Dicas para prolongar a vida do Refrigerador

Dicas para prolongar a vida do Refrigerador 6
O quanto você acha que o seu refrigerador pode durar? Você sabia que existem algumas práticas que prolongam a vida útil dele? Confira com a gente algums delas.

Um refrigerador tem, em média, 10 anos de vida útil, com alguns aparelhos variando para mais ou para menos tempo, dependendo de sua qualidade e ritmo de uso. Existem alguns modos de uso que são mais adequados ou não para o refrigerador, o que pode afetar diretamente sua vida útil. Assim, para que você aproveite ao máximo a sua geladeira, veja algumas dicas de como utilizar corretamente e prolongar a vida do seu eletrodoméstico.

Temperatura

Qual deve ser a temperatura interna de uma geladeira? O ideal é sempre estar entre 4 e 5 graus Celsius. Para manter seu refrigerador bem gelado, uma dica é nunca guardar alimentos quentes, pois eles reduzem a quantidade de ar frio no interior do aparelho, o que pode ser prejudicial para ele.

Além disso, também é sempre bom deixar espaço entre os alimentos e as paredes da geladeira para que o ar possa circular livremente por toda a área interna. Porém, para um bom funcionamento do refrigerador, é muito importante seguir as instruções do manual do fabricante. Sendo assim, sempre regule o termostato de acordo com as recomendações da marca.

refrigerador

Portas

Um erro que muitas pessoas cometem é deixar a porta da geladeira aberta enquanto decidem o que vão cozinhar. A dica é sempre pensar sobre o que se irá beber ou comer antes de abrir a porta do refrigerador. Isso vai ajudar a manter o eletrodoméstico em boas condições.

Além disso, é bom manter as portas sempre limpas. Se a borracha de vedação não estiver adequada, o ar frio vai vazar, o que causará desperdício de energia e vai fazer com que o aparelho “trabalhe” mais do que o necessário, prejudicando sua vida útil.

Dicas para prolongar a vida do Refrigerador 7

O que não pode com o seu refrigerador

  • Não seque panos e roupas atrás da geladeira;
  • O refrigerador não deve ser instalado ao lado do fogão ou qualquer outra fonte de calor;
  • Evite encher demais o freezer ou o refrigerador, pois aumenta a produção de gelo.

Caso precise de ajuda com o seu refrigerador Samsung, procure o atendimento com os especialistas do Samsung Care. É um serviço de pós-venda da Samsung que ajuda o usuário a tirar algumas dúvidas e a usar todo o potencial de seu eletrodoméstico.

Dicas para prolongar a vida do Refrigerador 8

Outros detalhes para ficar de olho

Por fim, temos alguns outros detalhes importantes para encerrar o texto. Começando pela borracha que veda a porta. Se você perceber que ela não está mais cumprindo sua função troque rapidamente, pois além de favorecer o gasto de luz, você pode acabar jogando fora toda a comida.

Outra coisa que merece muita atenção são as ferrugens. Elas não têm nada a ver com sua comida e não devem estar próximas de maneira alguma. Há ainda uma coisa que pouca gente dá importância: refrigeradores precisam ser limpos periodicamente. De tempos em tempos (veja o manual que veio com ele), é preciso descongelar.

Se a geladeira já tiver quase uma década de serviços, talvez seja um bom momento de aposentá-la. Pense nisso e fique atento sempre. Para escolher seu novo refrigerador, confira todo o portfólio atual da Samsung.

E vocês leitores? Já sabiam dessas dicas para cuidar melhor do seu refrigerador? Conhecem outras dicas boas para dividir com a gente? Comentem abaixo!

Leia também

Veja dicas de como limpar corretamente seu refrigerador