Conecte-se conosco
enigma - Dica de Mangá: Enigma #1 - Resenha

CULTURA GEEK

Dica de Mangá: Enigma #1 – Resenha

Confira o review do primeiro volume de Enigma, um mangá da japonesa Kenji Sakaki. Enigma #1 e-test

enigma - Dica de Mangá: Enigma #1 - ResenhaEnigma é uma série de mangás, contendo 7 volumes no total, escrita e desenhada pela japonesa Kenji Sakaki. Começou a ser publicada no Japão na Weekly Shonen Jump em 2010 e se estendeu até 2012. Já no Brasil, os mangás foram publicados pela Editora JBC em 2015. Enigma é classificado como sendo um mangá Shounen, ou seja, voltado para o público jovem masculino.

Sinopse

“Sumio Haiba é um colegial comum… Isso, se ignoramos que ele guarda um grande segredo: ele possui o ‘Diário dos Sonhos’, uma habilidade capaz de prever o futuro! Certo dia, uma existência misteriosa que se autointitula ‘Enigma’ prendeu” Sumio à força em um Colégio…

História

historia enigma e test - Dica de Mangá: Enigma #1 - Resenha

A história se passa em Tóquio, onde nosso protagonista, Sumio Haiba, vive com sua mãe. Ele estuda no colégio Yuuyami e é muito amigo de Kurumiya Shigeru, que, por sua vez,  gosta do Haiba, mas ele não percebe isso e a menina vive na friendzone.

O mangá começa com ação, Haiba salva Sato, uma garota que estuda no mesmo colégio que ele, de sofrer agressão por parte de 3 colegas da escola. E como Haiba chegou a tempo de evitar que a menina se machucasse? Graças ao seu talento: o Diário dos Sonhos.

Sim, Sumio é à primeira vista um colegial normal, mas ele possui um talento: O Diário dos Sonhos, com esse caderno ele é capaz de prever o futuro!

Apesar de Haiba levar seu talento muito à sério e querer evitar que qualquer previsão ruim do Diário se realize ele é extremamente otimista, entusiasmado, divertido, descontraído e brincalhão. Ele pede todas as meninas que encontra em casamento, para desespero de Shigeru…

Mas a vida “normal” de Sumio, (dormir, anotar no diário, tentar impedir que as previsões do caderno se concretizem) está prestes a terminar.

Um dia, ele vê um símbolo estranho, mas estranho ainda foi sua mãe reconhecer esse símbolo, ela fica claramente perturbada. Depois disso, Haiba não consegue impedir que uma de suas premonições se realize e alguém importante desaparece de sua vida. E se não fosse ruim o bastante, ele e mais seis pessoas vão parar no ginásio do colégio e ninguém, simplesmente ninguém consegue se lembrar de como chegou ali. Todos são alunos do ensino médio do colégio Yuuyami. E o que mais eles têm em comum? Todos possuem talentos especiais.

E assim… começa o e-teste, um teste mortal, criado pelo vilão: Enigma.

O que é o e-teste? Quem é Enigma? Esses e outros mistérios serão respondidos ao longo da série.

Personagens, Spoilers & Cia

“Takashi está aqui. Os alunos devem vir buscá-lo imediatamente.”

Personagens/Participantes do e-test

Nossos participantes são adolescentes comuns, com medos e desejos como qualquer outra pessoa. Durante o e-test seus medos, acontecimentos de suas vidas e talentos vão aparecendo.

Enigma Sumio Haiba - Dica de Mangá: Enigma #1 - Resenha

Sumio Haiba: o protagonista da história, tem um talento: o diário dos sonhos. Seu objetivo é tornar todas as previsões do diário mentirosas e fazer com que todos saiam do e-test.

Kurumiya Shigeru horz - Dica de Mangá: Enigma #1 - Resenha

Da esquerda para a direita: Kurumiya, Moto e Aru

Kurumiya Shigeru: amiga de infância de Sumio Haiba e membro da Comissão Disciplinar da escola. Ela gosta de Haiba, mas ele não percebeu.

Moto Hasekura: sofre bullying por parte dos colegas do clube de beisebol. É o mais medroso de todos e tem sérios problemas de baixa auto-estima. É tão medroso que não quer ajudar durante o e-teste para permanecer mais seguro. Acredita ter uma maldição.

Aru Mizusawa: participa do e-test fantasiado de Pitt, o mascote da polícia.

Jirou Matsurigi horz - Dica de Mangá: Enigma #1 - Resenha

Da esquerda para a direita: Jirou, Hiina e Takemaru

Jirou Matsurigi: presidente do conselho estudantil. 

Hiina Kujouin: ela não causa uma primeira boa impressão. No início é metida e esnoba ter uma condição financeira alta. Mas com o decorrer do e-test percebemos que sua atitude é mais para auto-proteção. Ela só deseja uma relação verdadeira, quem não? É filha do presidente de uma empresa e sua avó é ex-miss Universo. Seus pais estão casados por interesses, por isso, ela acha que as pessoas se entregam a laços baratos, falsos, o que explica seu desejo: uma relação verdadeira.

Takemaru Sudou: valentão que já destruiu algumas janelas do colégio com chutes. Não confia em ninguém.

Mãe do Haiba (Mina): a mãe do Sumio é jovial, divertida, presente e dedicada. Haiba lida bem com seu dom graças a compreensão e ajuda de sua mãe. Os dois tratam o talento de Sumio com naturalidade.

E-Test

mae doida do haiba - Dica de Mangá: Enigma #1 - Resenha

E-Test: é um teste de aptidão para medir a verdadeira natureza dos personagens. Tem duração de 72h.

Como é natural ao acordar em um lugar que você não se lembra de ter ido, todos começam o e-test com medo, aliás acordar em um lugar estranho, participando de um perigoso teste, deixaria qualquer um assustado. Agora nossos protagonistas vão ter superar o medo e aprender a trabalhar em equipe para conseguir 7 senhas.

Senhas

Senha nº 3

A primeira senha a ser encontrada foi a Senha de nº 3: nome do aluno no crachá do lado esquerdo de seu peito. A localização dela foi obtida com a ajuda do Diário dos Sonhos de Haiba. Na verdade, a dica da senha nº 3, porque agora eles tem que descobrir o nome do aluno. Graças ao talento de Moto Hasekura eles conseguem descobrir a terceira senha: Ryou Kurisu.

Senha nº 5

Mais uma vez com a ajuda do Diário dos Sonhos, Haiba encontra o envelope da 5ª senha: palavra escrita no quebra-cabeça que está dentro da água. Dessa vez, trabalhando em equipe, Sumio, Hiina e Shigeru conseguem juntar as 18 peças do quebra-cabeças e descobrem a senha antes de morrerem afogados: 29/02.

Senha de nº 2

A terceira e última senha a aparecer no volume 1 é a senha de nº 2: “a escolha derradeira”.

Talentos

enigma e test incinerador - Dica de Mangá: Enigma #1 - Resenha

O primeiro que mostra seu talento é Sumio Haiba. Ele consegue prever o futuro com seu diário dos sonhos.

Moto Hasekura é o segundo participante a mostrar seu talento, na verdade não foi intencional, mas Moto acabou mostrando seu dom ao fugir do Shadow. Quando Hasekura deseja fortemente “desaparecer” ele consegue sumir por um curto momento. Ele descobriu seu talento quando os veteranos do clube de beisebol começaram a zoá-lo por causa de uma foto dele. Sempre que riem dele ele sente vontade de desaparecer e foi assim que ele desapareceu pela primeira vez. Mas Moto achou esse feito anormal e começou a achar que era uma maldição. Todas as vezes que Hasekura conseguiu desaparecer ao voltar ele teve que verificar todo o seu corpo para se certificar que estava tudo bem com ele, tamanho é o medo que esse menino sente. Durante o e-test ele descobre que também consegue fazer com que outras coisas desapareçam. E assim com bastante insistência do Haiba, Moto usa seu talento, faz uma das pessoas da foto desaparecer por um instante e descobre a senha nº 3.

