Selfie com iphone 12. Entenda como tirar fotos nesta matéria

Tutorial: 12 dicas de como tirar fotos profissionais com o celular

Avatar of bruno martinez
Selecionamos dicas práticas de como tirar fotos profissionais com o celular, explorando desde as funções da câmera até os objetos de casa

Saber como tirar fotos profissionais com o celular parece ser um desafio. Afinal, a tarefa inclui inventar novas poses, avaliar cenários, prestar atenção em efeitos de luz e outros detalhes. Mas acredite, não é. Separamos algumas dicas simples e práticas para quem deseja preencher a timeline do Instagram com fotografias de qualidade profissional. Veja:

Entenda cada câmera

A quantidade de câmeras em um smarphone o propósito de facilitar o registro de diferentes tipos de fotos
Cada câmera é pensada para um tipo de fotografia

Você já viu a quantidade de câmeras e lentes que um smartphone tem hoje em dia, né? Então, como tudo tem um propósito, é importante você saber pra que serve cada uma. Afinal, elas foram pensadas para diferentes tipos de fotos e situações, com algumas sendo melhores para retratos, outras para objetos distantes ou paisagens e até câmeras específicas para fotos ultra aproximadas. Confira dicas para tirar fotos com cada uma delas:

Câmera de selfie: 

A câmera de selfie é prática, mas tem qualidade inferior às câmeras traseiras
A câmera de selfie é prática, mas tem qualidade inferior às câmeras traseiras

Geralmente a mais prática, a câmera de selfie é ótima se você estiver em um ambiente com boa luz e quer tirar fotos perto do celular. Mas, ela costuma ter menor qualidade que as câmeras traseiras, tá?

Câmera telefoto: 

Foto com lente telefoto (telephoto)
A lente ou câmera telefoto costuma ser a melhor para retratos

Na verdade, telefoto é o nome da lente, mas a gente chama assim pra facilitar. Essa é aquela câmera que já tem um certo zoom, ótima para fotos em modo retrato de pessoas, animais e objetos, dando aquela desfocada no fundo. Ela também registra boas fotos de cenas mais distantes.

Câmera wide: 

Fotos de grupos de amigos com câmera wide
Cabe mais gente nas fotos com a câmera Wide

Também chamada de grande-angular, câmera wide consegue registrar mais imagem numa foto. Então, ela é ótima para grandes grupos de amigos ou paisagens.

Câmera ultra-wide:

Tutorial: 12 dicas de como tirar fotos profissionais com o celular. Selecionamos dicas práticas de como tirar fotos profissionais com o celular, explorando desde as funções da câmera até os objetos de casa
A lente ultra wide cria fotos maiores, mas entorta um pouco a imagem

Alguns smartphones vão ainda além e possuem uma câmera “Ultra Wide”. Já deu pra entender, né? Ainda mais cena numa mesma foto, com aquele aspecto “olho de peixe”. Mas os cantos da imagem podem ficar um pouco estranhos (tortos). Esse recurso é ótimo para tornar fotos de paisagens ainda mais interessantes, mas pode entortar prédios e pessoas.

Câmera macro:

Uma boa foto macro consegue mostrar os detalhes mais ínfimos do objeto fotografado
Uma boa foto macro consegue mostrar os detalhes mais ínfimos do objeto fotografado

Outra novidade muito interessante é a câmera macro. Com ela, você consegue tirar fotos super aproximadas de objetos, dando aquele aspecto de entrar num novo mundo. Flores, pequenos insetos e objetos na mesa ficam espetaculares com essa câmera, e dá pra ver todos os detalhes.

O efeito macro é utilizado quando fotografamos objetos de muito perto, de cinco centímetros de distância pra baixo, em média, já que a proximidade exige uma captura muito bem definida de muitos pequenos itens. Numa câmera normal, o objeto em questão ficaria borrado, mas grande parte dos celulares modernos tem uma câmera macro disponível. Alguns celulares, como o Galaxy S21 Ultra, usam o processador para identificar que o objeto está próximo e alternam para o modo macro automaticamente.

Enquadramento

O enquadramento pode ser acionado nas configurações da câmera. Entenda como tirar fotos com este benefício integrado
O enquadramento pode ser acionado nas configurações da câmera

É frustrante quando tiramos uma foto e sai aquele objeto ou pessoa indesejada no fundo. Ou quando se tenta centralizar algo na imagem e não fica do jeito planejado. Nesses casos é necessário atenção na composição da imagem. Essa técnica usada por profissionais consiste basicamente em separar a foto em quadros para se organizar melhor.

Nas configurações da câmera do celular, procure pela opção de “linhas de enquadramento”, “linhas de grade” ou apenas “grade”. Esse nome pode variar dependendo do modelo do aparelho, mas basicamente são duas linhas verticais e duas horizontais que aparecem no quadro. Assim é possível alinhar todos os elementos com mais perfeição antes do click.

Perspectiva

Mudar a perspectiva resulta em fotos com efeitos incríveis e divertidos
Mudar a perspectiva resulta em fotos com efeitos incríveis e divertidos

Às vezes ficamos muito viciados em selfies, especialmente em viagens. Tente variar um pouco brincando com a perspectiva. Coloque um objeto próximo da câmera enquanto a pessoa da foto fica mais distante (ou vice-versa). O efeito é muito divertido e fácil de fazer.

Outra dica legal é colocar a câmera em posições diferentes. Tente deixá-la no chão e tire uma foto em pé, em uma distância adequada. O mesmo vale para imagens de ângulos superiores. Usando a criatividade, o resultado pode te surpreender.

Flash: amigo ou inimigo?

O flash também pode ser usado durante o dia (créditos da imagem: pharos photography)
O flash também pode ser usado durante o dia (créditos da imagem: Pharos Photography)

Quem nunca tirou aquela foto com pouca luz usando o flash e ficou decepcionado ao olhar a foto? Pois é! Tem muita gente que até evita de usá-lo com medo de estragar o registro daquele momento especial. A verdade é que o flash é uma ferramenta que pode ser usada beneficamente em momentos variados – inclusive à luz do dia.

Quando usar o flash durante a noite, tente não ficar muito próximo da pessoa fotografada. Assim, a iluminação é distribuída melhor e isso diminui as chances de todo mundo parecer que estava dormindo porque piscou no momento do clique. Grande parte dos dispositivos recentes ajustam a intensidade de recebimento da luz, tornando essa tarefa mais fácil.

Em ambientes abertos e bem iluminados, a dica é usar o flash com a pessoa ou o objeto de costas para a luz natural. Isso ajuda a balancear a iluminação, combinando as duas fontes de luz na foto ideal.

Use um tripé

O tripé pode ajudar quando não tiver ninguém para segurar a câmera (créditos da imagem: piotr piatrouski)
O tripé pode ajudar quando não tiver ninguém para segurar a câmera (créditos da imagem: Piotr Piatrouski)

Não é fácil seguir essas dicas se estiver sozinho, mas não tem problema. Invista em acessórios como um tripé para te ajudar nesses momentos. É possível ajustar o timer para dar tempo de fazer aquela pose e se preparar.

O tripé também pode ser útil quando todo mundo quiser sair na foto e não tiver ninguém por perto para segurar a câmera ou celular, ou até mesmo para ajudar a estabilizar o aparelho quando você for registrar uma bela paisagem, por exemplo.

Se você gostou da ideia aproveita e procura na web por “shutter”. Esse é o nome do controle remoto bluetooth, que você pode usar para ativar a câmera do celular à distância. É bem prático.

Shutter é um controle para tirar fotos à distância
Shutter é um controle para tirar fotos à distância

Filtros

Filtros são muito úteis, mas devem ser usados com cautela
Filtros são muito úteis, mas devem ser usados com cautela

Depois de tirar a foto perfeita, chegou a hora de tratá-la. Ajustes como iluminação, um efeito preto e branco, vintage (imagens antigas) ou o que achar atraente pode deixar a fotografia ainda mais bonita.

Aliás, tanto o iPhone quanto smartphones Android possuem apps de galeria de imagens com recursos de edição. E eu te digo: editar a foto pode fazer toda a diferença! Outros aplicativos bem interessantes pra você testar são o Google Fotos, o Snapseed e o VSCO. Eles variam em funcionalidades:

O Snapseed é o seu photoshop de bolso, ótimo pra editar detalhes da foto e remover erros. Já o forte do VSCO são os filtros, que você pode escolher prontos ou criar um todo seu.

