Google traz dicas para identificar desinformação na internet

Google traz dicas para identificar desinformação na internet
Pensando nas Fake News, o Google apresentou uma série de dicas para identificar desinformação na internet e deixar os usuários bem informados

Na era da informação que vivemos, é cada vez mais comum que pessoas se aproveitem do grande fluxo de noticias para passar informações falsas que ajudem eles a propagar suas agendas. Chamadas de Fake News, elas tem sido um grande problema em várias esferas de comunicação, e com a pandemia do COVID-19 esse problema foi exacerbado. Com isso, o Google fez uma sugestão de dicas para identificar desinformação, visando proteger as pessoas de caírem em informações erradas.

Verifique se uma imagem está sendo usada no contexto correto

Google traz dicas para identificar desinformação na internet. Pensando nas fake news, o google apresentou uma série de dicas para identificar desinformação na internet e deixar os usuários bem informados
Google traz dicas para identificar desinformação na internet

Muitas vezes, por conta da velocidade que as informações chegam na internet, usuários acabam só batendo o olho em informações e se chocando com imagens, mas sem ver o verdadeiro contexto. Por vezes, como táticas de disseminação de Fake News, imagens são tiradas do contexto original. O Google tem uma função para ajudar na descoberta do contexto original, bastando clicar com o botão direito do mouse em cima da imagem ou ficar segurando a imagem no celular, e escolher a opção “Pesquisar esta imagem no Google”.

Na procura de imagem do Google, os vários contextos que uma imagem aparece online ficam disponíveis, permitindo ao usuário tirar suas próprias conclusões sobre a veracidade.

Procure coberturas completas de notícias

Desinformação na internet
Na aba “News” do Google você irá encontrar várias noticias que envolvam o tema pesquisado.


Muitos veículos de notícias tem viés próprios, noticiando as mesmas informações com várias diferenças que pode mudar a compreensão delas. A dica recomendada pelo Google nesse caso é de tentar procurar várias fontes, para ter uma cobertura completa e sobre várias visões. Pesquisar informações no Google Notícias e clicar na opção “Ver cobertura completa” quando disponível irão ajudar e muito o usuário a se manter informado com os fatos corretos.


Consulte os verificadores de fatos para identificar desinformação

Google traz dicas para identificar desinformação na internet. Pensando nas fake news, o google apresentou uma série de dicas para identificar desinformação na internet e deixar os usuários bem informados
O Fact Checker Explorer é ótimo para verificar veracidade de informações.


A internet conta com várias plataformas de verificação de dados, com editores autorizados que pesquisam e checam as informações compartilhadas. O Google conta com uma ferramenta para isso, o Fact Check Explorer, que atualmente conta com mais de 100.000 checagens de fatos de editores autorizados em todo o mundo.

Verifique fatos sobre locais com Google Earth e Street View

Dicas para identificar desinformação
No Street View, é possível ver informações sobre estabelecimentos e locais.


Vários lugares no mundo acabam tendo histórias falsas sobre eventos que ocorreram neles, que acabam ganhando tração pela internet conectar o mundo inteiro, e muitas pessoas não estarem familiarizadas com estes locais. Usando o Google Earth ou o Street View, é possível ver informações verificadas de lugares, desde pontos-turísticos até estabelecimentos comerciais.

Para mais novidades do Google, como as novas funções de realidade aumentada do Google Maps, acompanhe o Showmetech.

Fonte: Blog do Google

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário