Conecte-se conosco

Câmeras

Dica de fotografia para o Dia dos Namorados: fotos com efeito de coração

Veja como impressionar sua cara metade no dia dos namorados com um efeito impressionante usando sua câmera e materiais que você tem em casa.

foto01_resize[1]

Aproveitando a proximidade do dia dos namorados, gostaria de deixar uma dica para nossos leitores amantes da fotografia: fotos com efeito de coração. Provavelmente alguns leitores já conhecem esse efeito, já que não é nem um pouco novo, mas ainda assim fica a dica para utilizá-lo para impressionar a pessoa amada utilizando apenas coisas que provavelmente você terá em casa.

O que quero mostrar para vocês é uma adaptação de um efeito chamado Bokeh, que você provavelmente já viu, mesmo sem saber que era um Bokeh. De forma resumida, um Bokeh coloca uma área da foto fora de foco, dando maior destaque ao objetivo principal da imagem. Caso queria maiores detalhes sobre o Bokeh, leia aqui.

Veja lado a lado uma imagem com e sem o efeito Bokeh:

Imagem com Bokeh Imagem sem Bokeh

Você deve estar se perguntando o que isso tem de interessante e romântico para o dia dos namorados. Calma! Não fique bravo(a), eu não estou aqui para ensinar a você como tirar uma foto embaçada, o que eu quero te mostrar é MUITO mais bacana que isso e tenho certeza que irá impressionar sua cara metade.

Nós vamos utilizar do Bokeh para fazer uma foto com corações, sem o uso de Photoshop ou qualquer outro tratamento de imagem, diretamente na câmera.

Para que se consiga um efeito Bokeh, é importante que se tenha uma lente clara, com grande abertura, já que precisaremos trabalhar com uma profundidade de campo pequena. Caso você não esteja familiarizado com nada disso que acabou de ler, não se preocupe, irei facilitar um pouco para você.

Digamos que você precise de uma câmera que possibilite a troca da lente e uma lente com uma abertura de pelo menos 1:3.5. Quanto menor esse número, mais fácil será para conseguir o efeito, porém não deixe de tentar mesmo que sua lente seja diferente. Com algum ajuste de tamanho do desenho e distância das luzes você poderá conseguir belos efeitos.

Configuração da lente

Além disso, você vai precisar de um papel mais firme, como uma cartolina ou papel cartão ou algo parecido, um lápis, uma tesoura ou estilete e para os mais detalhistas uma régua pode ser útil. Dica: Se você tiver algo em forma de coração, como um carimbo, pode ser mais fácil.

Agora que já temos todos os ingredientes, vamos ao trabalho. Você vai cortar o papel em formato de um círculo com a mesma circunferência da sua lente. Complicou? Ok, coloque sua lente ou a tampa da lente em cima do papel, risque com o lápis, depois corte o círculo e vá cortando as bordas até que o círculo se encaixe por dentro da sua lente. Se preferir, também poderá deixar um pouco maior e prender o papel com alguma fita adesiva. (Abaixo teremos imagens prontas que poderão ajudar a compreender esse processo).

Com o círculo pronto, agora vem a parte mais difícil, dependendo de suas habilidades como desenhista, se precisar pode pedir ajuda para alguém, mas não se preocupe, não precisa ficar um desenho perfeito para se conseguir um efeito incrível, você apenas precisa desenhar um coração no centro do círculo. Não precisa ser tão preciso, vai ficar bom mesmo não estando tão centralizado.

O tamanho do desenho também pode gerar dúvidas. Algumas pessoas fazem um cálculo baseado na lente para saber em milímetros o tamanho correto. Eu acho isso desnecessário. Apenas faça um coração parecido com as imagens abaixo, ocupando o centro do círculo e depois recorte com a tesoura ou estilete. Se não ficar bom, faça novamente com outro tamanho. Você terá algo parecido com isso:

6887756859_f549f37fb6[1] rosangela-sa-tecnica[1] evandrorocha2009-11-08_2g[2]

 

 

 

 

 

Agora basta encaixar o papel em sua lente, por dentro dela ou com a fita, como preferir, ficando assim:

Bokeh-efeito-fotografia-passo-5[1] 6887758781_5220a868b7[1]

 

 

 

 

 

Agora a parte divertida, você conseguirá um efeito melhor com fotografias noturnas ou em locais com muitas luzes. Basta colocar, apontar, fazer foco manual e se espantar com o efeito. Quanto mais luzes você conseguir, melhor será o efeito com diversas cores e formatos.

Faça um suspense, ache o local perfeito, peça para o seu amor fazer uma pose, tire a foto e depois mostre o efeito. Tenho certeza que irá impressionar. Se você quiser fazer ainda mais suspense, tire a foto antes do dia dos namorados, não mostre, revele e coloque em um lindo porta retratos.

Todos sempre irão perguntar se a foto foi tratada no computador. Veja abaixo imagens feitas com essa técnica. Separei também outras imagens com figuras diferentes. Você poderá usar sua imaginação e fazer coisas muito legais:

maxresdefault[1] tumblr_leidsmiup11qfh3g0o1_500_large[1] foto1[1] 6887795555_cd4d12d422[1] foto01_resize[1] bokeh-customizado[1]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Gostou? Seguem alguns moldes para você imprimir e se divertir. Se você empolgar, conseguirá encontrar para vender alguns “Bokeh kits” que são vendidos com diversos moldes já prontos:

how-to-create-bokeh-shapes-3[1]

 

 

 

 

 

Veja no Google outras fotos de Bokeh clicando aqui.

Analista de qualidade, mergulhador, trilheiro, fotógrafo amador e amante da tecnologia.

Comentários

Mais de Câmeras

Dica

Advertisement


Mais Lidas

Advertisement

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

Recomendado para você



Subir