O Google Fotos é o editor que já vem atualmente com os celulares Android. Você pode fazer colagens, mudar o brilho, fazer cortes, entre outras ferramentas – em muitos casos, logo ao tirar a foto, sugestões são automaticamente feitas para melhorar a foto.

Se preferir, pode explorar outras opções de editores mobile, como o Adobe Photoshop Express, Pixlr ou Adobe Lightroom. Esses três estão disponíveis tanto para Android quando para iOS.

Explore os objetos da casa

Alguns objetos podem criar efeitos incríveis
Alguns objetos podem criar efeitos incríveis

É bem provável que você possa utilizar sua casa como um estúdio profissional. Duvida? Então experimente usar os objetos e texturas para criar efeitos únicos e impressionar a galera. Uma simples cortina de tecido transparente com bordados pode transformar totalmente o semblante da foto. Paredes com cores vibrantes, quadros e texturas podem se transformar no cenário que tanto procurou.

Dá para usar o pisca-pisca que só é ligado no natal, uma cartolina com furos cortados em formas geométricas, aquela capa do filtro de barro bordado pela avó. Vale tudo! A dica aqui é usar a criatividade e criar imagens que você nem sabia que era capaz.

Saia do automático

Explorar as funções da câmera é uma ótima forma de aprendizado - na imagem, por exemplo, vemos as opções de câmeras com diferentes aberturas do iphone 12
Explorar as funções da câmera é uma ótima forma de aprendizado – na imagem, por exemplo, vemos as opções de câmeras com diferentes aberturas do iPhone 12

É comum ver pessoas com smartphones ultramodernos, com as melhores câmeras, mas que não usam todo o potencial do aparelho. Chegou a hora de sair do automático e mexer nas funções que podem te ajudar na hora de tirar uma foto em um ambiente específico. Confira abaixo algumas das funções que são possíveis de se ajustar na câmera:

  • Abertura: normalmente representada pela letra f/. Ajustando a abertura você controla a quantidade de iluminação que entra na lente. Quanto menor o número, significa que a lente está mais aberta. Os celulares mais modernos vêm com diversas câmeras traseiras com aberturas diferentes – não tenha medo de alternar entre elas para ver qual se ajusta melhor à sua foto;
  • ISO: ajusta a sensibilidade da câmera referente a iluminação. Ele serve como alternativa para quem não curte usar o flash em ambientes mais escuros. Só é necessário um cuidado especial na hora de usá-lo para não exagerar e deixar a imagem com ruído – aproveite o modo noturno de alguns celulares mais atuais, como o iPhone 12 Pro;
  • Obturador: a abertura dessa ferramenta pode ajudar a tirar fotos com objetos em movimento. Quanto menor o tempo de abertura, mais nítida a foto;
  • HDR: essa função ajuda a registrar fotos com iluminação variada. É um recurso muito útil e que pode te ajudar na hora de tirar uma foto rápida, sem tempo para ajustes;

Modo Retrato

Também chamado de efeito bokeh ou de profundidade, essa função cada vez mais difundida nos smartphones faz um desfoque de fundo nos objetos atrás de quem está sendo fotografado, dando uma impressão extremamente profissional aos retratos registrados — como se estivessem sendo feitos com uma lente de grande abertura.

O efeito que dá profundidade às fotos pode ser obtido através de software ou por sensores específicos em celulares mais recentes — como o ToF visto em diversos smartphones, o foco a laser no Galaxy S21 Ultra e o LiDAR visto no iPhone 12 Pro, iPhone 12 Pro Max e iPad Pro 2020. Não se limite a utilizar o efeito apenas em pessoas — fotos muitos legais do seu pet ou de objetos interessantes podem ser feitas com ele.

O efeito causado pelo modo retrato na câmera de um iphone, desfocando o fundo para favorecer o rosto da pessoa fotografada
O efeito causado pelo modo retrato na câmera de um iPhone, desfocando o fundo para favorecer o rosto da pessoa fotografada

Zoom

Ao contrário do macro, o zoom é utilizado para tirar fotos distantes e os smartphones apresentam dois tipos: o óptico e o digital. O zoom óptico se baseia num jogo de lentes da própria câmera para se aproximar da luz refletida pelo objeto, trazendo uma ampliação real com todos os detalhes originais do que está sendo fotografado. Já o zoom digital é um “falso” zoom: ele amplia a imagem, como fazemos no computador ou celular, para obter o efeito de aproximação. Mesmo com o uso de algoritmos avançados, há uma perda de qualidade com a inclusão de ruídos e perda da nitidez.

