Confira nossas dicas para atualizar o Windows 10 sem problemas

Windows 10 dicas de atualização
Está com dificuldade para atualizar o Windows 10? Elaboramos uma pequena lista com algumas dicas que te podem te ajudar a manter o seu sistema atualizado
Anúncio
Confira nossas dicas para atualizar o Windows 10 sem problemas

Por mais que atualizar o Windows 10 seja muitas vezes uma tarefa automática, algumas pessoas podem estar enfrentando dificuldades nesse processo. Desde o lançamento do Windows 10 em 2015, a Microsoft vem realizando inúmeras atualizações para melhorar a experiência do usuário com o passar dos anos, e em 2020 isso não poderia ser diferente, pois a companhia liberou a atualização de maio para seu sistema operacional. Entretanto, essa melhoria pode precisar de um “empurrãozinho” para funcionar.

Criando um ponto de restauração

Antes de mais nada, é extremamente recomendado que você crie um ponto de restauração do sistema, ou seja, uma forma de voltar atrás caso ocorra algum problema na hora de atualizar o Windows 10. Para isso, é só seguir alguns passos simples.

  1. No menu de pesquisa da sua barra de tarefas, digite “Criar ponto de restauração” e abra essa configuração;
Criar um ponto de restauração pode nos poupar muito tempo caso alguma coisa dê errado no futuro.

2. Na janela que abrirá, clique no botão “Criar”.

Na janela de propriedades do sistema, clique em "criar" para começar a montar seu ponto.

3. Em seguida, digite um nome que você se lembre, algo como “Antes de atualização”, para que no futuro você consiga identificar o ponto. Confirme a ação e espere o processo terminar.

Outra aba irá surgir, e é importante que você dê um nome sugestivo para se lembrar no futuro, como "Antes da atualização".

4. Uma mensagem aparecerá falando sobre o sucesso na criação do ponto. Já pode fechar a janela.

Usando o Assistente de Atualização e desconectando a internet

Uma das formas de atualizar o Windows 10 é de uma maneira mais manual, e para isso, utilizaremos o Windows Media Create Tool, um software que além de instalar o Windows, também pode atualizá-lo e é encontrado na página oficial da empresa.

  1. Primeiramente, faça o download do Media Create Tool clicando no segundo botão da página, “Baixar a ferramenta agora”;
  2. Execute o programa e dê a permissão do sistema. Espere carregar e aceite os termos de licença;
  3. Selecione a opção “Atualizar este computador agora” e clique em avançar;
Quando abrir o Media Create Tool, aceite os termos de licença e selecione  a opção de atualizar o computador.

4. O software começará a baixar a atualização. Nesse momento, quando o aplicativo terminar o download, desconecte-se da internet, e novamente aceite os termos de licença;

Quando o aplicativo terminar de realizar o download, desconecte-se da internet, aceite os outros termos e continue a instalação.

5. Espere a operação acabar e seu computador deve reiniciar automaticamente.

Outra forma de atualizar o Windows 10 manualmente é pelo próprio Assistente de Atualização.

  1. Faça o download do aplicativo clicando na primeira opção do site, “Atualizar agora”;
  2. Abra o programa e aceite as opções de instalação. Depois, espere a instalação ser concluída e reinicie seu computador.

Atualizando drivers

No mundo da informática as coisas nem sempre acontecem da maneira mais exata possível, e as vezes não atualizar nossos drivers podem complicar um pouco a nossa vida. Portanto, caso você não esteja conseguindo atualizar o Windows 10, experimente realizar atualizações nos seus drivers, como o da sua placa de vídeo, sistema de áudio e também do Bluetooth.

  1. Para isso, na aba de pesquisa da barra de tarefas, digite “Gerenciador de Dispositivos“;
  2. Em seguida, procure por alguns drivers que você tenha instalado em seu computador, como os citados anteriormente. É importante frisar que os drivers possuem características únicas e são distribuídos pelas mais diversas fabricantes, portanto, é extremamente alta a possibilidade dos que são mostrados na matéria não serem similares aos seus.
  3. Selecione o desejado e com o botão direito do mouse, clique em “Atualizar Drive” e na opção “Pesquisar automaticamente”. A partir daí, aceite as permissões de instalação e reinicie seu aparelho.
No Gerenciador de Dispositivos, clique com o botão direito do mouse no drive desejado e atualize-o.

Desativando o isolamento de núcleo

Desde que o update foi liberado pela Microsoft, muitos usuários relataram outras dificuldades para atualizar o Windows 10, e uma delas era relacionada com a função de isolamento de núcleo. Essa ferramenta foi projetada para prevenir ataques e malwares em seu sistema operacional, porém, além de proteger seu computador, também é uma das causas de falhas na atualização.

É de muita importância frisar que, essa funcionalidade precisa ser compatível com o seu processador, e para isso você deve verificar na página oficial de seu modelo se há suporte a tecnologia de virtualização Intel VT-x (Intel Virtualization Technolgy) ou AMD-V (AMD Virtualization). Feito isso, acesse a BIOS do sistema, que também varia de acordo com a sua placa-mãe, portanto, procure as teclas de atalho correspondentes no site do fabricante.

  1. Desligue o computador e ligue-o novamente, apertando a tecla da BIOS imediatamente, no caso da AsRock H110M-CS, F2 ou Del;
  2. Com o painel aberto, selecione as opções avançadas e procure por CPU Configuration;
Na bios, vá nas opções avançadas e procure por CPU Configuration.

3. Encontre a opção Intel Virtualization Technology ou AMD Virtualization e ative-a;

Encontre a opção AMD Virtualization Ou Intel Virtualization e a acione.

4. Salve os procedimentos e ligue seu computador novamente.

Agora já estamos um passo mais próximos de atualizar o Windows 10. Mas ainda precisamos desativar o isolamento de núcleo.

  1. Digite “Segurança do Windows” na barra de pesquisa e abra a primeira opção;

2. Na barra lateral, selecione “Segurança do dispositivo” e clique em “detalhes do isolamento de núcleo”;

Na barra lateral, vá em "Segurança do Dispositivo", e em "Detalhes do isolamento de núcleo".
  1. Desmarque a opção “integridade de memória”.
Deixe a opção "Integridade da memória" desativada.

Agora você pode tentar atualizar o Windows 10 novamente.

Remover programas

As vezes instalamos alguns programas que alteram o visual do nosso sistema operacional, como temas dinâmicos, barras de pesquisa diferentes, etc. O problema é que esses aplicativos também precisam de atualizações, e muitas vezes não vão de encontro na hora de atualizar o Windows 10. Portanto, se você utiliza programas como Rainmeter, RainWallpaper ou Nexus, pode ser interessante optar por sua desinstalação antes de atualizar. Para desinstalar algum programa, é só seguir os mesmos passos da dica abaixo, mas claro, escolhendo a aplicação que deseja remover.

Desinstalar o One drive

O One Drive, serviço de armazenamento em nuvem da Microsoft, tem se mostrado um aplicativo extremamente versátil na hora de guardar seus arquivos, e durante a instalação do Windows, temos a opção de instalá-lo juntamente com o sistema operacional ou não. Caso você tenha optado por isso, esse aplicativo pode estar sendo um dos vetores de falha na hora de atualizar o Windows 10. E é bem fácil realização a sua desinstalação.

  1. Digite “Painel de Controle” na barra de pesquisa e procure a aba “Desinstalar um programa” ;
Confira nossas dicas para atualizar o Windows 10 sem problemas

2. Procure por Microsoft One Drive na barra de rolagem, clique sobre ele e no botão desinstalar;

Escolha o Microsoft One Drive e selecione a opção "Desinstalar".

3. Aceite as permissões solicitadas e pronto.

Restaurando o PC

Caso você esteja com pouca sorte e nenhum desses passos conseguiu realmente resolver seus problemas para atualizar o Windows 10, chegamos naquela opção mais extrema: a restauração do sistema. Curiosamente muitas pessoas têm certo medo ou dificuldade na hora de redefinir seu computador para as configurações de fábrica, mas o processo é muito mais simples do que aparenta ser.

Antes de começarmos, é importante salientar que essa opção irá apagar tudo do seu computador. Portanto, salve aqueles arquivos indispensáveis para o seu uso e vamos começar.

  1. Digite “Atualização” na barra de pesquisa e clique na opção “Verificar se há atualizações”;
Na barra de pesquisa, procure a opção "Verificar se há atualizações".

2. Na janela que abrir, procure “Recuperação” na barra a esquerda. Clique no botão “Começar Agora”;

Na janela que abrir, procure "Recuperação" na barra lateral e em seguida clique em "Começar agora".

3. Clique em “Remover Tudo”, espere a instalação do Windows começar e pronto. A partir dai é só preencher os dados necessários durante o processo.

Uma pequena aba surgirá, e você deve optar por "Remover tudo".

Viu, por mais alguns errinhos possam te atrapalhar a atualizar o Windows 10, não é difícil contornar esses problemas finalmente conseguir usar o update de maio da Microsoft. Para mais dicas como essa, fique ligado no Showmetech.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter