Conecte-se conosco
tribunal das almas cortado e1482264621315 - Dica de Leitura: O Tribunal das Almas - Resenha

CULTURA GEEK

Dica de Leitura: O Tribunal das Almas – Resenha

Confira nosso review do livro O tribunal das Almas, um thriller arrebatador do italiano Donato Carrisi.

“O cadáver abriu os olhos”

Já separou sua leitura de fim de semana? Não? Que bom, pois temos uma ótima indicação para você: O Tribunal das Almas do italiano Donato Carrisi, um thriller de tirar o fôlego.

Sinopse

Em O tribunal das almas, Donato Carrisi mostra novamente seu talento e o porquê do sucesso de seu thriller anterior, O Aliciador. Conciliando um enredo repleto de reviravoltas e personagens complexos, Carrisi aborda os mais obscuros recônditos da psique humana.

Enquanto uma chuva desaba sobre Roma, dois homens se reúnem num antigo café na piazza Navona. O sigiloso encontro tem como assunto principal o desaparecimento de Lara, uma jovem estudante.

Agora, um deles, Marcus, tenta descobrir o que aconteceu com Lara – e se ela ainda está viva. Sofrendo de amnésia, ele não sabe a própria identidade; apenas que tem um talento notável para perceber as pequenas incoerências que o ser humano inevitavelmente deixa para trás. Marcus vive em meio às sombras e geralmente passa despercebido pela multidão, e talvez justamente por isso ele saiba como circular com habilidade pelo mundo do crime.

Enquanto isso, a especialista em fotografia criminal Sandra Vega lida com seus próprios demônios. Seu marido David faleceu há cinco meses.

História

tribunal das almas cortado e1482264621315 - Dica de Leitura: O Tribunal das Almas - Resenha

Começa assim… um cadáver abre os olhos. Uma pessoa sem memória desperta. Quem é esse cadáver? E qual a importância dele no livro?

Alguns dias antes, um chamado de emergência. Uma médica marcada pela tragédia. Uma vida a salvar. Uma decisão a tomar.

Um ano antes: um caçador. Uma presa.

Em um passado ainda recente: o desaparecimento de uma jovem. Apenas dois homens percebem que ela talvez tenha sido sequestrada. Um deles sem memória. O incomum investigador será capaz de encontrar a garota desaparecida?

Ainda em um passado mais recente: Sandra Vegas, especialista em criminologia fotográfica, passa os dias sobrevivendo à tragédia que se abateu em sua vida: a morte de seu marido enquanto tenta fazer seu trabalho com a mesma perícia de sempre. Terá sido acidental a morte de David Leoni? De que forma a morte de David se encaixa com os demais acontecimentos do livro?

O início do livro com frases curtas e palavras pequenas é um prelúdio do ritmo rápido que marcará o desenrolar da trama. A maestria já conhecida do autor é garantia de uma trama complexa e bem amarrada.

O livro começa no presente quando O cadáver abre os olhos.

Mas a linearidade temporal para por aí. Logo após somos remetidos a um passado recente e logo depois a um passado mais remoto. E o passado mais recente e mais remoto irão se alternar até que o passado mais recente seja substituído pelo presente. E então, as histórias do presente e do passado remoto irão se alternar.

E aí você se pergunta como todos esses personagens, como todas as essas histórias, como todas essas peças soltas, aparentemente tão desconexas, se juntarão no final?

Incomum foi o estilo adotado por Donato para conduzir sua história, e como não poderia ser diferente: mais uma vez sua história teve um ritmo rápido, envolvente e eletrizante.

Autor

donato carrisi - Dica de Leitura: O Tribunal das Almas - Resenha

Donato Carrisi (Imagem: © Emiliano Daffodils [FREM])

Sou suspeita para falar do Donato Carrisi. Foi amor ao primeiro romance <3. Depois que terminei a Trilogia Millenium do Stieg Larsson achei que dificilmente algum livro policial/thriller/mistério me surpreenderia, felizmente dois autores me provaram que eu estava errada e um deles foi o Donato com o seu livro de estreia: O Aliciador, publicado em 2009, e também o meu primeiro desse italiano.

Esse careca simpático estudou Direito e se especializou em criminologia e ciências comportamentais. E além de escritor também é roteirista de séries para a TV.

 Arte/Acabamento

tribunal das almas kindle 2 694x1000 - Dica de Leitura: O Tribunal das Almas - Resenha

Infelizmente não tive a oportunidade de colocar minhas mãos no exemplar físico. Mas o ebook da Amazon estava impecável.

Booktrailer

A Trilogia

Por enquanto, é uma trilogia, Trilogia “Marcus”.

  1. Il tribunale delle anime (O Tribunal das Almas)
  2. Il cacciatore del buio (sem publicação no Brasil)
  3. Il maestro delle ombre (sem publicação no país)

Ficha Técnica

Autor: Donato Carrisi
Título Original: Il tribunale delle anime
Tradutor: Aline Leal
Tags: Thriller, Mistério, Ficção, Crime
Páginas: 434
Formato: 16 x 23 cm
Editora: Record
Preço Sugerido: R$ 64,90

Conclusão

Surpreendente. Eletrizante. Avassalador.

Certamente um thriller que não decepcionará os amantes do gênero.

O Tribunal das Almas

O tribunal das almas - Dica de Leitura: O Tribunal das Almas - Resenha
96.6666666667

História

10/10

    Criatividade

    10/10

      Personagens bem elaborados

      10/10

        Pros

        • História envolvente
        • Trama Fluida
        • Donato Carrisi
        • Revisão bem feita
        • Capa/Título

        Cons

        • A trilogia não está inteiramente publicada no Brasil. Apesar do livro 2 ter sido publicado lá fora em 2014 e o terceiro livro em 2016 não temos nenhum dos dois volumes no país.
        Continue lendo
        Advertisement

        Uma canceriana que não vive sem café, 100% viciada no seu smartphone e quando não está dormindo está conectada. Sonha em ter uma casa no campo (com internet) onde possa plantar os seus games, livros, séries, filmes, animes, mangás e ok seus amigos também.

        Comentários
        Subir