Foto com zoom do galaxy s21 ultra
Bons smartphones possuem zoom óptico alto

Smartphones mais avançados apresentam uma combinação das duas técnicas e até mesmo de inteligência artificial para preencher essa lacuna de detalhes e oferecer uma aproximação de qualidade mesmo no modo digital. Há celulares com lentes teleobjetivas que atingem um incrível zoom óptico de 10x, que podem ser combinados ao zoom digital provendo maior aproximação — caso do Space Zoom de 100x do Galaxy S21 Ultra. Vale lembrar, no entanto, que ao combinar as duas técnicas há a perda de qualidade característica do zoom digital.

Brinque bastante com o zoom do seu smartphone para descobrir se a qualidade diminui muito em grandes aproximações e conhecer bem as funções do seu aparelho.

Na imagem, pode-se ver a diferença entre o zoom digital (esquerda) e o óptico (direita) - note a distorção e a perda da nitidez e qualidade da imagem
Na imagem, pode-se ver a diferença entre o zoom digital (esquerda) e o óptico (direita) – note a distorção e a perda da nitidez e qualidade da imagem

Iluminação

Mulher saltando na praia contra a luz
Fotos contra a luz também podem ficar lindas
(Imagem: Depositphotos)

É necessária uma atenção especial na quantidade de luz ambiente e de onde ela vem. É comum ver fotos tiradas com a pessoa de costas para o sol, por exemplo. Nessas situações, a pessoa se transforma em uma sombra. A não ser que seja algo conceitual ou proposital, vai acabar estragando a sua foto.

Se estiver em frente de um monumento histórico, por exemplo, e não tiver como trocar a posição para ficar contra a luz, tente usar a dica do flash que citamos anteriormente. É a maneira mais prática de equilibrar a imagem.

Golden Hour

Um conceito muito importante em relação à iluminação é a Golden Hour (“hora de ouro”, em tradução livre) – também chamada de hora mágica – que proporciona a luz natural considerada a melhor para tirar fotos a céu aberto. Há dois momentos no dia que fornecem essa iluminação: a primeira hora começando a partir do nascer do sol e a última hora antes do sol se pôr. Como está mais próximo da atmosfera, os raios do sol ficam com uma luz mais suave, e a posição do astro está mais próxima da pessoa, objeto ou paisagem fotografados, iluminando melhor e criando sombras menos duras.

Use a intensidade dessa hora a seu favor – a luz dourada, que dá origem ao termo, pode resultar em fotos incríveis. Para isso, use de muita observação; procure ficar atento, desde o dia anterior, ao momento em que a Golden Hour surgirá, já que ela varia um pouquinho a cada dia, e preste atenção às condições climáticas, que também influenciam nisto. Dependendo do dia, essa “hora” pode durar de 1 hora – fazendo jus ao nome – até meros 15 minutos. Não dê chances ao azar! Com a iluminação exata em mãos, a fotografia perfeita pode estar a um passo de ser tirada. Há sites que podem te ajudar no cálculo desses momentos – use com sabedoria.

Belo exemplo de foto tirada durante a golden hour  - a iluminação é cheia, mas não ofuscante, e com um lindo tom de dourado
Belo exemplo de foto tirada durante a Golden Hour – a iluminação é cheia, mas não ofuscante, e com um lindo tom de dourado. Créditos: Jake Olsen

Fotos Noturnas

Alguns celulares, como o iPhone 11 e modelos mais recentes, possuem funções que possibilitam tirar fotos melhores durante a noite. Como tirar fotos mais tarde no dia pode ser complicado por conta da falta de luz, é necessário que o aparelho consiga fazer algumas coisas, como aumentar o tempo de exposição, ter um sensor maior para receber mais luz e um estabilizador óptico – e essa combinação de elementos consegue melhorar o resultado das fotos registradas à noite.