A terceira e última pessoa a mostrar seu dom neste primeiro volume é Hiina Kujouin. A veterana possui uma 3ª mão invisível. Ela pode esticar essa mão até certo ponto e a mão só pode ser vista pelas marcas que deixa, por breves minutos, ao tocar em alguma coisa. A mão tem a força e o tamanho da mão de uma criança de 7 ou 8 anos e consegue mover coisas pequenas.

Por fim, mais uma vez com a ajuda do Diário, os colegiais descobriram o paradeiro do presidente e de brinde acharam a senha nº 3.

Trechos

A editora JBC disponibilizou uma prévia do mangá. Você pode conferir abaixo:

Ficha Técnica

Autora: Kenji Sakaki

Nº total de edições: 7 volumes

Formato: 13,5 x 20,5 cm

Páginas: cerca de 190

Preço: R$ 12,90

Classificação etária: 14 anos

Status: concluído. Todos os volumes lançados no Brasil.

No momento deste review o volume 1 do mangá está R$ 7,12 e os 7 volumes saem por R$ 45,15 na Amazon.

Capa

capa enigma e test - Dica de Mangá: Enigma #1 - Resenha

A capa me ganhou por um detalhe simples que nem sempre está presente em mangás ou livros: “1 de 7”, acho a informação útil.

Série

  1. Enigma #1: e-test
  2. Enigma #2: Fora
  3. Enigma #3: Outra
  4. Enigma #4: Abertura
  5. Enigma #5: Socorro
  6. Enigma #6: Canibal
  7. Enigma #7: Final Verdadeiro

Curiosidade

A banda favorita de Sumio Haiba é a Maximum the Hormone. Duas músicas da banda aparecem no famoso anime Death Note.

What’s Up, People? É a música de uma das aberturas de DN.

E Zetsubou Billy por sua vez aparece em um dos encerramentos.

Conclusão

O ritmo da narrativa é bom e a história é leve. Tem momentos sérios, tensos, dramáticos, mas também uma pitada de humor. Um bom começo de série.

Neste primeiro volume nossos protagonistas estão focados em descobrir “senhas” para que possam sair do Colégio em que estão presos e no meio dos desafios, os sete vão ter que aprender a confiar uns nos outros e a trabalhar em equipe.

Algumas dúvidas ficam no fim deste volume. Qual é a verdadeira natureza do presidente, o que aconteceu com ele? E a identidade do “Shadow”, aliás o que são shadows? E como Haiba vai conseguir salvar os dois? Se a terceira mão da Hiina é do tamanho e tem força de uma criança de 7 ou 8 anos porque Haiba a achou tão forte? Enquanto estão no banheiro tentando descobrir a 5ª senha Haiba vê o exaustor em sua mente e sabia que a peça estava lá, o talento dele está mudando?

Quando vi “diário” lembrei logo do Death Note e me preocupei de ser parecido, mas o mangá superou minhas expectativas, então nos acompanhem no Showmetech para ler os próximos reviews da saga de Sumio.

Enigma #1 - e-test

enigma vol 1 e test - Dica de Mangá: Enigma #1 - Resenha
8.9

História

9.0/10

Arte

9.0/10

Personagens

9.0/10

Preço

9.0/10

Criatividade

8.5/10

Pros

  • História fluita
  • Ação
  • Arte/Traços
  • Personagens
  • Ainda está fácil de encontrar para comprar
Continue lendo
Advertisement

Uma canceriana que não vive sem café, 100% viciada no seu smartphone e quando não está dormindo está conectada. Sonha em ter uma casa no campo (com internet) onde possa plantar os seus games, livros, séries, filmes, animes, mangás e ok seus amigos também.

Comentários
Subir