afinal de contas, fundamentalmente, os aplicativos são programas escritos em uma linguagem de programação específica. Mas caso seu contexto não permita o “luxo” de se dedicar à leitura de um bom livro de programação mobile, seguem abaixo ótimas dicas para você criar um aplicativo sem ter de ler único PDF de Java ou C#.

1 – Fábrica de aplicativos

A Fábrica de Aplicativos é uma plataforma que permite o desenvolvimento mobile em HTML5, uma linguagem compatível tanto com sistemas Android como iOS. A ferramenta possui um de “construtor de apps” que permite montar um aplicativo mobile de forma manual sem que seja preciso programar.

2 – Appy Pie

O Appy Pie é uma plataforma que além de não exigir que você saiba programar, já possui algumas tools específicas para alguns tipos de aplicativos, como Restaurantes, Transporte de passageiros, E-commerces e outros mais. A plataforma disponibiliza um plano gratuito com opções limitadas e também planos mais avançados e com mais ferramentas.

3 – Mobile Roadie

Mobile Roadie também permite que você crie um aplicativo mobile compatível com Android e iOS de forma rápida e intuitiva por meio de recursos visuais e sem exigências de códigos. A desvantagem dessa ferramenta é não contar com um plano gratuito. Não obstante, trata-se de uma das plataformas que mais fez sucesso como forma fácil de desenvolvimento mobile.

4 – ShotEm

Essa ferramenta é outra ótima opção para criar aplicativos mobile para diferentes plataformas de forma visual e interativa. O site oficial disponibiliza um ótimo video (em inglês) descrevendo como usar a ferramenta. Os templates disponíveis adiantam muito o trabalho a ser feito. É praticamente como criar um site ou blog.

Por fim, citamos outras opções do mercado que seguem a mesma linha do “Drag and Drop programming”, isto é, da programação baseada em arrastar e soltar elementos visuais.

E para fechar o texto sem que você jogue a toalha sobre aquele livro de programação empoeirado na estante, fica o link para a célebre entrevista em que Steve Jobs disse: “Eu acho que todos nesse país deveriam aprender como programar, pois isso te ensina como a pensar”. Divirta-se!

Engenheiro eletro-eletrônico. Apaixonado por eletrônica, programação e ciências em geral. Escritor e redator por paixão à escrita.

Comentários

Mais de Aplicativos

Dica

Advertisement


Mais Lidas

Advertisement

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

Recomendado para você



Subir