Esse modo geralmente é ligado automaticamente quando o celular nota as condições ambiente, mas você mesmo pode ativá-lo quando quiser e testar suas vantagens. Outros aparelhos, como o iPhone 12 Pro, têm sensores que conseguem reproduzir o Modo Retrato — que já explicamos — também durante a noite, rendendo selfies noturnas impressionantes. Com o uso de inteligência artificial, o sensor consegue compensar a luminosidade do primeiro plano com o fundo, destacando as pessoas nas fotos.

Tutorial: 12 dicas de como tirar fotos profissionais com o celular. Selecionamos dicas práticas de como tirar fotos profissionais com o celular, explorando desde as funções da câmera até os objetos de casa
Exemplo de uma bela foto tirada em Moscow, na Rússia, utilizando o modo noturno de um iPhone 12. Créditos: Konstantin Chalabov

Astrofotografia

Dentro das fotos noturnas temos uma categoria à parte de fotografia — a astrofotografia. Como o nome deixa óbvio, ela consiste no registro de corpos celestes, como estrelas e planetas. Há não muito tempo atrás, apenas câmeras profissionais, como as DSLR, conseguiam fazer esse tipo de registro, mas hoje em dia a tecnologia dos celulares possibilita que eles também o façam.

A base é a mesma do modo noturno, mas com detalhes como uma exposição maior ainda: os astros estão muito distantes e é preciso receber a luz deles por mais tempo para obter boas fotos. Estabilização é muito importante, então é imprescindível que você utilize um tripé e o alie com funções do celular para isso. O que acontece para que a foto fique boa é que o celular registra muitas fotos, na verdade, com longo tempo de exposição, e as combina para deixar a iluminação e a posição dos astros corretas, já que os mesmos se movem de uma foto para outra e necessitam de correção. Para isso, o processador do smartphone trabalha bastante.

Iphone 12 pro max astrophotography proraw (edited in snapseed) :  iphoneography
Esta foto foi tirada por um usuário do reddit com um iPhone 12 Pro Max – impressionante para um smartphone, não é?

Os iPhones mais atuais já tem funções de astrofotografia nativamente, mas nos Androids é necessário instalar aplicativos de terceiros para que a função seja passível de utilização. Uma dica é o aplicativo AstroCam, disponível em acesso antecipado, que utiliza as funções do celular para fazer os ajustes necessários para a astrofotografia. Novamente, a dica é: seja atento – preste atenção no clima para garantir que você terá as estrelas ou planetas que você quer registrar bem visíveis quando for embarcar nessa aventura.

Invista no smartphone

Pois é, smartphone bom para fotos é smartphone mais caro mesmo. Não dá pra fugir dessa e tem uma diferença enorme entre a foto de um smartphone básico ou intermediário e um modelo topo de linha.

Os reis da fotografia atuais são o iPhone 12 Pro Max da Apple, Galaxy S21 Ultra da Samsung, Mi 11 Ultra da Xiaomi e Pixel 5 do Google. A dica aqui é escolher as marcas mais conhecidas, como Samsung e Apple, lembrando que, geralmente, os números mais altos indicam quais são os modelos mais novos. E aproveitar as diversas lentes deles, já que cada uma é pensada para te ajudar num tipo de cena ou fotografia.

Tutorial: 12 dicas de como tirar fotos profissionais com o celular. Selecionamos dicas práticas de como tirar fotos profissionais com o celular, explorando desde as funções da câmera até os objetos de casa
Estes são os melhores smartphones em termos de fotografia

Um smartphone com boas câmeras vai custar mais de 6 mil reais, tá? Mas é possível também obter ótimos resultados com smartphones intermediários.

Seja um bom observador

Olha, tirar boas fotos é como um esporte, você tem que praticar. Uma das características mais importantes na hora de fotografar é saber o local e momento certo. Preste atenção no cenário ao seu redor, nas pessoas e movimentos. Cada elemento pode ajudar a eternizar imagens que darão orgulho ao fotógrafo.

Essa é uma característica indispensável para registrar imagens criativas e originais. É como diz o ditado: a prática leva à perfeição!

Agora que você já sabe como tirar belas fotos com o celular, que tal conferir alguns aplicativos úteis para editá-las logo após o registro?

Veja Também:

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
16
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados